Por coronavírus, MotoGP cancela GP do Catar e GP da Tailândia é adiado
Em Losail, provas da Moto2 e da Moto3 serão realizadas; em Buriram, porém, as três classes não correm em março
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O surto de coronavírus segue se espalhando, com novos casos e mortes que estão gerando estado de alerta ao redor do mundo. O mundo da motovelocidade sofre as consequências e no último domingo (1º), a organização do Mundial de Motovelocidade confirmou que o GP do Catar de MotoGP foi cancelado.
Isso aconteceu porque o governo do Catar impôs quarentena de 14 dias para viajantes oriundos da Itália. Como muitos funcionários de equipes e do paddock são italianos, a decisão os impediria de estar no circuito de Losail para trabalhar no próximo final de semana.
As corridas da Moto2 e da Moto3, entretanto, estão confirmadas, já que pilotos e equipes das duas categorias já estão no Catar - os testes finais de pré-temporada das classes menores foram encerrados no domingo, em Losail.
Nesta segunda-feira (2), confirmou-se o adiamento do GP da Tailândia, que aconteceria no dia 22 de março. No caso da prova em Buriram, porém, nenhuma das três categorias corre. A decisão foi do governo tailandês, que informou aos organizadores do Mundial de Motovelocidade que não poderia sediar a prova na data prevista devido ao surto de coronavírus.
Diferente do GP do Catar, que foi cancelado, o GP da Tailândia ainda pode ser realizado neste ano. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Dorna e a IRTA (International Road-Racing Teams Association) trabalham para encontrar uma data para encaixar a prova.
A princípio, portanto, a temporada 2020 da MotoGP começa no dia 5 de abril, com o GP das Américas, em Austin.
O cancelamento da prova em Losail pode afetar também o Mundial de Superbike, já que a rodada do Catar está marcada para acontecer uma semana depois das corridas de Moto2 e Moto3.
Do ponto de vista puramente esportivo, o cancelamento da prova em Losail e o adiamento da corrida em Buriram são benéficos para personagens importantes da temporada 2020 da MotoGP: Marc Márquez e Honda.
O espanhol ainda não está 100% fisicamente após uma cirurgia no ombro direito e agora terá mais tempo para finalizar o processo de recuperação e chegar mais forte em Austin, pista amplamente dominada pelo espanhol - desde 2013, quando estreou na MotoGP, Márquez só não venceu no ano passado, quando sofreu uma queda enquanto liderava a prova.
A Honda, por sua vez, ganha mais um período para tentar encontrar soluções para a RC213V 2020, que foi alvo de críticas até de Márquez. Ainda que o atual campeão tenha garantido que "salvou" a pré-temporada no último dia de testes, quando experimentou novamente a moto de 2019 - retirada dos boxes de Takaaki Nakagami, que disputa esta temporada com a RC213V 2019.
Todas as equipes, se assim desejarem, poderão fazer o mesmo e trabalhar nas respectivas motos, já que o regulamento diz que a homologação de motores, partes aerodinâmicas e outros elementos deve ser feita antes da primeira corrida da temporada - que, por enquanto, é o GP das Américas.
Quem também pode se beneficiar é Andrea Iannone, que ainda não teve definida a situação após ter um resultado positivo para o uso de anabolizantes em um exame antidoping. A defesa do italiano ainda tenta reverter a punição, que pode deixar Iannone suspenso por quatro anos.
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