Piaggio Beverly Cruiser 250

Ágil, confortável e seguro, modelo é perfeito para o dia-a-dia e também para viagens curtas.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Plagiando o poetinha Vinícius de Moraes, “beleza é fundamental”. Só que além do design arrojado — uma marca dos italianos, mestres em recriar conceitos estéticos —, o scooter Piaggio Beverly Cruiser 250 reúne outras características que podem fazer a diferença na hora da compra: o modelo é ágil, confortável e transmite muita segurança, além de estar de já estar dentro das rígidas normas de emissão de poluentes que entram em vigor no Brasil em 2009. O ponto negativo é o preço, sugerido de R$ 22.500,00.
 
Febre na Itália, os scooters vêm ganhando cada vez mais espaço nas ruas, avenidas e estradas brasileiras. Hoje, no Brasil os amantes destes práticos veículos têm várias opções de compra que variam entre modelos de 50cc e 650cc.

Porém, os scooters de roda grande — 16 polegadas, como é o caso do Beverly 250 — levam certa vantagem, já que absorvem melhor os impactos em pisos irregulares.

Para ajudar nessa difícil tarefa, os pneus adotados nesse scooter são largos e o conjunto de suspensão está bem calibrado. Na dianteira, garfo telescópico e, na traseira, bichoque, que conta com quatro posições de regulagem na compressão da mola.

Motor e Freios

Fabricado na cidade italiana de Pontedera (Pisa), o Piaggio Beverly Cruiser 250 traz motor equipado com injeção eletrônica de combustível, que oferece boas respostas e baixo consumo de combustível.

O propulsor de quatro tempos, 22 cv a 8.500 rpm, pode levar esse scooter de média cilindrada até 125 km/h. Com arrefecimento líquido, o motor do Beverly oferece bom torque — 2,02 kgf.m a 5.000 rpm —, que pode ser sentido quando o piloto gira o acelerador para largar na frente do trânsito urbano. Só para comparar, a Honda Twister 250 tem potência máxima de 24 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm.

A transmissão totalmente automática do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável) pode ser considerada a responsável pela agilidade e funcionalidade desse veículo.

Com esse sistema de transmissão, que funciona por intermédio de uma correia em “V”, o Beverly 250 é um veículo bastante divertido e fácil de se pilotar: basta ligar e acelerar.

Além disso, o sistema de freios é bem eficiente e transmite segurança ao piloto, principalmente o traseiro. Detalhe: ambas as rodas estão equipados com disco ventilado de 260 mm.
 
Funcionalidade

A utilização de peças cromadas e a adoção do farol central nos remete aos modelos de motos custom. Aliás, na parte frontal, a grade frontal da Beverly Cruiser lembra os desenhos adotados nos antigos modelos da Bugatti. Já o completo painel de instrumentos é bastante parecido com os utilizados nas motos BMW.
 
Mas são nos quesitos conforto e comodidade que esse scooter italiano apresenta seus grandes diferenciais. A postura ergonômica, a plataforma para apoiar os pés e o generoso banco (em dois níveis) são um convite para o piloto ficar um bom tempo sob esse clássico e elegante scooter.

O Beverly 250 oferece ainda espaço para transportar pequenos objetos. No anteparo do escudo frontal há um compartimento onde é possível levar carteira, celular, óculos e até luvas.

Na parte externa há uma argola para prender sacolas de supermercado. Sob o banco pode-se ainda guardar um capacete aberto. Há também um prático bagageiro. Com capacidade para 10 litros de gasolina, este Piaggio de média cilindrada tem autonomia para rodar mais de 200 quilômetros.

Ficha Técnica

Motor: Monocilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 244 cm³
Diâmetro X Curso: 72mm X 60 mm
Taxa de compressão: 11:1
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Potência: 22 cv a 8.250 rpm
Torque: 2,02 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio: CVT (transmissão continuamente variável)
Partida: Elétrica
Quadro: Duplo berço, com tubos de aço
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico, com 104 mm de curso
Suspensão Traseira: Bichoque regulável e 90 mm de curso
Freio Dianteiro: disco simples de 260 mm
Freio Traseiro: disco simples de 260 mm
Pneu  Dianteiro: 110/70-16”
Pneu Traseiro: 140/70-16”
Comprimento: 2,110 mm
Largura: 780 mm
Altura do assento: 790 mm
Peso seco: 157 Kg
Tanque: 10 litros, com 2,5 l na reserva
Preço: R$ 22.500,00

Fotos: Renato Durães.

Fonte:
Agência Infomoto

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