Gold Wing oferece segurança e muito conforto
A luxuosa grã-turismo tem motor de seis cilindros opostos, airbag, ABS e piloto automático.
Por André Jordão
Por André Jordão
Aldo Tizzani
Para aproveitar todos os recursos tecnológicos oferecidos pela Honda GL 1800 Gold Wing, o motociclista precisa de dois pré-requisitos. Primeiro: ter uma polpuda conta bancária para desembolsar quase R$ 109.000 e comprar a moto. A segunda é ter paciência suficiente para ler as quase 300 páginas do Manual do Proprietário para descobrir a finalidade de cada um dos 21 botões e dois seletores que a Gold Wing traz divididos entre os painéis frontal e laterais, isso sem contar os comandos posicionados nos punhos.
Modelo topo da linha Honda direcionado ao mototurismo, a Gold Wing está equipada com motor de seis cilindros opostos de 1.832 cm³, airbag, freios ABS, piloto automático, suspensão traseira ajustável eletronicamente e sistema de áudio. Com tanta tecnologia, pilotar a moto é tarefa fácil, difícil mesmo é saber a função de cada um dos botões e abrir as malas laterais.
O sistema de áudio tem 12 estações de emissoras de rádio AM/FM, pré-sintonização, compensador automático de volume e silenciador automático (MUTE). Os comandos estão embutidos no console do lado direito. Além disso, completam o conjunto seis alto-falantes - quatro na dianteira e dois na parte traseira. Isso sem falar no amplificador que fica na mala esquerda. Ao todo, são 15 botões de controle de áudio, fora as alavancas de volume e sintonizador de estações, localizados no punho esquerdo.
No conjunto de áudio é possível ajustar graves e agudos e distribuir o som entre os alto-falantes dianteiros e traseiros (FADER). Há até um sistema automático de controle de volume. Ou seja, quanto maior a velocidade, o som acompanhará o ritmo e aumentará automaticamente. Na Gold Wing também há sistema de intercomunicador, para melhor interface entre piloto e garupa. Porém, para acionar o intercomunicador, o motociclista precisa comprar headset para capacete, rádio-comunicador e antena. Assim, o piloto deverá investir cerca de R$ 5.000. No sistema de áudio faltou CD Player/Disqueteira ou até uma entrada para Ipod/MP3. No site da Honda Access (acessórios originais Honda) – www.hondaaccess.com.br – a disqueteira para seis discos sair por R$ 5.126,44.
Suspensão Inteligente
Eficiente, o conjunto de suspensão surpreende por sua maciez e desempenho. Guardadas as devidas proporções, a Gold Wing lembra o comportamento dos Ford Landau, já que roda tranqüila sem trancos e solavancos. Na dianteira, garfo telescópico, com 140 mm de curso e sistema “anti-dive”, que controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o efeito “mergulho”.
Já a traseira, com 105 mm de curso, traz monobraço de alumínio, aliado ao monoamortecedor com sistema Pro-Link, que isola o chassi dos impactos e torções registrados durante a pilotagem. A pré-carga da mola da suspensão traseira pode ser ajustada em até 26 posições e a capacidade de carga total da Gold Wing, somando piloto, garupa e bagagem é de 190 kg.
Para ajustar a suspensão, a primeira coisa que se deve fazer é apoiar a motocicleta no cavalete central. Depois gire o interruptor de ignição para aposição “ON” ou “ACC”. Em seguida, pressione “DOWN” ou “UP” do interruptor de ajuste da pré carga da mola da suspensão – que fica no painel do lado direito – até a tensão desejada. Detalhe: as informações estarão visíveis no painel de cristal líquido. Resumindo: o sistema permite uma pilotagem mais confortável, independentemente do peso transportado.
Piloto automático e airbag
Eletrônico e de fácil operação, o piloto automático mantém estável a velocidade da motocicleta. O sistema fica no punho direito e permite ajustar e manter automaticamente qualquer velocidade entre 48 e 161 km/h, seja em quarta ou quinta marchas. Para acionar o sistema pressione o interruptor principal do controle de cruzeiro. Em seguida acelere até atingir a velocidade desejada e então pressione o interruptor “SET/DECEL”.
