Aldo Tizzani
Toda moto fabricada pela marca norte-americana Buell apresenta algumas características peculiares, como centralização de massa, chassi rígido, tanque de combustível integrado ao quadro, reservatório de óleo inserido na balança traseira.
Além disso, o conjunto dianteiro conta com freio com sistema ZTL (Zero Tortional Load) com disco perimetral e suspensão invertida (upside-down) da grife Showa. Porém, a Ulysses XB12X se sobressai do restante da linha Buell pelo jeitão musculoso de big trail, com uma pitada de supermotard por meio das rodas de aro 17” e pneus com perfil mais esportivo.
Sua alma, o motor, é um velho conhecido: dois cilindros em “V”, de 1203 cm³. A base deste propulsor foi herdada da Harley-Davidson Sportster 1200, modelo que completa 50 anos em 2007.
Robusta, a Ulysses impressiona por sua estética, com destaque para o conjunto formado pelo largo quadro e balança, que “abraçam” as partes mecânica e ciclística. A moto conta ainda com suspensão de longo curso, banco largo, protetores de mão, escape sob o motor e um funcional triple tail, que serve de encosto para o garupa ou suporte para bagagem.
Para o motociclista que tem menos de 1,70 m, fica difícil se equilibrar com a motocicleta parada, já que a altura do assento é de 841 mm. Outro inconveniente é a posição do miolo da chave. Em vez de estar junto ao painel de instrumentos, fica na lateral do conjunto ótico, do lado do esquerdo da moto. Os comandos são “espartanos”, porém as informações são completas.
Apesar de suas características visuais, esta sport adventure não foi feita para grandes deslocamentos na terra. Ela deve trilhar os mesmos caminhos das rivais Suzuki V-Strom e da Yamaha TDM 900. Ou seja, seu melhor rendimento é observado nas estradas asfaltadas.
O conjunto de suspensões é um dos destaques do modelo norte-americano. Na dianteira, invertida com regulagens de pré-carga da mola. Na traseira, monoamortecedor também com regulagens de pré-carga da mola. Detalhe: ambas são da grife Showa, o que garante um excelente trabalho de absorção de impactos. Para uma pilotagem mais racing, a dica é deixar a suspensão dianteira mais rígida.
Os pneus são um capítulo à parte. Desenvolvido especialmente para a Ulysses, o D616 da Dunlop traz um belo desenho, além de um tipo de borracha que oferece melhor aderência. Numa estrada sinuosa, esta Buell se mostrou bastante divertida, ágil e estável. Isso em função de sua ciclística moderna e do baixo centro de gravidade que fazem das motos criadas por Erik Buell as que mais fazem curva no mundo; oferecem um maior ângulo de inclinação.
Alma Harley-Davidson
O reservatório de combustível, integrado ao quadro de alumínio, tem capacidade para 16,7 litros. A gasolina alimenta, via injeção eletrônica, o V-Twin Buell Thunderstorm 1203. O propulsor, refrigerado a ar e óleo, gosta de trabalhar cheio, despejando toda sua potência, que é de 100 cv. Como foi herdado da HD Sportster 1200, as vibrações são “naturalmente” transferidas para o piloto. Para muitos motociclistas isso não é um defeito, mas sim uma característica das motos de dois cilindros em “V” e em especial das HDs.
Em baixas rotações, a moto fica irrequieta, desconfortável. Mas quando o motociclista “dá mão”, o poderoso propulsor se enche de força até alcançar a casa dos 6000 mil giros — faixa de torque máximo e praticamente o limite de giros desse V2.
A 120 Km/h, o piloto e garupa aproveitarão cada segundo sobre a Ulysses. Graças a sua transmissão, as trocas de marchas são bem escalonadas e com engates precisos. Os freios também são bastante potentes. Com a adoção do sistema ZTL, a roda dianteira ficou três quilos mais leve, assim, a moto ficou mais “esperta” para mudar de direção.
O preço sugerido desta máquina, destinada a um público mais jovem e aventureiro, gira em torno de R$ 49.900,00, com dois anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Ficha Técnica
Motor: Dois cilindros em V a 45°, quatro tempos, refrigerado a ar/óleo, duas válvulas por cilindro com comando no bloco (OHV)
Capacidade cúbica: 1203 cc
Diâmetro X Curso: 88,9mm x 96,8mm
Taxa de compressão: 10,0: 1
Potência: 100 cv a 6600 rpm
Torque: 110 Nm a 6000 rpm
Câmbio: Cinco velocidades
Transmissão final: Correia dentada
Alimentação: Injeção eletrônica digital DDFI II
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Lubrificação: Cárter seco
Quadro: Quadro de alumínio
Suspensão dianteira: Garfo invertido Showa, com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico 165 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecedor Showa, com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico 163 mm de curso
Freio dianteiro: Sistema ZTL, com disco flutuante de aço inox de 375 mm e pinça de 6 pistões
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm com pinça flutuante de 1 pistão
Rodas e pneus dianteiros: Liga-leve de 6 raios, aro 17 com 3.5 “ de largura, Dunlop D616F 120/70 ZR-17
Rodas e pneus traseiros: Liga-leve 6 raios, aro 17 com 5.5 “ de largura, Dunlop D616 180/55 ZR-17
Comprimento: 2180 mm
Largura: 900 mm
Altura: 1250 mm
Altura do assento: 841 mm
Distância entre-eixos: 1370 mm
Altura mínima do solo: 171 mm
Tanque de combustível: 16,7 litros
Peso seco: 193 Kg
Preço: R$ 49.900,00
Fotos: Idário Araújo (fotos em movimento).
Agência Infomoto
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