Kansas 150: Custom com apelo visual e vocação urbana

Moto compacta tem personalidade para rodar na cidade, mas motor 150cc ainda é alimentado por carburador

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

Lançada no Brasil em 2008, a pequena Dafra Kansas 150 pode ser considerada o caminho mais curto para o motociclista que deseja entrar no mundo das motos custom. Em 2001 o modelo recebeu uma leve reestilização, incluindo a presença de novas rodas de liga leve e escapamento na cor preta com protetor cromado. Apelo visual e preço acessível são os grandes trunfos para o modelo montado pela Dafra, em Manaus (AM).

Com estilo diferenciado, mesclando um visual retrô e elementos modernos, a Kansas 150 pode ser bem atraente para os novos e jovens motociclistas. O acabamento, se não é uma primazia em todos os detalhes pelo menos não decepciona, e o seu conjunto mecânico e design consegue agradar. A corajosa pintura na cor laranja no modelo testado também ajuda bastante no seu aspecto de exclusividade.

A proposta da Kansas 150 tem personalidade própria, contando para isso com vários itens e detalhes cromados, bagageiro para transportar pequenos objetos e um generoso e largo assento com bancos individuais.

Em termos estéticos vale ressaltar o painel de instrumentos em dois níveis. Na parte superior aparece o mostrador analógico com velocímetro, dois hodômetros e luzes de direção. Na parte de baixo, no tanque de combustível, entre a abertura da chave de ignição e bocal da tampa, há um indicador de marchas. Ficou faltando um sistema de medição da quantidade de combustível no tanque ou mesmo uma luz de reserva. O conta-giros também seria um aprimoramento e tanto.

O motor monocilíndrico da Kansas de 149,4 cm³, OHV, com alimentação por carburador e refrigeração a ar, produz uma potência máxima de 13,1 cavalos a 8.400 rpm e torque de 1,13 kgf.m a 7.100 rpm. Especificações que não fazem dessa moto um foguetinho, mas é suficiente para ela rodar com certa versatilidade no trânsito das grandes cidades. O baixo peso de 123 kg também contribui para isso.

Para conseguir rodar com mais desenvoltura na Kansas 150, assim como em outras motos equipadas com propulsores de baixa cilindrada, é preciso andar o máximo possível com o motor em alta rotação. A velocidade no velocímetro chega a até 110 km/h, porém a moto da Dafra tem dificuldade para manter a velocidade nas subidas, exigindo reduções no câmbio para vencer o aclive.

Agora se o desempenho fica a desejar, não dá para dizer o mesmo do consumo. Rodando com a Kansas 150 no ambiente urbano, o consumo médio ficou na faixa de 33 km por litro, considerando o tanque de combustível que tem capacidade para 8 litros é possível rodar por mais de 250 quilômetros com o reservatório cheio.

A Kansas 150 tem câmbio de cinco marchas, equipada com transmissão final por corrente. Para compensar a falta de torque nas baixas rotações, primeira, segunda e terceira marchas têm relações bastante curtas, fazendo com o que motociclista tenha que passar as marchas rapidamente para que o motor não fique esperneando muito.

Os engates para engrenar as marchas se mostraram suaves, um aspecto que facilita o trabalho do piloto que precisa trocar as marchas várias vezes no trânsito urbano.

A suspensão da Kansas 150 é extremamente macia e a moto transpõe com suavidade os obstáculos nas cidades, como lombadas, valetas e buracos. O sistema é dotado de garfo telescópico, na dianteira, e sistema bichoque, na traseira. O motociclista fica numa posição bastante confortável, apesar da posição de pilotagem ficar um pouco mais ereta por causa das pedaleiras recuadas. O guidão é um tanto largo, mas não chega a comprometer a agilidade da moto no trânsito.

Com um visual bacana, bom nível de acabamento e o preço convidativo de R$ 4.990 a Dafra Kansas 150 é uma pedida e tanto para quem busca uma motocicleta urbana, mas com algo a mais das motos street compactas. A Dafra Kansas 150 até tem uma pegada de "Easy Rider", mas com vocação urbana.

Fotos: Ivan Araújo/MOTO.com.br

Serviço

Cotação de Seguro (*)
R$ 995,09 (à vista)
R$ 864 (franquia)
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).
 
Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
Fone: (11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br


Ficha Técnica
Motor: OHV, 4 tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar
Cilindrada: 149,4 cm³
Potência Máxima: 13,1 cv a 8.400 rpm
Torque Máximo: 1,13 kgf.m a 7.100 rpm
Diâmetro X Curso: 62 x 49,5 mm
Sistema de Alimentação: Carburador PZ26
Taxa de Compressão: 9.0:1
Sistema de Partida: Elétrica e pedal
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão Final: Corrente
Chassi: Tipo Diamante
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico, com 130 mm de curso
Suspensão Traseira: Bichoque, com 110 mm de curso
Freio Dianteiro: A disco
Freio Traseiro: Tambor
Rodas e pneus: 2,75 - 18 na frente e 3,50 - 16 na traseira
Comprimento Total: 2070 mm
Largura Total: 1140 mm
Altura: 1110 mm
Distância Entre-eixos: 840 mm
Altura Mínima do Solo: 170 mm
Altura do Assento: 860 mm
Peso em ordem de marcha: 123 kg
Tanque de Combustível: 8 litros
Cores: Preto, prata e laranja
Preço: R$ 4.990


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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