O indicador de ajuste do controle de cruzeiro acenderá no painel de instrumentos. Um leve toque no interruptor “SET/DECEL” ou “RESUME/ACCEL” pode alterar a velocidade da moto em apenas 1,6 km/h. Para cancelar a operação, basta pressionar o interruptor principal até que o indicador no painel se apague ou, simplesmente, girar o acelerador.
Considerado hoje um dos principais itens de segurança, a GL 1800 Gold Wing traz o pioneiro e único sistema de airbag para veículos de duas rodas. O airbag da grã turismo da Honda está posicionado em frente ao condutor. O sistema está ligado a uma central eletrônica que é a responsável por analisar os impactos e a desaceleração da moto e determinar se o sistema deve ou não ser acionado.
Além do airbag, o modelo conta ainda com sistemas de freios ABS (Antilock Brake System) e Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o travamento das rodase funcionam de forma combinada. O conjunto é formado por dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 285 mm na traseira, com cáliper de três pistões.
Apesar de tanta tecnologia faltou um sistema elétrico para ajustar a altura do parabrisa. Porém o difícil mesmo, sem o manual em mãos, é abrir as malar laterais. Depois de muitas tentativas descobrimos que há alavancas sob o compartimento traseiro. É só puxar a trava para baixo, que a mala lateral se abre.
Motorzão
A GL 1800 Gold Wing está equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm³, seis cilindros opostos, 12 válvulas (duas por cilindro), que produz uma potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. Ou seja, uma usina de força pronta para entrar em operação e encarar a estrada, com muita desenvoltura, mesmo com garupa e bagagem. Para maior conforto, a transmissão final é feita por eixo-cardã. A capacidade do tanque de combustível é de 25 litros, com mais 4,4 litros de reserva.
A Gold Wing conta ainda com um sistema de marcha a ré com acionamento elétrico, útil em manobras apertadas e em baixa velocidade. Apresentada no Salão Duas Rodas 2005, a Honda GL 1800 Gold Wing 2009 traz como novidade a nova cor azul metálica (a versão prata metálica continuará disponível). Mas não se esqueça: seja um carrinho de controle remoto de R$ 50 ou uma moto de R$ 108.660, é imprescindível ler atentamente o Manual do Proprietário. Só assim você poderá obter o melhor rendimento de seu “brinquedo”.
FICHA TÉCNICA:
Motor: OHC, 4 tempos, com 6 cilindros contrapostos, 12 válvulas (2 por cilindro), arrefecimento a líquido
Capacidade Cúbica: 1.832 cm³
Potência Máxima: 118 cv a 5.500 rpm
Torque Máximo: 17 kgf.m a 4.000 rpm
Diâmetro X Curso: 74 x 71 mm
Alimentação: Injeção eletrônica
Taxa de Compressão: 9,8:1
Sistema de Ignição: CDI
Partida: Elétrica
Transmissão: Eixo-cardã / 5 velocidades
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico com 140 mm de curso
Suspensão Traseira: Monoamortecedor com 105 mm de curso
Freio Dianteiro: Disco duplo de 296 mm de diâmetro e pinça de três pistões
Freio Traseiro: Disco de 285 mm de diâmetro e pinça de três pistões
Rodas e Pneus:
Dianteiro: 130/70 R18 M/C 63H
Traseiro: 180/60 R16 M/C 74H
Altura do Assento: 740 mm
Altura Mínima do Solo: 125 mm
Chassi: Diamond, em alumínio
Dimensões (C X L X A): 2.635 x 945 x 1.455 mm
Entre-eixos: 1.690 mm
Capacidade do Tanque: 25 litros (reserva de 4,4 litros)
Peso Seco: 383 kg
Cores: Azul metálica e prata metálica
Preço: R$ 108.660
Fotos: Gustavo Epifanio
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