BMW F 750 GS 40 anos! Uma opção legal?
Está pensando em comprar uma GS mas está em dúvida sobre qual modelo? 750 ou 850? Esse texto pode te ajudar!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
BMW F750 GS 40 anos
A linha GS da alemã BMW completou 40 anos e, em Abril deste ano de 2021 foi feito o lançamento desses modelos comemorativos.
Esse lançamento foi relatado pelo MOTO.com.br anteriormente e você pode ler clicando aqui.
Na matéria de agora, falaremos da moto especificamente, pois ela gera curiosidade por alguns detalhes.
A BMW F 750 GS tem uma apelo mais “comportado”. O objetivo dessa moto, apesar de receber um GS, é voltado mais para um uso on road mas… com o DNA off road. Por exemplo:
"Gosto da marca, gosto do modelo, mas não tenho intenções de ir para as estradas de terra."
"Quero uma moto com um apelo off road para enfrentar o “off road urbano”, que são as valetas, ruas esburacadas, asfalto de péssima qualidade, alagamentos, não preciso de um motorzão mais nervoso para esse uso."
"Procuro uma moto que tenha uma suspensão boa para poupar minha coluna, não seja tão alta a ponto de me deixar inseguro, com um visual mais aventureiro, boa tecnologia e que percorra o trânsito com mais facilidade."
"E tem mais, se tiver uma viagem nos meus planos posso me programar tranquilamente para usá-la, pois sei que me atenderá tranquilamente. Mesmo querendo ou precisando pegar um terrinha, sei que tenho a segurança e ciclística de uma GS para chegar a uma cachoeira e também ao local para fotografar uma bela paisagem, enfim, basicamente isso.
Uma outra ótica seria: "Quero ir para as estradas de terra mas não tenho experiência, vou começar com a 750, pois me sinto mais seguro."
- Ela tem quantos modos de pilotagem?
Ela vem com dois modo de pilotagem, ROAD e RAIN, e só! Mais uma característica da proposta da moto mais urbana e estrada.
- Se eu for viajar, ela vai tranquilamente?
Sim, te leva tranquilamente onde quiser ir, mas se for fazer viagens longas, talvez seja uma boa idéia colocar uma bolha mais alta, irá te proporcionar mais conforto na estrada. Mas, por outro lado, na cidade e no off road, a bolha não tem serventia nenhuma, e todo vento é bem vindo nesse pais onde chagamos a 40 graus, portanto acho que a bolha foi acertada para a proposta da moto, desvia o vento na medida certa e não incomoda nas velocidades permitidas.
Enquanto testava peguei estrada e alguns minutos de chuva, nessa hora o pensamento é natural que, se tivesse uma bolha maior ajudaria mas, para isso existem roupas de chuva. Quanto ao vento, particularmente até os 110/120, não me incomodou, até porque estava calor e o vento era super bem vindo. Se fosse andar acima dessa velocidade, ou tivesse uma viagem longa eu simplesmente trocaria a bolha e estaria tudo resolvido. Simples assim.
Escuto muita gente dizer que chegou cansado de viagem e culpar a bolha pequena ou na falta dela, mas, andar a 140, 150km/h constantemente exige mais do condutor mesmo.
Esse motor permite velocidades cruzeiro tranquilas e, se precisar de mais , ele tem para oferecer, afinal é uma 750, não estamos falando de moto pequena. Portanto, pare de “viajar" e comece a viajar!
A F 750 GS é uma evolução da F 700 GS, que foi lançada em 2008, ou seja, ela já tem uma história de apaixonados pelo modelo por vários motivos. Custo menor, mais baixa, mais fácil de pilotar no dia a dia e por aí vai.
Outro ponto que gera curiosidade é sobre o motor, que é o mesmo bi-cilíndrico usado na 850 com algumas alterações na eletrônica que a deixa mais “tranquila" quanto a irmã mais aventureira. Ela vem com 77 cv a 7500 rpm, mais que suficiente para o uso que descrevemos acima.
Os faróis foram testados a noite e com chuva, atendem bem no quesito amplitude e são fortes, na medida! As setas desligando sozinhas após alguns segundos também ajudam e, o aquecimento de manoplas… esse poderia ser dispensado… muito conforto para minha pessoa.
O painel é um capítulo a parte, ops, um livro a parte! Isso não é negativo, pelo contrário, são tantas informações e comandos que demora para entender, as vezes até, devolvemos a motos sem entender alguma coisa. E não é uma característica da BMW não, são a maioria! Nós que cada dia estamos com uma moto diferente, chega a dar curto circuito no Tico e Teco! Mas, é questão de tempo para adaptar. Mas o reset do odômetro parcial…que saudades do botãozinho no painel que apertava, segurava 3 segundos e puft! 0km! Mas, a tecnologia chegou para ficar, então vamos nos adaptando também!
A falta do cavalete pode ser sentida para alguns mais ativos na manutenção, mas, no período de teste não fez falta, até porque, essas motos não param sujas na mão da maioria dos proprietários, sempre estão limpinhas e lubrificadas. Em viagem um bom spray lubrificante resolve.
O que leva essa moto são pneus mais on road sem câmaras e rodas de liga leve 19” na dianteira e 17” na traseira e com indicação de pressão dos pneus no painel.
Na terra, ela se comporta bem para um passeio , mas se começar a se empolgar, vai sentir falta de uma suspensão mais firme e algumas proteções a mais, pelo menos o psicológico estará mais tranquilo. Ponto positivo é poder desligar o controle de tração!
O sistema MRC é o controle dinâmico do freio motor, que, em casos de frenagens mais bruscas onde o piloto trava a mão no acelerador, o sistema corta essa aceleração, impedindo que a moto continue a empurrar quando o objetivo é parar.
A tecnologia dos modelos da BMW já são conhecidas e sempre esperamos por inovações, esse modelo está dentro do padrão!
Com um app instalado em seu smartphone, você consegue guardar todas as informações da moto como quilometragem, autonomia, próxima revisão, consumo, enfim…além disso pode criar rotas e importar um arquivo gpx, ver por onde passou com muitas informações, e por aí vai, muita coisa mesmo! Muita tecnologia!
Portanto, se teu objetivo é comprar uma BMW para rodar na cidade e rodovias mas, se precisar ou querer pegar uma terrinha, manter o pé mais perto do chão, pilotar curtindo o roteiro, ter uma moto bonita, segura e com tecnologia, essa pode ser uma boa opção!
Para quem gosta de ficha técnica, aí vai:
O motor é Bicilíndrico em linha 4 tempos, 8 válvulas, 853 cc, 77cv a 7500 rpm, 8,5kgf.m a 6000 rpm, injeção eletrônica, refrigeração líquida e movido a gasolina!
Transmissão por corrente, câmbio de 6 velocidades, embreagem Multidisco banhada a óleo, 15 litros no tanque sendo 3,5 de reserva.
Suspensão dianteira e traseira de 170mm com opção de kit de rebaixamento, transformando em 150mm. Essa suspensão que sustenta os 227 kg da moto e mais, se necessários, 213 kg de carga máxima.
Mede 2.255mm de comprimento por 922mm de largura e, 1.225mm de altura. O assento está com 815mm do chão e o entre eixos 1.559mm
Depois desse volume de informações, esperamos ter ajudado de alguma maneira pois essa moto, o modelo 40 anos, se encontra disponível nas concessionárias, não sei até quando, até porque, só se faz 40 anos uma vez!
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