WSBK: 10ª etapa acontece neste fim de semana
O Campeonato Mundial de Superbike retorna neste domingo, 05/08, em Silverstone, para o GP da Inglaterra
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Enquanto o resto do público britânico está tomado pela febre olímpica de Londres 2012, os fãs da motovelocidade no Reino Unido e em todo o mundo foca suas atenções em Silverstone neste fim de semana, 05/08, para a décima etapa do FIM eni Superbike World Championship.
Silverstone foi o palco do WSBK em oito ocasiões anteriores, para as temporadas de 2002 a 2007, inclusive sobre o formato "antigo", com Silverstone reaparecendo no radar SBK em 2010 e 2011. Em um desses caprichos da história foram registrados apenas 15 pontos individuais de corridas em Silverstone, e não o 16 esperado. A segunda corrida foi em 2007, chuva e um dia cheio de perturbações climáticas explica a corrida faltando.
O vencedor de uma das primeiras corridas em 2002 foi Troy Bayliss (Ducati), que passou a ganhar quatro corridas individuais no circuito, mais do que qualquer outro piloto. Pilotos britânicos estão bem representados no círculo dos vencedores, também, com Neil Hodgson (Ducati) em 2002, e Cal Crutchlow (Yamaha) em 2010 ganhando ambos em Silverstone. James Toseland (Ducati) também ganhou a sua volta para casa em 2005, na segunda corrida. Regis Laconi, seu companheiro de equipe, venceu a outra em 2005.
Colin Edwards foi o primeiro vencedor de sempre para Honda em 2002, enquanto Noriyuki Haga (Ducati) e Chris Vermeulen (Honda) dividiram as vitórias em 2004. O sucesso mais recente, mais uma vez, foi a campeã do ano passado, Carlos Checa (Ducati).
Silverstone tem testemunhado um pódio totalmente britânico no passado, em 2010, quando Crutchlow, Jonathan Rea (Honda) e Leon Haslam (Suzuki) encheram os três primeiros lugares. Na segunda corrida, Crutchlow, Rea e Leon Camier (Aprilia) subiam ao pódio na segunda corrida, bem como Haslam em quarto e um quinto britânico, James Toseland (Yamaha).
Poucos olhares para o line-up de talentos em 2012, talvez esse domínio britânico seja uma tarefa impossível novamente. Parte da razão para isto é que os pilotos da Aprilia, BMW e Kawasaki - as máquinas montadas pelos atuais três melhores pilotos da série - não tiveram os maiores resultados aqui no passado.
O canal de TV por assinatura Bandsports não televisionará a 10ª etapa do Mundial Superbike, com o GP da Inglaterra, que acontece nesse domingo, 05/08, devido aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Foto: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário