Oliveira fecha ano com vitória em Portugal; Morbidelli é vice-campeão
Miguel Oliveira disparou venceu de ponta a ponta; Franco Morbidelli, com uma Yamaha defasada em relação aos demais pilotos da marca, termina ano em segundo
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A temporada 2020 da MotoGP chegou ao fim neste domingo (22) com uma atuação dominante de Miguel Oliveira, que venceu de ponta a ponta com grande vantagem sobre Jack Miller, o segundo colocado.
Miller repetiu o duelo com Franco Morbildelli, desta vez pelo segundo lugar, e superou o ítalo-brasileiro na última volta para terminar em segundo e dar para a Ducati o título de construtores em 2020.
Para Morbidelli, o terceiro lugar confirmou o vice-campeonato. Único dos quatro pilotos Yamaha a não contar com a M1 2020, Morbidelli foi o melhor piloto da fabricante japonesa na temporada e termina o ano em alta.
Oliveira manteve a liderança na largada, seguido por Morbidelli e Miller. Na primeira volta, Mir ganhou oito posições e apareceu em 12º, mas um toque em Johann Zarco fez o campeão de 2020 perder várias posições e voltar para o fundo do pelotão.
Enquanto isso, com um ritmo muito superior, Oliveira já abria quase dois segundos com três voltas completadas. Morbidelli resistia à pressão de Miller, Cal Crutchlow era o quarto e um surpreendente Stefan Bradl fechava o top-5, seguindo de perto o britânico. Entretanto, uma volta depois o alemão foi superado por Pol Espargaró.
O espanhol, que se despedia da KTM em Portugal, queria mais do que o quinto lugar e na sétima volta deixou Crutchlow para trás e assumiu a quarta posição. Na frente, a vantagem de Oliveira na liderança já era de quase 3s6 com oito voltas completadas.
Se na frente não havia disputa, a batalha pelas posições intermediárias trazia um pouco mais de emoção, como a luta pelo quarto lugar, que envolvia Pol Espargaró, Crutchlow, Bradl e Johann Zarco. A disputa entre os quatro permitia a aproximação de mais três pilotos: Andrea Dovizioso, Takaaki Nakagami e Alex Rins.
Quem não estava nada bem na prova eram as M1 2020. Enquanto Morbildelli seguia em segundo com a M1 que mescla partes da moto de 2019 com a deste ano, a melhor moto 2020 era a de Fabio Quartararo, em 13º. Maverick Viñales era o 14º e Valentino Rossi, na prova de despedida da equipe oficial da Yamaha, o 15º. Mas pior mesmo foi a primeira corrida de Mir como campeão do mundo: um problema na Suzuki GSX-RR obrigou o espanhol a recolher para o box e abandonar.
A oito voltas do fim, com mais de quatro segundos de vantagem, a vitória de Oliveira já parecia garantida. Restava a luta pelo segundo lugar, mas Miller não conseguia se aproximar o suficiente de Morbidelli até então. O duelo entre Miller e Morbidelli parecia ficar para as voltas finais, assim como aconteceu no GP de Valência. E, diferente do que aconteceu na corrida anterior, Miller superou Morbidelli na última volta para terminar em segundo.
Na frente, Oliveira seguiu sem ser incomodado para vencer em casa e fechar o ano com duas vitórias. O segundo lugar de Miller foi importante para a Ducati, que se sagrou campeã entre os construtores. O terceiro posto de Morbidelli foi mais do que suficiente para o ítalo-brasileiro confirmar o vice-campeonato.
Pol Espargaró foi o quarto e Nakagami completou o grupo dos cinco primeiros no GP de Portugal. Na corrida de despedida da Ducati, Dovizioso foi o sexto, seguido por Bradl, Aleix Espargaró, Alex Márquez e Zarco, que fechou o top-10 no Autódromo Internacional do Algarve. Na despedida da MotoGP, Crutchlow terminou em 13º, uma posição atrás de Rossi na última prova com a Yamaha.
Na Moto2, a vitória ficou com Remy Gardner e o título de 2020 com Enea Bastianini, enquanto na Moto3 Raul Fernandez venceu novamente, mas o campeão foi Albert Arenas.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/dif. |
1 | 25 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 41'48.163 |
2 | 20 | 43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 3.193 |
3 | 16 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 3.298 |
4 | 13 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 12.626 |
5 | 11 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 13.318 |
6 | 10 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 15.578 |
7 | 9 | 6 | Stefan BRADL | Repsol Honda Team | Honda | 15.738 |
8 | 8 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 16.034 |
9 | 7 | 73 | Alex MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 18.325 |
10 | 6 | 5 | Johann ZARCO | Esponsorama Racing | Ducati | 18.596 |
11 | 5 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 18.685 |
12 | 4 | 46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 18.946 |
13 | 3 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 19.159 |
14 | 2 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 24.376 |
15 | 1 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 27.776 |
16 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 34.266 | |
17 | 82 | Mika KALLIO | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 48.410 | |
18 | 53 | Tito RABAT | Esponsorama Racing | Ducati | 48.411 | |
Não completaram | ||||||
32 | Lorenzo SAVADORI | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 3 voltas | ||
36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 10 voltas | ||
33 | Brad BINDER | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 23 voltas | ||
63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 0 voltas |
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