H-D Electra Glide: Estilo e conforto para viajar

Como no sofá de casa, piloto e garupa viajam com conforto e ainda podem seguir curtindo um rock'n roll

Por Leandro Lodo

Leandro Lodo

Estávamos no meio da semana e a Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited já estava na garagem da editora. Infelizmente, eu só viajaria no sábado pela manhã e então teria que levá-la para casa na sexta-feira, justo no horário de pico, passando pelas duas marginais e com o trânsito carregado.

Nem preciso dizer o quão difícil foi estar em meio a um trânsito desses com uma motocicleta tão grande e pesada quanto a Electra Glide e, apesar de ter levado o dobro do tempo que levaria normalmente para chegar em casa, ao meu lado estava um espaçoso baú, que me deixou livre da mochila, e um CD com muito rock’n roll que acabei levando também na viagem.

Na estrada, pude conferir todo o conforto dessa motocicleta dotada de um poderoso sistema de áudio Harman/Kardon com quatro alto-falantes, piloto automático, manoplas aquecidas, assento duplo com encosto para o garupa e espaçosos baús que fazem parte do clássico design da Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited.

Herança e Tradição

O coração dessa clássica motocicleta segue a tradição dos motores refrigerados a ar, um V-Twin de 1690 cm3 de seis marchas com torque de 13,9 kgf.m a 3500 rpm que proporciona uma boa resposta nas acelerações e um ótimo torque em baixa rotação, o que traz bastante suavidade e maior economia nas viagens.

A carenagem “asa de morcego” foi concebida pelo Chefe de Design Willie G. Davidson e nos remete a essência das motocicletas Grand American Touring da década de 60. Na Electra Glide, a estilosa carenagem “asa de morcego” possui para-brisa integrado que ajuda na proteção aerodinâmica e te livra daqueles mosquitos grudados na viseira do capacete e na jaqueta.

Cada lateral da carenagem “asa de morcego” possui um quebra-vento, que pode ser ajustado manualmente. Item simples, mas que oferece um bom conforto ao piloto naqueles dias mais quentes. Mas, se o dia estiver frio basta fechar o quebra-vento e ligar as manoplas aquecidas e escolher um dos seis níveis de intensidade.

Tecnologia

Para a viagem ficar ainda melhor, a H-D Electra Glide possui a tecnologia de controle eletrônico do acelerador, o famoso piloto automático, que é acionado por meio de um botão localizado no painel e mais outro botão localizado no punho direito. Após acionado, o piloto automático imediatamente se desliga caso você acelere mais, reduza a velocidade ou toque nos freios.

Por falar em freios, dotados do sistema antibloqueio (ABS) de série, a Electra Glide conta com freios da marca Brembo. Com pinças de 4 pistões, na dianteira está um disco duplo, enquanto na traseira há um disco simples que, em conjunto, permitem realizar boas frenagens.

Se o seu celular ficar sem bateria e você precisar recarregá-lo, no baú há disponível uma fonte de alimentação de 12V que permitirá realizar essa tarefa com grande facilidade, caso queira instalar ou utilizar outros acessórios que necessitem de mais energia, há também um conector elétrico com potência suficiente para isso.

Além destes itens, a Electra Glide possui outros itens tecnológicos que estão fora de nosso campo de visão, como o H-D Smart Security System. Este sistema de segurança é oferecido como acessório de fábrica e, permite o bloqueio automático da motocicleta sem que você precise apertar qualquer botão. Esse sistema ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta conforme sua proximidade com a moto.

Conforto e praticidade

Se formos definir a H-D Electra Glide em uma só palavra, esta palavra seria conforto. Piloto e garupa se sentem como no sofá de casa e o piloto ainda fica bem acomodado com a plataforma integral para os pés. Além disso, a alavanca de câmbio heel-toe lhe dá opção de troca de marchas com o calcanhar e seus calçados podem ficar livres das marcas do câmbio.

A H-D Electra Glide possui sistema de áudio Harman/Kardon com quatro alto-falantes capazes de emitir um som incrível e mesmo em movimento pode ser ouvido com perfeição tanto pelo piloto quanto pelo garupa. Mantendo o estilo clássico, o sistema de áudio possui radio AM/FM e CD Player com suporte para MP3. O garupa também tem acesso ao sistema de áudio através de botões localizados nas laterais do assento.

Além de possuir entradas para intercomunicadores – acessório vendido a parte - o sistema de áudio se ajusta a velocidade da motocicleta. Quando diminuímos a velocidade ou estamos parados o volume do som diminui, mas basta retomarmos a velocidade para o volume automaticamente aumentar, esta praticidade evita que tenhamos que ficar ajustando o volume sempre que estivermos em baixa velocidade ou parados no semáforo.

Os Saddlebags e o Tour-Pak - nome dado pela perca aos bauletos laterais e ao top case – oferecem uma grande comodidade em qualquer viagem, já que comporta a bagagem de um casal com facilidade. Pequenos itens como CD’s e dinheiro para os pedágios, ainda podem ser guardados no “porta-luvas”, são dois, um de cada lado da moto localizados entre o mata-cachorro.

Desfecho

Sem dúvida, o habit natural da Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited é a estrada. Seu estilo clássico aliado a itens modernos como o sistema de áudio, o sistema de freios ABS e o piloto automático fazem dessa motocicleta uma verdadeira touring.

O banco duplo com apoio do garupa e o grande espaço oferecido para bagagens revelam todo o conforto oferecido pela Electra Glide Ultra Limited. Além disso, seu preço público sugerido a partir de R$ 68.400 é um ótimo atrativo para os motociclistas que buscam grandes aventuras.

 O jornalista usou no teste, jaqueta Race Tech e calça e botas HLX Racing (www.hlxracing.com.br)

Ficha Técnica

Motor Twin Cam 103, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar
Capacidade 1.690 cm³
Câmbio Seis velocidades
Potência máxima ND
Torque máximo 13,9 kgf.m a 3.500 rpm
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 117 mm de curso
Suspensão traseira Amortecimento bichoque, ajustável a ar, com 76 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo com pinça fixa de quatro pistões
Freio traseiro Disco simples com pinça de fixa de quatro pistões
Pneu dianteiro 130/80 - 18
Pneu traseiro 180/65 - 16
Comprimento total 2.525 mm
Largura total 965 mm
Entre-eixos 1.635 mm
Altura do assento (descarregada) 745 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Peso (em ordem de marcha) 413 kg
Tanque de combustível 22,7 l
Cores Vivid Black, Big Blue Pearl/Vivid Black, Ember Red Glo/Merlot, Midnight Pearl/Brilliant Silver Pearl
Preço a partir de R$ 68.400

Fotos: Kelli Menezes


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br