Bruno Corano testa motos do Mundial SBK em Portimão

Confira o piloto brasileiro da equipe Gillette Desodorante SuperBike Team acelerando forte com a Aprilia RS V4

Por Aladim Lopes Gonçalves

Bruno Corano

Aprilia RS V4 - Reconheço que uma das motos que eu estava bem entusiasmado em andar era a Aprilia. Moto com um projeto todo particular, detentora de vários recordes, campeã 2010 nas mãos de Biaggi.

A grande expectativa foi correspondida. A moto realmente é diferenciada, em todos os aspectos. O toque do motor, som e respostas, sua ergonomia e comportamento. Não a toa foi a moto em que eu andei mais rápido.

O então visto como nada simpático Max Biaggi, foi um gentleman, me deixando a impressão de que no fundo todos os caras mais sérios e profissionais acabam sem querer transmitindo uma impressão distorcida. Foi o piloto que mais deu dicas sobre a pista e pilotagem. No fundo a interação com ele foi um tremendo incentivo, pois as vezes me sinto um pouco velho, já que tenho 32 anos, enquanto Max já esta com 40, mas em plena forma. Ele riu quando fiz esse comentário sobre mim.

A moto é exigente, embora aparentemente com a mesma forca das concorrentes, suas reações são mais fortes e expressivas, fazendo com que a pilotagem seja mais complexa, técnica, uma tremenda diversão na minha opinião. Com certeza a moto mais fidedigna em seus sinais e reações, permitindo que as leitura entre o pneu e o asfalto fosse muito fácil. Já a brutalidade das respostas e aumento de giro do motor ficavam fáceis de perceber, pois nenhum outro modelo empinou tanto comigo quanto a Aprila.

Biaggi gosta das suspensões bem rígidas e lentas, exatamente meu modo de condução, e exatamente esse aspecto foi tema de um bate papo com os engenheiros do Biaggi.

Em nossa conversa confirmei algo que eu já tinha aprendido em cursos na Ohlins e defendia aqui no Brasil. Se o acerto de suspensão é eficiente para Biaggi, é eficiente para mim, mesmo que tenhamos uma diferença de peso de 20kg. A única coisa que precisaríamos acertar a fim de buscar performance, seria alem dos ajustes de conforto das barras e outros itens que comentei, seria posicionar melhor meu centro de gravidade. Ou seja, estamos falando de o corpo talvez ficar mais pra frente, ou mais pra trás, mais alto ou mais baixo. Mas tudo isso são ajustes de milímetros. Quando muito atingisse 1cm ou 1,2cm...

Isso desmistifica um ditado engraçado que ouvimos aqui no Brasil de alguns profissionais da área, os quais dizem assim: vou acertar a suspensão para o seu peso... Praticamente isso não existe. Existe apenas uma suspensão que funciona e outra que não funciona tão bem... quero dizer, gruda mais no chão, gera mais grip, entrega mais aderência. Ajuste de peso é a coisa mais fácil e só da pra fazer em ação na pista. Pois eu posso ser, por exemplo, 20 kg mais leve que outro piloto, mas ser muito mais agressivo na condução, freio com mais brutalidade, acelero mais repentinamente, o que isso sim se transmite em carga para a suspensão. Por ultimo e não é o foco da matéria, a diferença de 20kg em movimento a mais de 100km/h é pouco relevante.

Ao sentar na moto uma sensação engraçada, mas ao mesmo tempo real, é que seu quadro b é tão curto que praticamente após o banco em mais um palmo a rabeta da moto acabou, transmitindo uma sensação de moto compacta ao extremo.

Cheguei a discutir com o engenheiro de geometria da Aprila se essa poderia ser um dos motivos que a moto empinava tanto. Ou seja, por estarmos sentados muito atrás, e através de imagens e analises na tela do computador ele me mostrou que embora visualmente essa fosse a percepção, eu estava sentado até mais a frente que em outros modelos, e que a distribuição de peso era equilibrada. Ou seja as empinadas realmente era a brutalidade com que esse modelo sobre o giro do motor.

As soluções do modelo são diversas. Algo interessante e único é que a Aprila mantém mesmo na SBK a válvula de restrição de saída de ar do escape em baixas rotações. Algo incomum nas motos de corrida. O propósito é permitir que a moto mantenha um elevado torque em baixas rotações, já que em alta a válvula se abre.

Seu som é diferente de todas as outras, mas pesado, mais profundo, transmite a sensação de potencia. Ao mesmo tempo a menor moto de todas as 6 motos ao se ficar em pé ao lado.

Fiquei surpreendido pela sua eficiência geral. Uma tremenda máquina.

Fotos: Moto School - Y.Sports/Divulgação

 

Atenção: Não perca nessa quarta-feira no site MOTO.com.br a continuação do especial de testes do piloto brasileiro Bruno Corano com as máquinas do Mundial SBK na pista de Portimão com a Ducati 1198.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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