Aldo Tizzani
A italiana Bimota, uma das marcas mais exclusivas do mundo das duas rodas, desembarcou no Brasil por intermédio da Perfect Trading.
Construídas quase que artesanalmente na modesta fábrica de Rimini (Itália), a Bimota oferece produtos com design premiado e componentes de última geração.
Nesse “mototeste”, pilotamos a única unidade DB6R Delírio disponível no país. Equipada com motor Ducati 1100, a moto “made in Italy” é a tradução da própria tecnologia da emoção. E é por esta união entre sofisticação, exclusividade e tecnologia embarcada que a marca pode ser considerada a Ferrari da motos.
Detalhe: a DB6R Delírio, top de linha entre as nakeds da Bimota, está avaliada em R$ 97 mil.
Design
De cara, o motociclista fica impressionado pelo visual agressivo. Design único, acabamento em fibra de carbono, muitas peças de grife — Brembo, Marzocchi e Extreme Tech e Marvic —, além de um coração que pulsa firme e forte.
Essa naked traz como grande diferencial a balança traseira construída em treliça. A Bimota é a única marca do mundo a utilizar esta configuração.
Na parte dianteira, o farol de forma triangular ganhou uma moldura em fibra de carbono, peça que incorporou também os piscas e serve também como uma espécie de cockpit para o painel de instrumentos. Aliás, muitas das peças usinadas utilizadas nos modelos da marca são feitas uma a uma, quase que artesanalmente, na fábrica italiana. Por isso a produção anual é limitada a 600 unidades.
>>Veja anúncios da Bimota<<O desenho do tanque em conjunto com a altura do banco e a posição das pedaleiras faz com que o piloto “vista” a DB6R Delírio. Confortavelmente posicionado sobre a moto, o motociclista tem a sua frente um guidão largo que oferece boa posição de pilotagem. Desculpem o trocadilho, mas a DB6R Delírio é um colírio para os olhos dos motociclistas mais exigentes.
Impressões de pilotagem
Quando se dá a partida, o som grave que sai das belas ponteiras posicionadas sob a rabeta instigam o piloto a acelerar sem dó a “macchina” italiana que, segundo o importador, pode chegar até 230 Km/h. Nas primeiras impressões de pilotagem, a DB6R Delírio é uma moto, leve, ágil, estável, segura, rápida e oferece um bom ângulo de inclinação nas curvas.
Equipado com injeção de combustível, o propulsor bicilíndrico em “L” a 90º, duas válvulas por cilindro, responde com muita eficiência ao giro do acelerador, oferecendo muita potência.
Com 1078 cm³ de capacidade, produz 95 cv de potência e 10 kgf.m de torque, trata-se da última versão do vigoroso motor Ducati 1100, do modelo Multistrada, e tem muita força para aceleradas e retomadas, principalmente em baixas e médias rotações. Ou seja, em um piscar de olhos o motociclista já passou dos 100 Km/h. Para facilitar a vida do piloto, a moto conta ainda com um amortecedor de direção da Extreme Tech.
Outro diferencial é sua embreagem antiblocante. O acionamento é hidráulico, porém os discos trabalham a seco. Esse sistema é multo similar ao utilizado pela equipe Ducati no Mundial de Superbike.
Suspensão e freios
Na parte ciclística, a DB6R Delírio dá um show de soluções tecnológicas, que refletem em equilíbrio e segurança. No trem dianteiro, a moto italiana está equipada com suspensão invertida (upside-down) Marzocchi com múltiplas regulagens. Já os sistemas de freios da grife Brembo usam disco duplo de 320 mm diâmetro com pinça radial.
Na traseira, suspensão monoamortecida da Extreme Tech, com várias posições de regulagens e 130 mm de curso. A Delirio traz disco simples, também Brembo, de 220 mm diâmetro e com pinça de dois pistões atrás.
Resumindo: mesmo nas situações extremas de uso, o conjunto de suspensões e freios trabalha em harmonia, oferecendo respostas rápidas e precisas. Detalhe: o freio dianteiro é superdimensionado, por isso o piloto dever ter sensibilidade para acionar de forma progressiva o manete.
Para ajudar na nobre missão de parar esta jóia-rara, a DB6R Delírio usa rodas Marvic calçadas com pneus de desenho esportivo fabricados pela Continental (Sport Attack).
Ficha Técnica
Motor: Bicilíndrico em “L” a 90º, duas válvulas por cilindro, sistema distribuição Desmodrômico e com refrigeração mista (ar – óleo)
Cilindrada: 1078 cc
Potência máxima: 95 cv a 7000 rpm
Torque máximo: 10,5 kgfm a 5500 rpm
Diâmetro x curso: 98 mm X 71,5 mm
Sistema de alimentação: Injeção eletrônica Magneti Mareli
Taxa de compressão: 10,5 : 1
Sistema de partida: Elétrica
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Capacidade do tanque: 16 litros (5 l reserva)
Suspensão dianteira: Invertida Marzocchi, com múltiplas regulagens e 120 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida Extreme Tech, com múltiplas regulagens e 130 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo flutuante de 320 mm diâmetro com pinça radial - Brembo
Freio traseiro: Disco de 220 mm diâmetro com pinça 2 pistões - Brembo
Pneu e roda dianteira: 120/70 ZR 17 - 3,5 X 17” - Continental Sport Attack - Liga de alumínio forjada - Marvic
Pneu e roda traseira: 180/70 ZR 17 - 5,5 X 17” - Continental Sport Attack - Liga de alumínio forjada - Marvic
Dimensões (c x l x a): 2045 mm x 830 mm x 1110 mm
Distância entre-eixos: 1430 mm
Altura do assento: 820 mm
Peso seco: 170 kg
Preço sugerido: R$ 97 mil
Onde encontrar: Perfect Trading (11) 5532-1880 ou acesse
www.bimotabrasil.com.br Fotos: Renato Durães.
Agência Infomoto
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