Quedas de Crutchlow custam US$ 1 milhão por ano, diz chefe
Cal Crutchlow é segundo piloto com mais quedas na MotoGP desde 2013, atrás apenas de Marc Márquez
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Cal Crutchlow é, desde 2015, piloto da LCR, equipe satélite da Honda na MotoGP. Antes, o britânico passou pela Tech3, equipe pela qual estreou na categoria em 2011 e onde ficou até o fim de 2013. Em 2014, um ano abaixo do esperado na Ducati antes de desembarcar no time de Lucio Cecchinello.
Apesar de representar a LCR, Crutchlow é piloto contratado pela Honda e utiliza a mesma especificação da RC213V de Marc Márquez. Desde 2013, Crutchlow e Márquez tem outro elemento em comum: o número de quedas.
Márquez lidera a lista de quem mais caiu desde 2013, com 120 quedas. O segundo? Crutchlow, que foi ao chão 115 vezes de 2013 até o final do ano passado. Boa parte das quedas foi já pela LCR e não custa lembrar que o britânico já ressaltou algumas vezes que a RC213V é uma moto exigente fisicamente e difícil de pilotar - não para Márquez, pelo visto, que desde 2013 só não foi campeão em 2015.
Cecchinello sabe que as quedas de Crutchlow podem acontecer e reserva parte do orçamento da LCR para lidar com o custo gerado pelas caídas do piloto. E o chefe da LCR não destaca uma quantia irrisória para isso.
“Quedas acontecem. Se não temos tantos desastres, precisamos reservar uma quantia no orçamento que varia entre US$ 600.000 a US$ 1.000.000 para ele. Sempre somos os últimos a deixar o circuito, encontrar nossos carros no estacionamento nunca é um problema", contou Cecchinello em entrevista ao site GPOne.
O dirigente, entretanto, destaca o carinho que sente pelo piloto, que venceu as três corridas da carreira na LCR. “Ele é um cara especial, sincero. Tão sincero que às vezes cria alguns problemas diplomáticos com a Honda e com a Michelin", acrescentou Cecchinello.
Em conversão direta, a quantia citada por Cecchinello varia entre R$ 2.450.000 e R$ 4.090.000 por temporada, aproximadamente. Em 2020, Crutchlow vai para mais uma temporada com a LCR e com a Honda - pode ser a última, já que o piloto andou soltando algumas dicas de que pode se aposentar ao final deste ano. Será que Cecchinello vai gastar mais, menos ou a mesma quantia com quedas?
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