Charmosa Motard da Sundown

''Esperto'' modelo de 200cc passa por avaliação no caótico trânsito da cidade de São Paulo.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Um estilo que cada dia mais ganha novos adeptos foi a aposta bem sucedida da Sundown Motos para fazer da STX Motard um modelo bastante agradável para o uso no dia-a-dia e no lazer.

Lançada em 2006, a moto chama a atenção por onde passa graças ao seu belo e arrojado visual e também pelas características de sua família; um conjunto off-road calçado com pneus de rua.

Neste teste, dois de nossos pilotos testaram o equipamento pela cidade de São Paulo e chegaram a conclusões parecidas. Entre os sensos comuns, destaque para a ciclística, classificada como ótima pelos avaliadores.

A Motard é bem esperta, muito “ligeira” apesar de ser um pouco larga. Não é estreita como uma Honda CG e não tão alta como uma Tornado, mas percorre tranqüilamente os corredores formados pelos carros.

Empurrado por um motor de 200 cilindradas, o modelo atinge uma faixa de torque entre 5800 e 8 mil rpm e potência declarada de 16,7 cv. Na prática, o propulsor mostrou-se fraco, especialmente nas retomadas. Com garupa, a motocicleta fica na média de satisfação, embora não desenvolva tanta velocidade.

As suspensões dianteira, do tipo “up side down”, e traseira, braço oscilante com link, comportam bem a cilindrada da Motard. Os freios, no entanto, foram o ponto negativo nesta avaliação.

>>Veja anúncios da Sundown STX Motard<<

O dianteiro, disco hidráulico de duplo pistão, é fraco e não segura bem a máquina de duas rodas. Já o traseiro, a tambor, não existe — pelo menos na moto utilizada para o teste, que chegou ao “MOTO.com.br” com 6.500 quilômetros.

Quanto ao câmbio, apenas elogios. Ótimo e bem justo, segundo os pilotos de testes. Somente o pedal que poderia ser mais próximo da pedaleira para deixar o conjunto ainda melhor.

A posição de pilotagem é confortável, apesar do assento causar um certo incômodo após alguns minutos de pilotagem — crítica feita inclusive pelos garupas que auxiliaram na reportagem. No pequeno e pouco iluminado painel, o motociclista sente falta de um marcador de combustível, hodômetro parcial e sinalizador de reserva.

Os pneus Pirelli MT 75 garantem segurança e seguram bem a motocicleta no chão. O que poderia acompanhá-los era um par de rodas de liga-leve, que melhorariam ainda mais o visual da Motard.

O protetor de motor e a dobra na lateral do aro são outros atributos positivos desta bela Sundown, comercializada nas concessionárias de todo o país ao preço público sugerido de R$ 8.190 e disponível nas cores preto e prata.

Em necessidade de assistência técnica, a Sundown Motos recomenda seus clientes a procurarem o representante mais próximo da marca por meio deste link.

Participação no mercado

De acordo com o último balanço feito pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), foram vendidas 1.254 unidades da STX Motard no primeiro trimestre de 2008. No ranking de vendas da Sundown, o modelo ocupa quinto lugar, atrás da MAX 125, Hunter 100, WEB 100 e STX 200.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos SOHC, refrigerado a ar, 1 cilindro, 2 válvulas
Cilindrada: 199cc
Diâmetro e Curso: 66 x 58,2 mm
Sistema de Lubrificação: forçado por bomba trocoidal e banho de óleo
Taxa de Compressão: 9,4:1
Potência Máxima: 16,7 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 1,45 kgf.m a 7.000 rpm
Sistema de Partida: Elétrica
Transmissão: 5 velocidades
Embreagem: Multidiscos banhados a óleo
Chassi: Diamond
Suspensão Dianteira: Garfo upside down, 190 mm
Suspensão Traseira: Braço oscilante com link, 200 mm
Freio Dianteiro / Diâmetro: A disco hidráulico / 241 mm
Freio Traseiro / Diâmetro: A tambor / 130 mm
Pneu Dianteiro: 110 - 70 - 17 MT 75
Pneu Traseiro: 130 - 70 - 17 MT 75
Comprimento total: 2.110 mm
Comprimento x Largura x Altura: 2.110 x 830 x 1.080 mm
Largura total: 830 mm
Altura total: 1.080 mm
Altura do assento: 885 mm
Distância entre eixos: 1.410 mm
Distância mínima do solo: 240 mm
Tanque de Combustível: 11 litros
Reserva de combustível: 1 litro
Óleo do Motor: 1,2 litro
Peso Seco: 123 kg
Capacidade máxima de carga: 155 kg
Cores: Preto e Prata
Preço sugerido: R$ 8.190,00

Pilotos de teste: Leonardo Casalinho e Marcio Viana.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br