Emoção e polêmica em San Juan

Bautista volta a vencer. Rea vence duas de três provas e Kawasaki conquista pela quinta vez o mundial de fabricantes neste fim de semana, na Argentina

Por Gian Calabrese

San Juan, na Argentina, foi o palco da sensacional penúltima rodada do Mundial de Superbike 2019. O belíssimo traçado inaugurado em 2018, ao pé da Cordilheira dos Andes, gerou fortes emoções, no entanto também causou polêmicas e momentos de tensão neste fim de semana antes as provas da categoria principal, a Superbike.
Isso porquê o novo asfalto ofereceu um dos piores cenários para os pilotos e equipes: a extrema falta de aderência nos treinos livres, classificatórios e corrida no sábado. Com isso, vários pilotos protestaram pouco antes da primeira prova disputada no sábado, quando seis pilotos (Melandri, Camier, Kiyonari, Laverty, Cortese e Davies) dos 18 inscritos, não alinharam no grid de largada que contou com apenas 12 competidores.

Um fato curioso foi que mesmo com baixa aderência e pilotos girando a volta cerca de quatro segundos acima do previsto, surpreendentemente ninguém sofreu queda.

A corrida um, sempre disputada aos sábados, foi marcada pela vitória do espanhol Álvaro Bautista (Ducati), que não vencia desde Portugal, para somar sua 16º vitória na temporada.

Jonathan Rea da Kawasaki, já campeão da temporada desde a etapa passada, e o piloto da Yamaha, Michael vd Mark, tentaram, alternaram a liderança com Bautista na primeira metade da prova, mas ao final não foram capazes de principalmente enfrentarem a veloz Ducati nas retas, e também Bautista, que não cometeu erros mesmo com a baixa aderência da pista. Então no topo do pódio deu Bautista, seguido Rea e Toprak Razgatlioglu, que ao final superou vd Mark e marcou seu 13º pódio no ano.

Depois de tanta reclamação sobre a pista que sofreu nova lavagem para o domingo, nitidamente o asfalto melhorou e os pilotos baixaram os tempos consideravelmente em três segundos.

Superpole Race e Corrida 2

Na Superpole Race, corrida com apenas 10 voltas disputada aos domingos, vimos um outro 'Johnny' Rea ao comando da ZX-10RR, extremamente mais rápido e confiante, ele superou seu rival Baustista nas primeiras voltas e abriu vantagem para a vitória, seguido de Bautista e novamente Toprak em terceiro fechando o pódio.

Já na corrida dois, e novamente confortável e empolgado com as novas condições, após uma fezos disputa, Rea abriu vantagem para Bautista, que ficou fora do pódio após sofrer com problemas de 'grip' e ser superado por seu companheiro de equipe Chaz Davies, que terminou a prova em segundo, e novamente Toprak foi o terceiro, para conquistar o título entre os pilotos de equipes independentes com a Puccetti Kawasaki.
Enquanto isso, Rea venceu a corrida dois para conquistar ao KRT - Kawasaki Racing Team, o quinto título mundial entre as fabricantes.

Sul-americanos na pista...

O grande destaque para a torcida presente certamente foi o argentino Leandro "Tati" Mercado da desprovida financeiramente equipe Orelac Racing Verd - Kawasaki. Mas o guerreiro sul-americano não se intimidou e conquistou um nono, décimo e oitavo lugares, respectivamente, após na última prova largar em último lugar por penalização.
Já pelo campeonato sul-americano com provas premiliminares, destaque para o brasileiro Danilo Lewis da Tecfil Racing na Superbike, quando conquistou dois excelentes resultados: um segundo na bateria um e um primeiro lugar na bateria dois. Na categoria SSP 300, Humberto "Turquinho" conquistou duas vitórias e Felipe Macan dois segundos lugares, ambos segundo e terceiro na geral subindo ao pódio.

Rumo ao Catar!

Com 62 pontos em jogo no campeonato, o Mundial de Superbike segue para a última e derradeira rodada no Catar, com o campeonato já conquistado na França por Jonathan Rea. Bautista também já tem o vice-campeonato garantido não podendo ser alcançado em pontos, então a grande expectativa e importante briga fica pela terceira posição do campeonato, onde três pilotos têm menos de seis pontos entre eles: Alex Lowes (Yamaha), vd Mark (Yamaha) e Toprak (Pucceti Kawasaki), que prometem de tudo para a última rodada do ano!

Confira a classificação geral dos seis primeiros colocados do Mundial de Superbike 2019:

1 - Jonathan Rea, Kawasaki - 601 pontos
2 - Álvaro Bautista, Ducati - 460 pontos
3 - Alex Lowes, Yamaha - 305 pontos
4 - Michael vd Mark, Yamaha - 304 pontos
5 - Toprak Razgatlioglu, Kawasaki - 299 pontos
6 - Leon Haslam, Kawasaki - 257 pontos


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br