MotoGP: KTM acusa Honda de irregularidades na Moto3
Pit Bierer, diretor esportivo da KTM, assegura ter provas de que a Honda competiu com uma motocicleta adulterada no Mundial de Moto3
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Pit Bierer, Diretor Esportivo da KTM, acendeu uma polêmica envolvendo a categoria Moto3 do Mundial de MotoGP envolvendo o limite de rotações do motor em 2015.
Em uma entrevista à publicação Speedweek, Bierer afirma ter provas de que a Honda, sua principal concorrente no Mundial de Moto3, competiu com adulterações no motor da Honda NSF-250RW da temporada de 2015, girando acima dos 13.500 rpm permitidos pela regulamentação. A fabricante japonesa teria rodado a 13.600 rpm, algo significativo para trocar da quinta para a sexto velocidade nas retas.
A KTM já teria fornecido esses dados de computador, tanto para a Dorna como para a FIM e busca explicações de Dell'Orto, que fornece a central eletrônica (ECU) unificada para a categoria. Isto teria sido detectado após uma consulta com alguns pilotos que trocaram a Honda pela KTM em 2016, que se queixaram da velocidade máxima das motos KTM.
Bierer afirmou que 100 rpm não representam uma enorme diferença no desempenho, mas, considerando a importância da potência na Moto3, é uma vantagem importante. Agora aguardamos as medidas que podem ser executadas pelas organização (Dorna, FIM e IRTA", se essa acusação for confirmada.
Danny Kent (#52) venceu o Campeonato Mundial de Moto3 com a Honda em 2015, com apenas 6 pontos de diferença para KTM Miguel Oliveira, da KTM (#44).
Foto: Divulgação/MotoGP
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