Disputa no deserto

No calor do Catar, Jonathan Rea vence a tríplice coroa para se tornar o maior vencedor em uma temporada na história do WorldSBK

Por Gian Calabrese

O fim de semana foi de muita velocidade sob os holofotes do circuito de Losail, a rodada noturna fechou mais uma vez a temporada do Mundial de Superbike que, além das disputas na categoria principal - com campeonato já definido a favor de Jonathan Rea - contou com a definição das categorias intermediárias, 600 e 300cc.

Recorde

Na principal categoria com motos de produção em série, o pentacampeão Jonathan Rea da Kawasaki foi imbatível. Venceu as três provas do fim de semana para somar 17 vitórias na temporada e tornar-se o maior vencedor de toda história numa temporada, igualando a marca de Doug Polen de 1991. Além disso o norte-irlandês foi o único piloto que somou pontos em todas as 36 baterias disputadas, e ao final superou a marca de 15 vitórias do seu maior rival Álvaro Bautista, da Ducati. Outra marca interessante a favor de Jonathan Rea foi a conquista de 50% de todas as vitórias da Kawasaki na história da marca na categoria.

Kawasaki: pentacampeã entre fabricantes

Além das conquistas dos pilotos da KRT- Kawasaki Racing Team, o time festejou a conquista da fabricante, que agora soma cinco campeonatos a seu favor: de 2015 a 2019. Diferentemente do campeonato entre pilotos, a Kawasaki venceu com pequena vantagem de 50 pontos dos 673 somados. Os pilotos que contribuíram para o feito foram Rea e Toprak Razgatlioglu. Aliás, o piloto turco Toprak comemorou a conquista do título como piloto de equipe independente, no caso a Puccetti Racing – Kawasaki.

600 Supersport: Krummenacher é campeão

Randy Krummenacher chegou em sexto no Catar com sua Yamaha YZF-R6, mas somou pontos suficientes para se tornar o primeiro piloto suíço a conquistar um título na série do World Superbike, neste caso a Supersport 600, a categoria mais disputada da temporada, com os três primeiros com 13 pontos de diferença entre eles. O vencedor foi Lucas Mahias com a Kawasaki.

Nas pequenas Supersport 300: Gonzales leva a melhor

Manuel Gonzales, de 18 anos mostrou que a Espanha segue na vanguarda quando o assunto é revelar talentos no esporte. O jovem que chegou em segundo na inédita etapa no Catar para a categoria, somou três vitórias na temporada e seis pódios. A disputa final que consagrou Gonzales foi emocionante, e deu a Kawasaki as três primeiras colocações do campeonato, com Gonzales, Scott Deroue e Ana Carrasco.

A temporada acabou mas as notícias não param, mais do que nunca é hora da chegada de novos pilotos na categoria, lançamento de motos, mudanças de times e muito mais que iremos reportar por aqui e, em nossas redes sociais. Acompanhem-nos!

 

Três primeiros de 2019 por categoria:

Superbike

  1. Jonathan Rea, Kawasaki – 663 pontos
  2. Álvaro Bautista, Ducati – 498
  3. Alex Lowes, Yamaha – 341

 

Supersport 600

  1. Randy Krummenacher, Yamaha – 213 pontos
  2. Federico Caricasulo, Yamaha – 207
  3. Jules Cluzel, Yamaha - 200

 

Supersport 300

  1. Manuel Gonzales, Kawasaki – 161 pontos
  2. Scott Deroue, Kawasaki – 131
  3. Ana Carrasco, Kawasaki - 117

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br