Honda CB 500F ou CB 500? Moderna ou clássica?

A linha de entrada para alta cilindrada da Honda sempre uniu potência, robustez e conforto. Veja o que mudou entre a CB 500 de 1998 e a nova CB 500F

Por Thiago Dantas

Quais as principais diferenças entre a CB 500 1998 e a atual CB 500F? Confira o confronto de gerações entre as duas naked de 500 cilindradas da Honda!

 

 

A primeira Honda CB 500 foi lançada no Brasil em 1997 e foi fabricada até o ano de 2004, com uma série especial em 2005, no período foram comercializadas  21 mil unidades no Brasil. 

 

A CB 500, do final dos anos 90, era equipada com um motor bicilíndrico de 498,8 cc de cilindrada, que chegava a 54 cv a 9.500 RPM e torque máximo de  4,5 kgf.m a 8000 RPM.

 


CB 500 1988 - Foto: Jair Ezechiel

 

Quer comprar uma CB 500 Clássica? Veja as unidades disponíveis no MOTO.com.br - Clique aqui! 

 

Com uma performance, robustez e conforto, tornou a antiga CB 500 um objeto de desejo para muitos motociclistas. 

 

Honda CB 500 - Uma nova família

 

Por alguns anos, a Honda ficou sem uma moto de média-alta cilindrada, até a chegada da nova geração da CB 500, no ano de 2013. A família CB 500 chegou ao mercado composta por: CB 500F, CB 500X e CBR 500R. 

 

Atualmente, apenas as versões F (naked) e X (crossover) são oferecidas nos modelos. Com uma pegada mais moderna, o design da nova CB 500F trás um visual agressivo com faróis Full LED e painel digital completo, até com luz de "shift-up" que indica o momento ideal para subir a marcha.

 

Honda CB 500F com os melhores preços é no MOTO.com.br - Clique aqui e confira nosso estoque! 

 

A CB 500F vem equipada com embreagem deslizante, freios ABS e alerta de frenagem ESS, um sistema de emergência que aciona automaticamente o pisca-alerta em frenagens bruscas para avisar os veículos que estão vindo atrás. Muito mais tecnológica e segura que a geração de 1997. 

 

O motor é um bicilíndrico com refrigeração líquida e 471 cm³. Responsável por render 50,4 cv de potência a 8.500 rpm, já o torque máximo é de 4,5 kgf.m a 6.500 rpm. Apesar dos números semelhantes, as duas CB 500 são completamente diferentes. 

 

FICHA TÉCNICA DAS MOTOCICLETAS

CB 500 1988

CB 500F 2021

Tipo: DOHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido

 Tipo: DOHC, Dois cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido

Cilindrada: 499 cc

Cilindrada: 471 cc

Potência Máxima: 54 cv a 9.500 rpm

Potência Máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm

Torque Máximo: 4 kgf.m a 8.000 rpm

Torque Máximo: 4,55 kgf.m a 6.500 rpm

Transmissão: 6 velocidades

Transmissão: 6 velocidades

Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 115 mm

Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm

Suspensão Traseira/Curso:  Bichoque / 117 mm, com ajuste de pré-carga da mola

 Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 119 mm

Pneu Dianteiro:  110/70 - 17

Pneu Dianteiro: 120/70 - 17

Pneu Traseiro: 150/70 - 17

Pneu Traseiro: 160/60 - 17

Freio Dianteiro: Disco ventilado, 296 mm

Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm (ABS)

Freio Traseiro:   Disco ventilado, 240 mm

Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm (ABS)

Combustível: Gasolina

Combustível: Gasolina 

 

Enquanto a CB 500 antiga entrega toda a potência e o motor enche de potência alcançando velocidades altíssimas, ela não consegue entregar a ciclística da nova geração. A CB 500F vem equipada com um chassi tipo  Diamond Frame, suspensão dianteira com garfo telescópico de 120mm e traseira com  nove regulagens na pré-carga. Tudo isso, pesando apenas 176 kg em peso seco, o que proporciona agilidade e diversão nas curvas. 




Qual você prefere? - Foto: Jair Ezechiel

 

Como o Fábio Saheki, como um bom piloto de pista, ele escolheria a antiga com a tecnologia da CB 500 nova, unindo o melhor de dois mundos. Mas, e para você, qual é a sua preferida?

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br