Vitória e pentacampeonato mundial

Com vitória e título por antecipação, Jonathan Rea da Kawasaki se torna o piloto com mais conquistas na história do Mundial de Superbike

Por Gian Calabrese

A rodada francesa do Mundial de Superbike, disputada em Nevers Magny-Cours entrou para história pela conquista do quinto título mundial de Jonathan Rea da Kawasaki.


Aos 32 anos de idade, o norte-irlandês de Ballynure - vilarejo com menos de 800 habitantes - somou pontos suficientes durante as três provas do fim de semana para se tornar o piloto de maior sucesso nas principais estatísticas da história do Mundial de Superbike.
De maior número de vitórias (83) e pódios (164) em 274 largadas, voltas mais rápidas e agora, principalmente para o piloto com mais títulos mundiais, Rea supera o lendário e também britânico, Carl Fogarty.


Nesta temporada atípica, com a corrida de hoje, Rea soma 12 vitórias  suficientes para o título com antecipação por duas rodadas, mesmo que seu principal rival Álvaro Bautista da Ducati tenha 15. Entretanto, Rea, foi o único piloto que pontuou em todas as 31 corridas disputadas, já Bautista deixou de pontuar em seis corridas e, em exceto uma das vitórias de Bautista, Rea deixou de chegar em segundo. O que mais estará por vir do norte-irlandês? Certamente, muito mais!


O fim de semana em Nevers também foi marcado pela incrível primeira vitória na Superbike do piloto turco Toprak Razgatlioglu, de 22 anos, que na Superpole Race ainda voltou a vencer no domingo, superando Rea na última volta. Também na Supersport 300 o dia foi marcado pelo título antecipado do espanhol Manel Gonzales - Kawasaki e pelo ótimo desempenho do brasileiro Ton Kawakami - Yamaha, que marcou seus primeiros pontos na categoria , brigou pela liderança da prova e terminou em 12º.


Seis primeiros na SBK 2, de hoje:


1 - Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK)
2- Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Team) - 0.862s
3 - Alex Lowes (Pata Yamaha WorldSBK Team) - 1.702
4 - Chaz Davies (ARUBA.IT Racing – Ducati) - 4.014
5 - Loris Baz (Ten Kate Racing – Yamaha) - 4.989
6 - Marco Melandri (GRT Yamaha WorldSBK) - 19.939


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br