Teste: Harley-Davidson Night Rod tem design radical
Modelo da marca americana equipado com potente motor V2 de 125 cavalos e pneu de 240 mm faz sucesso no Brasil
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aldo Tizzani
Entre as 7.586 motocicletas Harley vendidas no Brasil em 2014, 1.225 unidades eram da família V-Rod. O resultado comprova um fenômeno que se repete há alguns anos: nosso país é um dos que mais consomem os modelos mais “esportivos” da marca americana. Gente disposta a gastar mais de R$ 60.000 para desfilar com uma moto capaz de oferecer desempenho radical e estilo.
Entre as duas versões da V-Rod – Muscle e Night Rod – 635 motociclistas optaram pelo modelo mais “sombrio”. Talvez hipnotizados pelo visual intimidador da Night Rod Special que traz tanque, quadro, motor, curva do escapamento, canelas da suspensão, guidão e até as molduras do painel e farol pintadas em preto fosco. Esta roupagem “dark”, que sugere uma moto personalizada, tem a finalidade de atrair o público mais jovem.
Além do visual, o modelo, montado em Manaus (AM), tem no motor de refrigeração líquida de 125 cv de potência, um grande atrativo. Ele foi desenvolvido em parceria com a alemã Porsche e combinado com outros requintes mecânicos, como a suspensão upside-down, embreagem deslizante e freios ABS, transformam a Night Rod Especial em uma opção interessante e mais esportiva entre as clássicas Harley.
Intimidadora
Intimidadora para quem mede menos de 1,70 m, as pedaleiras e o guidão são posicionados bem à frente. Com braços bem esticados e pernas semiflexionadas, o piloto fica sobre a moto com se fosse a letra “C”. Uma posição de pilotagem bem agressiva com o tronco inclinado à frente.
O assento compensa essa posição radical, pois é largo, confortável e acomoda bem o piloto com seu encosto lombar. Fora isso, está a apenas 675 mm do solo, o que facilita manobras em baixas velocidades. Porém, a Night Rod Special não é uma moto para longas viagens – não traz alforjes laterais, parabrisa, muito menos pontos de ancoragem para a bagagem – mas, com certeza, é muito divertida, principalmente na hora de acelerar.
Usina de força
A diversão fica a cargo do motor com dois cilindros em “V” dispostos a 60°, refrigerado a líquido, que gera 125 cv de potência máxima a 8.250 rpm. Além de ser o mais potente, trata-se do melhor propulsor construído pela HD, em termos de desempenho. O som – médio grave – que sai do escape duplo instiga o piloto a fazê-lo girar.
Na prática, o motor oferece respostas rápidas e torque bastante generoso (11,4 kgf.m a 7500 rpm). Trabalhando de forma linear, a moto se mantém a 120 km/h a apenas 4.000 rpm. A 140 km/h, a 5.000 giros. Mas esta Harley pode alcançar mais de 200 km/h.
Já nas retomadas de velocidade há duas opções: apenas girar a manopla ou reduzir uma marcha. E então o “V2” mostra toda sua força, despejando torque e potência para a roda traseira. Mas o bom desempenho cobra seu preço. O consumo girou em torno de 15 km/l.
Bem escalonada, as trocas no câmbio de cinco marchas são justas, porém o piloto não pode ter dó do pedal e, algumas vezes, é preciso força para trocar as marchas – principalmente para engatar a primeira. Detalhe: a moto ganhou embreagem deslizante, que diminui o atrito e suaviza os trancos, evitando o travamento da roda traseira em reduções.
Ciclística eficiente
Os sistemas de freio e suspensão da Night Rod surpreendem pela eficiência. Mas é preciso modular a frenagem para não se assustar. O modelo está equipado com disco de 300 mm - duplo na dianteira e simples na traseira -, com cáliper de quatro pistões em ambas as rodas. O diferencial fica por conta da adoção do ABS da grife Brembo. Em uma simulação de emergência, o sistema deu conta do recado, mantendo a moto na trajetória.
A suspensão dianteira traz garfos invertidos de 43 mm de diâmetro e 102 mm de curso. O conjunto oferece boa estabilidade nas retas e, principalmente, nas curvas. A roda dianteira de liga de alumínio tem aro de 19 polegadas e calça pneu 120/70 ZR. Uma receita que ajuda a estabilidade da Night Rod em altas velocidades.
Já na traseira, está presente o tradicional sistema com dois amortecedores. Copia bem as irregularidades do piso, porém o conjunto foi desenvolvido para rodar em “tapetes”, o que não é o caso de todas as estradas brasileiras. Apesar disso, em nenhum momento chegou ao fim de curso.
Esqueça qualquer pensamento racional ao olhar o enorme pneu traseiro de medidas exageradas. Com 240 mm de largura e perfil esportivo (40 mm) garante boa aderência e completa o visual imponente. E em curvas, a Night Rod oferece o melhor ângulo de inclinação entre os modelos Harley (32° para ambos os lados). O limite fica por conta das pedaleiras, que raspam nas curvas mais fechadas.
Receita de sucesso
Embora não seja o mais prático e confortável dos modelos Harley-Davidson, fica fácil compreender o sucesso da Night Rod Special no Brasil. Seu motor oferece bom desempenho (125 cv) e o conjunto ciclístico é bastante equilibrado. Tudo isso embalado por um visual imponente que remete às motos de arrancadas, comuns nos Estados Unidos. Uma receita bem-sucedida, pelo menos por aqui.
FICHA TÉCNICA
Harley-Davidson Night Rod Special
Motor Dois cilindros em “V” a 60º, refrigerado a líquido
Capacidade cúbica 1247 cm³
Potência máxima 125 cv a 8.250 rpm
Torque máximo: 11,4 kgf.m a 7500 rpm
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final Correia dentada
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Perimetral em aço
Suspensão dianteira Garfo invertido (upside-down) com 43 mm de diâmetro e curso de 102 mm;
Suspensão traseira Dois amortecedores com ajuste na pré-carga da mola e 74 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 300 mm de diâmetro e cáliper de quatro pistões com ABS
Freio traseiro Disco simples de 300 mm de diâmetro e cáliper de quatro pistões com ABS
Pneus 120/70 ZR19 (dianteira) /240/40 R18 (traseira)
Comprimento 2.440 mm
Largura 890 mm
Altura 1065 mm
Altura do assento 675 mm
Distância entre-eixos 1.702 mm
Distância do solo 115 mm
Peso a seco 289 kg
Peso em ordem de marcha 302 kg
Tanque de combustível 18,9 litros
Cores Black Denim, Vivid Black, Deep Jade Pearl e Superior Blue
Preço R$ 60.100
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