MotoGP retorna às pistas com vitória inédita e acidente grave

Jorge Martín, da equipe Ducati Pramac, venceu pela primeira vez na categoria rainha. Acidente entre Pedrosa e Savadori causa incêndio e a corrida é paralisada

Por Thiago Dantas

As corridas da MotoGP estão de volta! Em final de semana cheio de emoção, Jorge Martín do time Pramac, equipe satélite da Ducati, teve o seu final de semana de consagração no seu ano de estreia na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade. O piloto espanhol largou na pole position e venceu o GP da Estíria. 


Jorge Martín vence sua primeira prova no MotoGP (Divulgação Pramac)

Jorge Martín não teve uma corrida fácil, pois na segunda colocação estava o atual campeão da MotoGP, Joan Mir, da equipe Suzuki, forçando passagem.  Em terceiro lugar, chegou Fabio Quartararo que fez uma corrida segura e abriu alguns pontos para o Zarco no campeonato de pilotos. A quarta posição ficou com Brad Binder, seguido por Takaaki Nakagami, Johann Zarco, Aléx Rins, Marc Márquez, Álex Márquez e Dani Pedrosa fechando o top 10 no Red Bull Ring, na Áustria. 

 

Mas, o que marcou a corrida foi o acidente que aconteceu logo no início com Pedrosa e Savadori na curva 3. O piloto da KTM, Dani Pedrosa escorregou na curva e a moto ficou caída no chão e foi atropelada pelo piloto da Aprilia. Com o acidente, a moto de Savadori pegou fogo e a corrida foi paralisada com bandeira vermelha. 

 
Acidente entre Pedrosa e Savadori termina em incêndio. Nenhum piloto ficou gravemente ferido (Reprodução MotoGP)

 

Dani Pedrosa levantou logo em seguida, mas Savadori ficou caído na pista e foi retirado da pista de maca. Após o atendimento de primeiros socorros na pista foi verificado que nenhum piloto sofreu grave lesão. Para preservar a saúde do seu piloto, a Aprilia preferiu encaminhar seu piloto para realizar exames mais profundos, no qual foi descoberto que Savadori quebrou o tornozelo e vai precisar operar, já Dani Pedrosa foi até o Pit-lane e pegou a moto reserva. 

Após a paralisação e a limpeza da curva 3 para retirar o combustível da pista, a direção de prova decidiu fazer uma nova largada com o classificação original e com 27 voltas, uma volta a menos que a previsão inicial. 

Na hora de sair para a volta de aquecimento, Maverick Viñales levantou a mão com a moto apagada e precisou ser levado ao pit-lane, de onde teve de largar. Uma decepção para o piloto da Yamaha, que havia ganhado posições na largada antes do acidente. 

O resultado final no GP da Estíria, na Áustria, favoreceu o atual líder do campeonato, Quartararo. O piloto francês da Yamaha ampliou a vantagem na liderança do campeonato, chegando a 172 pontos, uma diferença de 40 pontos de vantagem para Johann Zarco, o vice-líder, que chegou apenas no sexto lugar. Joan Mir, que chegou na segunda posição, ganhou uma posição no campeonato de pilotos e agora está na terceira posição com 121 pontos. 

 
Quartararo abre vantagem no Campeonato de Pilotos (Divulgação Yamaha Racing)

 

No campeonato entre equipes, a Yamaha segue na liderança, com 267 pontos, seguida pela Ducati (214), Pramac (184) e Suzuki (163). 

No Mundial de Construtores, a Yamaha segue na liderança, com 200 pontos, seguida de perto pela Ducati, com 192. KTM (127), Suzuki (125), Honda (97) e Aprilia (62) fecham a lista.

A próxima corrida  da MotoGP é no domingo dia 15 de agosto, novamente no Red Bull Ring, o GP da Áustria.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br