WorldSBK: em Assen, Bautista e Ducati Panigale V4 R se mantêm invictos
Mesmo com redução no regime máximo de rotações do motor, nova superesportiva da fabricante se manteve no topo nas corridas realizadas na Holanda
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
No último final de semana, o circuito de Assen, na Holanda, recebeu a quarta rodada do Mundial de Superbike, o WorldSBK. No topo, no entanto, nada de novo: Alvaro Bautista e a Ducati Panigale V4 R seguem dominando as ações na temporada 2019, com o espanhol vencendo as duas corridas do final de semana.
A organização do campeonato mexeu no regulamento para diminuir o poderio da nova superesportiva da fabricante italiana e reduziu o regime máximo de rotações do motor V4 de 998 cm³ para ver se haveria mais equilíbrio nas provas - só para lembrar, Bautista chegou a vencer corridas com mais de 15 segundos de vantagem sobre o segundo colocado neste ano.
Na Holanda, devido a uma inesperada nevasca no sábado, a programação do final de semana foi alterada e a corrida da Superpole, criada para este ano, foi cancelada e as outras duas corridas foram realizadas no domingo.
Em um clima gelado, mas com sol, Bautista venceu a primeira corrida e se tornou o primeiro piloto na história do Mundial de Superbike a vencer as dez primeiras provas em uma temporada, porém com uma distância menor: "apenas" três segundos sobre Jonathan Rea, o segundo colocado. Michael van der Mark, correndo em casa, completou o pódio.
Para a segunda corrida, Bautista teve um pouco mais de trabalho, pois viu Rea assumir a liderança na primeira volta. O piloto da Ducati teve de estudar as linhas do britânico e da Kawasaki ZX-10R para dar o bote com a Panigale V4 R na sexta volta e subir para o primeiro posto, de onde não saiu mais para conquistar o 11º triunfo consecutivo em 11 provas disputadas.
Já Rea se viu superado por van der Mark por míseros 0s018 e terminou em terceiro, enquanto o holandês conseguiu um segundo lugar para a alegria do público local.
Com os resultados em Assen, Bautista segue líder da temporada, com 236 pontos. Rea é o segundo, com 183, e Alex Lowes vem em terceiro, com 126 pontos. A próxima rodada da temporada 2019 do Mundial de Superbike acontece em Imola, na Itália, entre os dias 10 e 12 de maio.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário