Agilidade e segurança em três rodas

Piaggio MP3 esbanja conforto e tecnologia, capazes de atrair os olhares dos astros da OCC.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Impossível ver e não achar um veículo curioso. Impossível escapar da sensação de insegurança sobre sua capacidade de fazer curvas. Impossível não ficar surpreso com a versatilidade do scooter MP3 400 i.e. da Piaggio. Sem dúvida, um divertido e arrojado equipamento de três rodas.

As duas rodas na dianteira são o maior destaque visual e também o motivo causador da insegurança no primeiro contato com a máquina. “Será que faz curva?”, questionou o piloto de testes Marcio Viana. A resposta foi dada logo nas primeiras aceleradas.

Ela inclina com perfeição graças a um sistema de paralelogramo formado por braços em alumínio, que opera em conjunto com a suspensão eletro-hidráulica. Este “pacote técnico” permite a pilotagem do scooter como se estivéssemos a bordo de uma moto convencional, com o acréscimo de estabilidade e segurança.

Após sentir confiança no modelo, o condutor automaticamente se impressiona com o conforto da Piaggio, que dispõe de banco de couro em dois níveis, plataforma para os pés e escudo frontal. Tamanho é o aconchego que mal se sente os desníveis do asfalto da cidade de São Paulo.

Aliado à ótima ciclística do equipamento, o motor monocilíndrico de quatro tempos responde bem nas acelerações e impressiona no desempenho. Com refrigeração líquida, sistema de injeção eletrônica e sistema de transmissão CVT (Transmissão Continuamente Variável), o propulsor de 398.9 cm³ gera 34 cv a 7.500 rpm, além de um belo torque de 3,7 kgf.m a 5.000 rpm.

Outro item positivo está no sistema de freios a disco independentes, de 240 mm, que permite ao MP3 400 uma frenagem mais precisa e segura se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio. “Pára em um simples toque”, destaca o “test-driver”.

Falamos da suspensão dianteira, mas nos esquecemos da traseira. Esta é do tipo bichoque, com dois amortecedores hidráulicos de duplo efeito com regulagem de mola de pré-carga. Em outras palavras, mais uma garantia de conforto e estabilidade para o modelo.

No painel completo e digital, chama a atenção o seletor com duas posições no punho direito. Com ele, o motociclista informa se o scooter está rodando ou parado. Se estiver no semáforo, por exemplo, basta acionar o dispositivo para a suspensão dianteira ficar enrijecida e o condutor se livrar da obrigação de equilibrar a máquina com os pés no chão. Para desabilitar o sistema é só acelerar dar um toque no botão para o lado esquerdo.

O consumo de combustível neste teste ficou na casa dos 27 km/l; positivo se considerarmos a cilindrada do MP3. Na bagagem, há espaço para até dois capacetes e um prático controle remoto para abrir os compartimentos que ficam sob o banco e no “porta-malas”.

De negativo, apenas o preço a ser pago por toda a tecnologia: R$ 39.500. Fica a critério e gosto do motociclista dizer se vale a pena. Só não se pode negar que o MP3 encanta praticamente todos que o vêem. Prova disso é que até Paul Senior, do “American Chopper”, quis conhecer o scooter durante o São Paulo Moto Festival, realizado em Interlagos.

Chama a atenção esta máquina!

Ficha Técnica

Motor: Monocilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 398.9 cm³
Diâmetro e curso: 85.8 mm X  69 mm
Taxa de compressão: 10.5:1
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Potência máxima: 34 cv a 7.500
Torque máximo: 3,7 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio: CVT 
Partida: Elétrica
Quadro: Tubos de aço
Suspensão dianteira: Sistema eletro-hidráulica
Suspensão traseira: Bichoque
Freio dianteiro: Disco simples em ambas as rodas, de 240 mm
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70-12” 51S
Pneu traseiro: 140/70-14” 68S
Comprimento: total 2,180 mm
Largura total: 745 mm
Distância entre-eixos: 1,550 mm
Altura do assento: 785 mm
Peso seco: 244 Kg
Tanque de combustível: 12 litros
Cor: Azul, prata e vinho
Preço: R$ 39.500,00

Onde Encontrar: Piva Import – Avenida dos Bandeirantes, 1350 (SP)
(11) 5506-5080 – www.pivaimport.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br