De Kansas 150cc para Kansas 250cc

Colocamos o modelo de 250cc da Dafra na estrada, com garupa, veja como ela se comportou.

Por André Jordão

André Jordão

Rodamos por duas semanas ou exatos 1000km com as Kansas, motocicletas produzidas pela Dafra. Na segunda semana ficamos com o modelo de 250cc e além da cidade colocamos a custom em SEU território, as estradas, fazendo uma viagem rápida até Vinhedo, interior de São Paulo.

Como nós aqui do MOTO.com.br já havíamos avaliado a motocicleta quando ela foi lançada, resolvemos “judiar” um pouco e fazer esta viagem com garupa. Escolhemos então um passageiro com 1,94 cm de altura e, somados ao meus 1,89 cm, veríamos como se comportaria esta custom de baixa cilindrada.

Ainda na “city”

Como se não bastasse o desafio proposto, chovia muito no dia, o que instiga e ao mesmo tempo cria uma certa cautela. A saída de São Paulo foi um tanto complicada, pois o guidão no estilo “chifre de boi” — curvo e bastante fechado — dificulta bastante a condução no meio do trânsito. Para um piloto com maior altura este guidão não permitirá o “drible” entre os carros, transformando a dupla em cima da moto em um “automóvel”.

O motor, um bicilíndrico em V com 248,7 cm³ de comando simples no cabeçote e refrigerado a ar, gera 21 cv de potência a 7.000 rpm e 2,35 kgf.m de torque a 6.000 rpm, ele se comporta bem na cidade e embora a moto não tenha uma ciclística boa para manobras o torque permite uma evolução no trânsito.

Cuidado nas curvas

A ideia era ir ao limite, por isso duas pessoas bem altas fizeram este teste. Altura traz peso e apesar da motocicleta ter apenas 137 kg, conosco em cima  ela passou dos 317kg. Este peso revelou uma deficiência, o escapamento é muito baixo e não precisa ter um passageiro tão grande para perceber que não se deita esta moto.

Ao se fazer o pendulo, por menor que seja, o escapamento raspa no chão e a curva para a direita fica muito comprometida, a ponto de ter que virar o guidão para realizá- la.

Na Bandeirantes

Chegando na Rodovia dos Bandeirantes a caminho de Vinhedo, a motocicleta já começou a desenvolver melhor seu papel. O motor responde bem e viajando na famosa velocidade de cruzeiro — entre 100 e 120 km/h —  a moto “desliza” pela estrada, proporcionando um conforto que dá vontade de alongar o passeio, sem passar os 130km/h.

Passamos pelo pedágio e AINDA não fomos cobrados. Fizemos uma bela viagem de ida e até fomos presenteados com o brilho do Sol em nossa chegada. A volta seria diferente.

Com chuva, muita chuva

A volta foi um tanto conturbada. Saímos de Vinhedo já com chuva e durante o percurso de volta a água só aumentou. Mantivemos a velocidade média praticada na ida e a Kansas se comportou da mesma forma. A segurança foi transmitida pelos pneus Pirelli City Demon (nas medidas 3.00 - 18 na dianteira e 130/90 -15 na traseira). Eles, em conjunto com a ciclística, oferecem confiança ao piloto.

Já com o corpo cansado, o garupa se queixou bastante do assento traseiro, bem como o encosto lombar (sissy-bar), que em nosso caso limitou o passageiro de ir um pouco mais para trás, me forçando à ir mais para frente, mudando minha posição de pilotagem.

Com preço sugerido de R$ 9.990, o modelo tem como concorrentes diretos a Kasinski Mirage 250 (R$ 15.190), a FYM FY-250 (R$ 10.954,41), a Amazonas AME C1 (R$ 12.600), a Garinni GR 250 T3 (R$ 13.500) e a Sundown V-Blade 250 (R$ 12.330).

A Dafra Kansas 250 pode ser uma boa companheira para quem deseja uma motocicleta de média cilindrada com visual mais exclusivo para rodar pelo trânsito, lembrando que seu desenvolvimento é melhor nas retas pavimentadas das estradas. Seja no trânsito ou em viagens, rode sempre com muita calma, como manda o estilo custom.

Ficha técnica:
Motor: Bicilíndrico em v,  248,7 cm³, SOHC, refrigerado a ar
Diâmetro X curso: 49 X 66 mm
Taxa de compressão: 10,0 : 1
Potência: 21 cv a 7.000 rpm
Torque: 2,35 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Carburador BDS 26
Câmbio: 5 marchas
Transmissão: corrente
Comprimento: 2.215 mm
Largura: 890 mm
Altura do banco: 810 mm
Distância entre eixos: 1.495 mm
Peso (a seco): 137 kg
Tanque de gasolina: 9,5 litros (2,6 litros de reserva)
Quadro: Berço duplo
Suspensões: Garfo telescópico na dianteira (140 mm de curso) e duplo amortecedor na traseira (55 mm de curso)
Pneus: Pirelli City Demon, 3.00 – 18 na dianteira e 130/90 – 15 na traseira
Freios: A disco com acionamento hidráulico por pinça com dois pistões em ambas as rodas
Cores: preta e prata
Preço: R$ 9.990,00

*Equipamento completo Joe Rocket cedido pela Nacar


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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