O MotoGP das Américas deste final de semana foi uma prova emocionante
Enea Bastianini conquista sua segunda vitória da temporada depois de uma corrida perfeita em Austin.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
O GP das Américas comemorou o 500º Grande Prémio da história da Dorna como promotora do Campeonato do Mundo de MotoGP, que vai ser lembrado não só pelo seu aniversário, mas também pelo espetáculo que proporcionou na pista, uma corrida disputada e emocionante como sempre.
Enea Bastianini, que logo no início da prova assumiu a liderança e estabeleceu um ritmo que ninguém conseguia acompanhar, buscou a sua segunda vitória no campeonato. A primeira foi no Catar, no início do campeonato.
Bastianini com uma Ducati da Equipe Gresini Racing conquistou a vitória na quarta etapa do Campeonato do Mundo da MotoGP em Austin, com Álex Rins da Suzuki em segundo, e Jack Miller da Ducati, que se tocou com Alex a duas curvas do final, terminando em terceiro para fechar o pódio do GP americano.
O grande destaque neste GP de Austin foi a atuação de Marc Márquez, que deu um verdadeiro show para os fãs na sua pista favorita. Depois de ficar afastado por duas etapas por causa da Diplopia, voltou para a etapa de Austin recuperado, mas infelizmente ficou parado na largada com problemas em sua moto saindo em último lugar no grid, mas com uma pilotagem impressionante foi subindo de posições durante a prova.
Na metade da corrida, Márquez, depois de ultrapassar 14 pilotos, já era décimo. Em uma corrida alucinante, seguiu ganhando posições, passou Aleix Espargaró, em seguida Zarco e Quartararo, para fazer o mesmo com Jorge Martín a quatro voltas do final.
Márquez, que nessa altura da prova já tinha ultrapassado nada menos que 18 pilotos, além de fazer duas voltas rápidas, terminou em um grande sexto lugar, mas com certeza tinha ritmo para lutar pela vitória se não tivesse tido problema na largada. Deu um show e fez uma corrida de verdadeiro campeão.
O também compatriota de Márquez, e seu companheiro de equipe na Repsol Honda, Pol Espargaró terminou em décimo terceiro lugar em Austin.
A Moto2, que foi marcada por uma longa lista de desistências, teve Tony Arbolino conquistando a sua primeira vitória no Grande Prémio das Américas, o japonês Ai Ogura da Idemitsu Honda Team Asia em segundo e o inglês Jake Dixon da Equipe Shimoko GASGAS Aspar, comemorando muito emocionado seu primeiro pódio, em terceiro.
Vencedor da etapa de Mandalika, o tailandês Somkiat Chantra que acertou as costas de Sam Lowes na primeira volta, pode enfrentar uma penalidade para a próxima prova em Portimão.
O estreante e dono da pole na Moto2, o americano Cameron Beaubier, deixou escapar a liderança logo no início e foi para quarto lugar e quando parecia pronto para conquistar o melhor lugar da carreira dele em um mundial na frente de seus fãs em casa, sob a pressão de Marcel Schrotter caiu na última volta na curva 16, ficando fora da classificação.
O espanhol Jaume Masiá mostrou suas garras no GP de Moto3 em Austin. Masiá da equipe KTM Ajo vence depois de fazer uma grande corrida, conquistando a vitória na última volta depois dos ataques do italiano Andrea Migno, que ao tentar a vitória nas curvas finais perde sua colocação para o seu compatriota Dennis Foggia, líder do campeonato.
O brasileiro estreante na Moto3 em 2022 Diogo Moreira, caiu na penúltima volta abandonando a prova de Austin depois de uma excelente corrida, onde chegou a disputar a ponta, estando sempre entre os primeiros durante a corrida. Após quatro etapas (faltam ainda dezessete para o fim do campeonato) Diogo está em décimo terceiro na classificação geral da Moto3 com 20 pontos.
A próxima etapa do campeonato mundial de motovelocidade, vai ser em Portimão, GP de Portugal, no dia 24 de abril.
01- Enea Bastianini 61 pontos
02- Alex Rins 56 pontos
03- Aleix Espargaro 50 pontos
04- Joan Mir 46 pontos
05- Fabio Quartararo 44 pontos
06- Brad Binder 42 pontos
07- Jack Miller 31 pontos
08- Johann Zarco 31 pontos
09- Miguel Oliveira 28 pontos
10- Jorge Martin 28 pontos
01- Celestino Vietti 70 pontos
02- Aí Ogura 56 pontos
03- Tony Arbolino 54 pontos
04- Aron Canet 49 pontos
05- Somkiat Chantra 45 pontos
06- Sam Lowes 35 pontos
07- Jake Dixon 32 pontos
08- Augusto Fernandez 31 pontos
09- Joe Roberts 24 pontos
10- Marcel Schrötter 23 pontos
01- Dennis Foggia 74 pontos
02- Sergio Garcia 58 pontos
03- Andrea Migno 41 pontos
04- Izan Guevara 37 pontos
05- Deniz Öncü 37 pontos
06- Jaume Masia 34 pontos
07- Carlos Tatay 32 pontos
08- Ayumu Sasaki 29 pontos
09- Kaito Toba 27 pontos
10- Xavier Artigas 26 pontos
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário