Harley Deluxe ao estilo retrô

Modelo da linha Softail, esta HD vem equipada com motor de 1584 cm³ e custa R$ 57.900.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Para encarar a estrada muitos motociclistas precisam de pretexto e de companhia. Então, no sábado, 2 de agosto, mais de 200 harleyros rodaram de São Paulo até Aparecida, que fica no Vale do Paraíba, a 160 km da capital, para acompanhar a missa comemorativa dos 80 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para esta missão sacra, foi convocada a HD Softail Deluxe, a moto mais retrô da linha norte-americana à venda no Brasil, que custa cerca de R$ 57.900,00.
 
Com pista livre o tempo inteiro, já que o grupo foi escoltado pelos batedores da PRF, a Deluxe desfilou tranqüilamente pela rodovia Presidente Dutra.

No melhor estilo anos 1950, essa Harley chama a atenção pelo seu visual: pintura em duas cores, pneus faixa branca, faróis auxiliares, pedaleiras plataforma para o piloto, pára-lamas encorpados, lanterna traseira estilo “capelinha”, banco tipo sela e muitos cromados.

Na parte ciclística, receita tradicional: garfo telescópico na dianteira e amortecedores hidráulicos montados horizontalmente e escondidos sob o motor. Na estrada, o conjunto atua em perfeita harmonia, copiando bem as irregularidades do piso.

Como esta moto não foi feita para correr, mas sim para curtir cada momento, cada paisagem, a HD Deluxe conta com disco simples em ambas as rodas. O sistema está de acordo com sua proposta estradeira e mais “easy-rider”.

Motor

A moto está equipada com o tradicional motor “V2” da Harley-Davidson. O propulsor, todo cromado, esbanja força: são 12,23 Kgf.m de torque máximo já nas 3300 rpm. Ou seja, a moto tem muito torque em baixas rotações, nas “arrancadas”, como também nas retomadas.

Neste passeio até Aparecida, a moto rodou na velocidade de cruzeiro de 100 km/h. Para ajudar nesta missão, o Twin Cam 96, de 1584 cm³, conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades. Detalhe: a sexta é over-drive, ou seja, na última marcha parece que acalma o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto e economia.

Falando nisso, o consumo médio foi de 20 km/l. Detalhe: o propulsor é o mesmo que equipa a linha Touring (Road King, Electra Glide e Ultra Classic). Está apoiado em coxins e sem balanceiro e, assim, a vibração do motor em marcha lenta é minimizada com a moto em movimento.

Conforto

Para quem está pilotando, a moto é bastante confortável. O motociclista vai sentado em um belo banco tipo sela, de espuma densa, e pode ficar horas sobre essa máquina. Já a garupa, coitada da garupa. A carona fica se equilibrando sobre uma “marmita”, com espuma dura e estreita (coitada da Simone, minha esposa, que encarou este desafio bravamente). Ainda bem que a HD têm uma infinidade de acessório para deixar a Deluxe mais “família”. Se você, mototurista, viaja sempre acompanhado, a dica é substituir o banco original por outro mais largo, como o da H-D Fat Boy. Além disso, a instalação do encosto (sissy-bar) e, assim, a viagem vai ser mais prazerosa. Como item de série, a Deluxe traz um prático bagageiro.

No painel de instrumentos, colocado sobre o tanque de combustível, o motociclista terá várias informações: Velocímetro eletrônico com hodômetro total e dois parciais, relógio, farol alto, luzes indicadoras do ponto morto, de baixa pressão do óleo e reserva; piscas, luz de diagnóstico do motor, sistema de segurança e sexta marcha (overdrive). Quando acionada, o número “6” aparece no canto inferior direito do painel.

A moto tem garantia de dois anos sem limite de quilometragem. A primeira revisão é feita com 1.600 km; as seguintes, a cada 8.000 km.

Ficha Técnica

Motor: Dois cilindros em “V”, Twin Cam 96, refrigerado a ar
Torque máximo: 12,23 Kgf.m a 3300 rpm
Capacidade cúbica: 1584 cm³
Diâmetro x curso: 95.3 mm x 111.1 mm
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI)
Relação de compressão: 9.2:1
Sistema de partida: Elétrica
Câmbio: Seis velocidades
Transmissão final: Correia dentada
Capacidade do tanque: 18,9 litros
Chassi: De aço tubular de secção quadrada na trave principal
Suspensão dianteira: Telescópica, com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 109 mm de curso
Freio dianteiro: Disco simples de 292 mm, com quatro pistões
Freio traseiro: Disco simples de 292 mm, com dois pistões
Roda/pneu dianteiro: D402F MT90-16 72H, Dunlop, com faixa branca
Roda/pneu traseiro: D402 MU85B16 77H, Dunlop, com faixa branca
Dimensões (c x l x a): 2400 mm X 980 mm X 1115 mm   
Distância entre-eixos: 1635 mm   
Altura do assento: 622 mm
Altura ao solo: 122 mm
Peso seco: 313 Kg       
Cores: Vivid Black; Black Pearl; Dark Blue Pearl; Crimson Red Sunglo; Candy Red Sunglo; Suede Blue Pearl & Vivid Black; White Gold Pearl & Pewter Pearl; White Gold Pearl & Black Pearl
Preço: R$ 57.900,00

Fotos: Caio Mattos.


Fonte:
Agência Infomoto

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