Italiana TM Racing aterrissa no Brasil

Pilotamos em primeira mão os modelos: EN 300 ES 2T e EN 300 Fi 4T, que oferecem acabamento premium e desempenho com motores de dois e quatro tempos

Por Gian Calabrese

Texto: Trinity Ronzella

Com 17 títulos mundias nas modalidades de enduro e supermoto, a marca italiana TM Racing desembarca no Brasil oferecendo motocicletas de alto padrão e desempenho, com dois modelos prontos para encarar as pistas e aventuras off-road.

Para quem não conhece, a TM é uma marca extremamente reconhecida na Europa, e prima por produtos de alta qualidade especialmente para o público do fora de estrada. Ao todo são 26 modelos disponíveis por lá, em várias categorias: motocross, enduro, supermoto e flat track. Por aqui já chegaram os modelos EN 300 ES 2T e EN 300 Fi 4T.

A história da marca começou em 1976, quando dois amigos com as mesmas paixões, moto e corridas fundaram a TM Racing, na cidade de Pésaro, as margens do Mar Adriático e próxima a San Marino.

Focados na qualidade e alta performance, Claudio Flenghi e Francesco Battistelli, conhecidos como “Mr. Engine (motor) e Mr. Frame (chassi)” resolveram em 1977 patrocinar um jovem piloto nos campeonatos da região, Gastone Serafini que, devido aos ótimos resultados alcançados, impulsionou a marca na Itália.

Com isso, a família Serafini entrou para a organização da TM Racing, e, em 78 já produziam 200 motos por ano. No ano de 1982, o então ex-piloto Gastone Serafini, assumiu a direção da empresa, com a mesma filosofia e produtos de alta qualidade, produzidos com materiais e mão-de-obra extremamente qualificados.

De lá, prá cá, é considerada uma jóia no mercado italiano, após conquistar o público off-road e uma coleção de títulos Italianos, europeus e mundiais nas modalidades de Enduro, Supermoto e Motocross. Outro detalhe que chama atenção, é que 85% da motocicletas são produzidas pela própria TM, incluindo os motores. Apenas os plásticos, guidão, aros, pneus e suspensão dianteira não são produzidos pela fábrica.

Outo diferencial é que as motocicletas saem de fábrica prontas para competir, não havendo necessidade de mais melhorias, são as mesmas motos usadas nos campeonatos mundiais.

No Brasil

Novidade no país, a TM Racing chega com a representação da empresa Enduro Company que importa com exclusividade as motos italianas para o mercado brasileiro.

"Outros modelos da marca estão no radar da empresa para uma possível chegada ainda este ano ao Brasil, ou já podem ser encomendadas", diz João Pedro Lanzi, Diretor da Enduro Company.

Andamos nas três motos, mas, falaremos das duas 300cc que serão o foco para o Brasil em 2020, devido a versatilidade de ambas.


EN 300 ES 2T
Por ter o motor dois tempos é a versão que causava mais curiosidade, afinal sempre andei de quatro tempos e acompanhei a evolução que ocorreu nessa categoria quando comparada ao passado. São outras motos!

Achei que teria mais dificuldade na adaptação e, apesar de não estar no meu local preferido, as trilhas, não tive problemas em ter uma boa análise da moto.

O visual já mostra o nível de capricho da marca. Leve e magra, a posição de pilotagem é confortável, painel de fácil visualização e os comandos são bem posicionados. Como é uma moto emplacável lá fora, vem com alguns botões desnecessários e outros com posições diferentes, nenhum problema.

O detalhe da tampa do motor chama a atenção e mostra o capricho nos detalhes. Outro ponto que gostei foi a posição mais fechada das pernas devido as carenagens de direcionamento de ar para o radiador estarem quase na mesma linha do quadro da moto. Já os protetores de mão são da Circuit (Made in Brazil) e originais de fábrica.

Outro detalhe que gostei foi a opção de ter a partida elétrica e também no pedal (tenho visto poucas assim). Coloquei a moto na pista com mais cautela mas fiquei impressionado com a força e resposta do motor! Ela tem dois mapas de potência para escolha, no entanto, o mais manso foi mais que suficiente para ver que tem força de sobra distribuída nas cinco marchas.

Na pista, com salto seguido de uma descida, com um trecho estreito em meio aos eucaliptos, sempre subidas, descidas, e muitas curvas, a suspensão é incrível. Eficiente e robusta, enfrenta saltos e até impactos mais exigentes como alguns exercícios de trial.

Os freios são outro ponto forte fazendo com que, independente da modalidade que pratique, se sinta muito seguro!

Fiquei impressionado com a potência nas subidas! Sobe com força e segurança, sem a necessidade de torcer o cabo. A refrigeração líquida garante uma boa refrigeração e performance. A opção do pedal de partida é uma tranquilidade a mais. Leve como é característico das dois tempos, o motor pega sem maiores esforços. O tanque de combustível com capacidade de 9,5 litros dá uma boa autonomia e a mistura de óleo/gasolina deve ser feito diretamente no próprio tanque. A EN 300 ES 2T vem calçada com pneu dianteiro 90/90/21 e traseiro 140/80/18.

EN 300 FI ES 4T
A versão quatro tempos já é outra moto, me sinto mais familiarizado pois andei muito tempo pelos Enduros de São Paulo, com motorização semelhante. Mas a evolução veio para todas as motos e as quatro tempos não ficaram de fora! 

Fato que me deixa impressionado é como essas motos se transformaram. Essa 300 é um canhão e tem a opção de ser um pouco mais mansa também devido a opção de mapas de potência disponíveis através de um clique no botão do punho de comando. Um detalhe no visual que nota-se de cara é a tampa do tanque de combustível na lateral direita da moto, praticamente atrás da perna do piloto. O tanque esta sob o assento, baixando o centro de gravidade da moto.

Painel, guidão e comandos são iguais a dois tempos, bem como, as suspensões e conjunto óptico. A diferença mesmo está no motor e, como usá-lo.

Essa motorização é mais versátil nas competições, se encaixa em diferentes estilos.
O peso me chamou atenção, se tiver diferença entre os modelos, durante a pilotagem não percebi. Percebo sim uma diferença de tocada, a quatro tempos é mais longa, a força aparece mais cedo e com sobra.

O conjunto de suspensões: na dianteira Kayaba de 48 mm, na traseira TM Racing realmente deixaram a moto incrível. Os freios são Nissin com discos de 245 mm na traseira e Brembo de 270 mm na dianteira. Os pneus tem medidas de 90/90/21 na dianteira e 120/90/18 na traseira.
O tanque de combustível é menor, com 7,5 litros de gasolina e a refrigeração é liquida! Outro diferencial é o cambio com seis velocidades, o que a torna mais interessante para os ralis.

Também conta com partida elétrica e pedal por segurança.

Ao final a conclusão e que a TM Racing produz obras de arte! Tivemos a oportunidade de experimentar e foi uma grata surpresa. Sem sombra de dúvidas as motos são fantásticas e atenderam todas as expectativas que eu tinha, e com sobra. Um produto de alta qualidade e, pela história e desempenho da marca em competições internacionais, muito confiável, também.

Para ter um desses dois modelos na garagem o desembolso está na média das motos de alto padrão, ficando em R$ 63 mil para a EN 300 ES 2T e R$ 64,5 mil para a EN 300 Fi 4T.

No Brasil, a TM Racing têm planos de trazer mais modelos consagrados lá fora, como de Motocross e Supermoto, que certamente também serão muito bem vindas!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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