Teste: Honda CB 500 tem cilindrada para todos estilos

Marca japonesa inova no país com a apresentação do modelo nas versões naked, esporte e crossover

Por Aladim Lopes Gonçalves

Marcio Viana

O MOTO.com.br teve o privilégio de participar da apresentação das nova família  CB 500 na pista da fábrica da Honda, em Manaus (AM). Moto considerada a porta de entrada para as altas cilindradas que até  o momento tinha a 600cc com upgrade. O Brasil ficou um bom tempo com um vácuo na linha das 500cc! Muitos dos consumidores que querem motos acima de 250/300cc terão esta boa opção.

A Honda de olho em todos nessa classe, trouxe para o mercado nacional a renovada família das 500cc em três formatos diferentes: CB 500F Naked, CB 500R - Esportiva e a CB 500X Crossover. Segmento com forte crescimento e adequados à realidade nacional. A CB chegou para agradar.

As motos acima de 450cc representam 3% do line up e seu posicionamento é de sexto lugar em vendas. A estratégia em criar uma nova família na linha da Honda é de até 2016 ter 30 mil unidades vendidas no ano (com os três segmentos). A expectativa de vendas da CB 500X é de 8000 unidades, da CB 500F é de 6.000 unidades e da CB 500R é de 6.000 unidades.

A primeira a chegar ao mercado é a CB 500F, prevista para novembro 2013. Foi a primeira que testamos, e a máquina é de fácil pilotagem com boa perfomance e um estilo arrojado e impactante com um ronco diferente da sua antecessora, com motor suave e entrega bem com baixo giro. Além de vários funcionários da fabrica do Japão, fomos acompanhados na pelos pilotos Thiago e o Souza da Honda Brasil.

Os três modelos da nova CB tem o compartilhamento de componentes. A CB 500 F e a R do tanque pra trás todos os componentes são iguais, o que difere a aerodinâmica da carenagem na R.

O motor dois cilindros desenvolve 50,4 cavalos de potência a 8.500 rpm e torque de máximo de 4,55 kgfm a 7.000 rpm. O chassi é do tipo Diamond com motor preso direto e com sistema HISS para controle de funcionamento, trazendo mais segurança para proprietário. O câmbio é de seis marchas com embreagem multi-disco. Os freios são a disco na versão com e sem ABS. O conjunto da suspensão é extremamente moderno e oferece várias regulagens. A moto com este conceito a moto esta bem mais leve. A capacidade do tanque de combustível é para até 15,7 litros.

A nova família Honda 500 produzida no Brasil com os modelos a naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a crossover CB 500X pretende usar uma receita de sucesso para preencher a lacuna deixada no mercado após a retirada da antiga CB 500, produzida em Manaus até o ano de 2005.

Em toda nova linha CB 500 os motores têm pistões forjados em liga de alumínio, com diâmetro de 67 mm, curso de 66,8 mm e construção diferenciada, semelhantes aos utilizados na motocicleta CBR 600RR. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa.

A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

O painel de instrumentos é totalmente digital e traz – além do velocímetro - conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor.

As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo e foram projetadas para oferecer leveza e resistência em qualquer superfície. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta, desenhada em estilo esportivo, também é comum aos três modelos.

Nos modelos CB 500F e CBR 500R, o banco de dois níveis oferece boa ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado mais adequadamente à motocicleta.

A nova família 500cc está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples.

A Honda informa que que a CB 500F passa ser oferecida na rede de concessionárias nas cores branca (STD/ABS) e vermelha (STD/ABS) com os preços sugeridos de R$ 22 mil (STD) e R$ 23,5 mil (ABS). Já o modelo CBR 500R, virá nas versões tricolor (STD/ABS) e vermelha (STD) e será comercializado a partir do mês de dezembro. A CB 500X chegará ao mercado no primeiro semestre de 2014.

- Confira o vídeo de apresentação da nova linha Honda CB 500

FICHA TÉCNICA
HONDA CB 500F
MOTOR DOHC, dois cilindros, 4 tempos arrefecidos a líquido.
POTÊNCIA MÁXIMA 50,4 cv a 8.500 rpm
TORQUE MÁXIMO 4,55 kgfm a 7.000 rpm
TRANSMISSÃO 6 velocidades
EMBREAGEM Multidisco em banho de óleo
CHASSIDiamond Frame
ALIMENTAÇÃOInjeção Eletrônica PGM FI
SISTEMA DE IGNIÇÃO   Eletrônica
SISTEMA DE PARTIDA    Elétrica
CAPACIDADE DO TANQUE 15,7 L
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico
SUSPENSÃO TRASEIRAPro-Link
FREIO DIANTEIRO A disco / 291,71 mm / 320 mm
FREIO TRASEIRO A disco / 206 mm / 240 mm
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17M/C (58W)
PNEU TRASEIRO 160/60 ZR17M/C (69W)
ALTURA DO ASSENTO 785 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO 155 mm
DIMENSÕES (C x L x A)  2075 x 780 x 1060 mm
ENTRE-EIXOS 1410 mm
PESO SECO 178 KG (STD) / 180kg (ABS)

Fotos: Caio Mattos/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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