Dafra Next 250 uma opção acessível com estilo agressivo

Após as primeiras impressões em Taiwan, testamos essa pequena naked dentro da cidade e avaliamos o seu custo-benefício

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A Dafra Next 250 provou que tem potencial de brigar de igual para igual com suas concorrentes da categoria. Já mostramos em primeira mão as primeiras impressões durante o teste no lançamento em Taiwan. Agora preparamos um conteúdo completo sobre essa pequena naked dentro da cidade. Como ela se comporta? Vale a pena conferir!

Durante todo o período de teste com a motocicleta, muitas pessoas pararam para perguntar a respeito e elogiaram o seu design. Alguns perguntaram sobre o seu desempenho e custo-benefício. Pensando nisso, fizemos um teste para avaliar o seu custo-benefício.

Nas ruas da cidade a Dafra Next 250 se mostrou muito bem, com resposta rápida ao acelerar e um sistema de freios muito eficiente. Seu motor monocilíndrico tem 25 cv de potência a 7.000 rmp, é ideal para quem deseja uma pilotagem rápida e eficiente dentro dos centros urbanos. A motocicleta conta ainda com refrigeração líquida e um câmbio com seis marchas.

Sua frenagem é muito boa. Na dianteira, o disco com 260mm e duplo pistão da total segurança nas frenagens. O sistema traseiro com disco de 220mm e um único pistão é suficiente para travar o pneu da motocicleta. Vale ressaltar que a Next 250 vem com alguns equipamentos que não se encontram em outras motos da categoria, como por exemplo, o ajuste no manete de freio em quatro posições, e o sistema aeroquipe (mangueiras revestidas em malha de aço).

Cabe um alerta, também testamos a motocicleta com o mal tempo. Deve-se tomar cuidado com a pista molhada, o seu freio traseiro é bastante sensível, o que faz travar a roda com facilidade.

No trânsito seus 156 quilos não se faz sentir, ela obedece a qualquer mudança de direção sem fazer muito esforço. A posição de pilotagem é confortável para o piloto, ideal para se transitar na cidade. Enchemos o tanque da motocicleta e rodamos apenas no perímetro urbano, a média dentro da cidade foi de pouco mais de 25 km/litro. Uma autonomia de aproximadamente de 300 km, fora a reserva.

A Next 250 possui uma ciclística excelente de acordo com sua proposta. As suspensões foram adaptadas perfeitamente para as ruas brasileiras. Nas curvas ela se mostrou muito eficiente, com boa desenvoltura. Os pneus são os mesmos utilizados em suas concorrentes, (Yamaha Fazer e Honda CB 300R) Pirelli Sport Demon 110/70-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira.

O seu design segue a tendência das nakeds maiores com um visual moderno e agressivo, chama muito a atenção. Seu guidão mais alto é bastante confortável e consegue transpor sobre os retrovisores dos carros. O conjunto que equipa o painel digital é completo, vem com indicador de marcha, temperatura do motor, indicador de troca do óleo, relógio, sensor de cavalete central e com uma iluminação na cor azul, o que a deixa mais elegante e facilita a visualização noturna. A lanterna traseira é em LED.

Um dos pontos mais positivos da motocicleta é sem dúvida o seu preço, R$ 10.190, o menor valor sobre as concorrentes da categoria, Yamaha Fazer R$ 11.279 e Honda CB 300R R$ 11.690. Além do preço competitivo, a Next 250 traz alguns detalhes diferentes na motocicleta, como por exemplo, um visor de nível de óleo na tampa do motor.

Entretanto, como a maioria das motos, a Dafra Next 250 também deixou alguns pontos a serem melhorados. Começando pela posição da chave, que fica pela metade quando conectada ao interruptor, o que a deixa com o visual estranho na região do painel e com mais facilidade para quebrar em caso de contato. Sua manopla de plástico não é confortável, poderia vir com uma de borracha tradicional. O pedal de descanso não possui muita inclinação, o piloto precisa tomar cuidado ao estacionar em lugares sinuosos para não deixar a moto tombar.

A motocicleta surge como boa opção para quem deseja subir de categoria e até mesmo para os iniciantes. A Next 250 é feita em parceria da Dafra com a taiwanesa SYM, mesma parceira da Cytcom 300, que possui boas vendas no país. Seu design moderno e o seu preço competitivo, fazem da motocicleta uma forte concorrente na categoria.

Confira o vídeo de apresentação da Next 250

Gostamos
Preço
Design
Sistema de freios

Não Gostamos
Posição da chave na ignição
Pouco ângulo do pé de descanso
Manopla de plástico

O jornalista usou nos testes capacete Mormaii, jaqueta, calça e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto, que podem ser encontrados nas lojas Nacar Motorcycles e no site www.nacar.com.br

Serviço
Kit Cesta Básica (preço público sugerido)
Filtro de óleo: R$ 28,00
Filtro de ar:  R$ 35,00
Pastilha de freio dianteira:  R$ 55,00
Pastilha de freio traseira: R$ 55,00
Lâmpada do farol: - R$ 22,00
Pneu dianteiro original: não disponível
Pneu traseiro original: não disponível
Kit relação (coroa, corrente e pinhão): R$ 228,00

Ficha Técnica
Motor: SOHC 4 tempos, 4 válvulas, Refrigeração à água
Diâmetro x curso: 71 x 63 mm
Cilindrada: 249,4 cc
Taxa de compressão: 10,5: 1
Potência máxima:  25 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,75 Kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação: Forçada por bomba trocoidal
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Suspensão dianteira: Telescópica - 110 mm
Suspensão traseira: Monoshock - 125 mm
Pneu dianteiro: 110/70-17
Pneu traseiro: 130/70-17
Freio dianteiro: disco 260 mm - Duplo pistão
Freio traseiro: disco 220 mm
Rodas: Liga Leve aro 17"
Distância entre eixos: 1.335 mm
Altura mínima do solo: 170 mm
Capacidade de óleo do motor: 1,5L
Capacidade do tanque: 14 litros
Peso em ordem de marcha: 156 kg
Cores: Preto, vermelho e branco (pérola)
Preço: R$ 10.190


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br