Honda apresenta NXR 160 Bros em um super teste
No roteiro de lançamento pilotamos a Honda NXR 160 Bros 2022 no asfalto, terra e areia para comprar a versatilidade da trail de entrada
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Se a Honda CG é um sucesso de vendas, eu considero o estilo trail da NXR 160 BROS o melhor para todo terreno. O motor sabemos que é resistente e confiável, somando isto a uma suspensão mais apurada e um posicionamento de pilotagem melhor, pode rodar no asfalto, terra ou areia que a moto se comporta muito bem!
Testamos a NXR 160 BROS na região de Ilha comprida, litoral sul de São Paulo. Trajeto bem interessante para quem gosta de aventura, e combinou bem com a proposta da moto. Com um novo design, a BROS 160 2022 adotou um novo grafismo e alterações na carenagem que proporcionam um estilo mais moderno e esportivo.
O local escolhido para o teste no litoral sul de São Paulo, que para muitos que participaram do teste não conheciam a região, parecia que haviam viajado no tempo! Sendo possível encontrar diversas construções históricas e uma cidade pequena e carismática, ideal para o mototurismo.
O nosso teste começou no asfalto por um trecho de uns 30 kms até a estrada de terra, que foram mais 35 kms e depois um piso diferente, a areia do mar, uma sensação única, pois o piso é diferente e tem que acelerar para não cair. E por fim, retornamos ao início pela estrada com velocidade máxima.
O novo design deixou a motocicleta com ar mais robusto, porém a posição de pilotagem da NXR 160 Bros 2022 não foi modificada. Para o garupa, a moto conta com um banco generoso e um excelente apoio nas alças laterais. Outro ponto importante, para aumentar a versatilidade do modelo, é a praticidade do bagageiro que permite a instalação de suporte para baú, sem que seja necessário realizar adaptações na estrutura traseira da Bros.
O painel LCD Blackout digital, que traz várias informações: conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, ainda oferece fácil e rápida leitura das informações. O farol é outro elemento de destaque pela eficiência do refletor multifocal.
O motor é um velho conhecido, muito resistente e de fácil manutenção, o mesmo da Honda CG. Com um cilindro e quatro tempos arrefecido a ar, entrega exatos 162,7 cm3, conta com comando de válvula no cabeçote – OHC –, que atua em balancins roletados, o que se traduz em baixa vibração. A alimentação é por injeção eletrônica PGM-FI e segue a tecnologia FlexOne, que permite usar etanol e gasolina em qualquer proporção. A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina, a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m com etanol e 1,46 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm. O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros.
O tanque de combustível NXR 160 Bros tem capacidade para 12 litros de combustível e, consequentemente, boa autonomia.
O modelo 2022 ganhou novas cores, sendo elas: vermelho, branco e preto.
Ao final do teste o hodômetro contabilizava 180 quilômetros, e a moto se comportou muito bem, não importa qual o tipo de terreno. Por isso, a Honda adotou a proteção nas bengalas da suspensão dianteira, o que aumentará a vida útil dos retentores quando na utilização intensiva por vias não pavimentadas.
É muito particular o gosto por motos, mas vale a pena passar numa concessionária da Honda para fazer o teste drive.
Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 162,7 cc
Potência Máxima: 14,5 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 14,7 cv a 8.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina) / 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 57,3 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9.5 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 4 Ah
Farol: 35/35W
Tanque de Combustível: 12,0 litros
Óleo do Motor: 1,2 litro
Comprimento x Largura x Altura: 2067 x 810 x 1158 mm
Distância entre eixos: 1356 mm
Distância mínima do solo: 247 mm
Altura do assento: 836 mm
Peso Seco: 122 kg
Tipo: Berço Semi duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 180
Suspensão Traseira/Curso: Mono Shock / 150 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90 -19M/C
Pneu Traseiro: 110/90 -17M/C
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