Saiba mais sobre a Buell XB12S

Moto foi testada e chama atenção por sua facilidade de contornar curvas.

Por Bruno Rocco

Aldo Tizzani

A Buell XB12S tem design ousado, motor “V2” de 1200 cc herdado da Harley-Davidson e uma facilidade tremenda para contornar curvas, mesmo as mais fechadas.

A ciclística dessa moto é bastante equilibrada, resultado da centralização de massa obtida com o tanque de combustível embutido no quadro, enquanto a balança traseira abriga o reservatório de óleo. O chassi rígido, fabricado em alumínio e a suspensão dianteira invertida (upside-down) da marca Showa, também ajudam na ciclística.

A streetfighter da Buell traz um motor com dois cilindros em V, com 1.203 cm³ de capacidade, capaz de desenvolver 103 cv de potência máxima, a 6.800 rpm e um propulsor alimentado por injeção eletrônica, chamado “Thunderstorm”.

O ponto alto do propulsor é o torque, disponível desde as baixas rotações até chegar ao máximo de 11,5 kgf.m a 6.000 rpm.

O ângulo de inclinação da Buell é absurdo e qualquer piloto menos experiente consegue raspar as pedaleiras na pista. Para garantir maior aderência, a moto vem com pneus radiais sem câmara Pirelli Diablo, 120/70 ZR-17 na frente e 180/55 ZR-17 atrás.

O conjunto de suspensão da marca Showa transmite segurança tanto nas curvas abertas, como nas mais fechadas.

Na dianteira a Buell XB12S utiliza um disco perimetral de 375 mm e pinça de seis pistões, isto é, em vez de ser fixado ao cubo da roda como nas outras motos, é preso ao aro, reduzindo assim três quilos na parte frontal da moto.

A Buel XB 12Ss foi construída com o propósito de oferecer mais conforto aos pilotos altos, pois traz uma distância entre-eixos maior (40milímetros) e mais espaço para a garupa.

Outras diferenças ficam por conta do comprimento, distância do solo, altura do assento, peso seco, capacidade do tanque de combustível, ângulo de cáster e trail. A Buell Lightning Ss custa R$ 48.900,00 


FICHA TÉCNICA

Buell XB12S/XB12Ss
Motor: Dois cilindros em V a 45°, quatro tempos, refrigerado a ar/óleo, duas válvulas por cilindro com comando no bloco (OHV)
Capacidade cúbica: 1.203 cm³
Potência máxima (declarada): 103 cv a 6.800 rpm 
Torque máximo (declarado): 11,5 kgf.m a 6.000 rpm 
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão final: Correia dentada
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Alumínio
Suspensão dianteira: Garfo telescópico Showa invertido com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno, com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecedor Showa com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico, 129 mm de curso
Freio dianteiro: Perimetral, com disco flutuante de 375 mm de diâmetro e pinça de seis pistões
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm, com pinça flutuante de um pistão
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo 120/70 ZR-17
Pneu traseiro: Pirelli Diablo 180/55 ZR-17
Comprimento: 1935 mm / 2070 mm
Largura: 755 mm / 755 mm
Altura: n.d. (não disponível)
Distância entre-eixos: 1.320 mm / 1,360 mm
Distância do solo: 110 mm / 118,4 mm
Altura do assento: 765 mm / 775 mm
Peso seco: 179 kg / 181 kg
Tanque de combustível: 14,5 litros / 16,7 litros
Cores : Laranja Valência Translúcida, Preto Midnight ou Cherry Bomb Translúcida /  Preto Midnight e Laranja Sunset
Preço : R$ 46.900,00 (S) e R$ 48.900,00 (Ss)

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br