MotoGP: Jorge Lorenzo é o campeão em 2015
Piloto espanhol da Movistar Yamaha MotoGP supera Valentino Rossi e garante o quinto campeonato na competição na pista de Valência
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A 18ª e última corrida da temporada de 2015 do Campeonato do Mundo de MotoGP, disputada no último domingo (8/11), com o GP da Espanha, em Valência, no circuito Ricardo Tormo, terminou com vitória espetacular de Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP), sobre a poderosa dupla da Repsol Honda Marc Márquez e Dani Pedrosa.
Com esta façanha, Lorenzo conquistou o título de Campeão do Mundo de MotoGP em 2015, com cinco pontos de vantagem sobre o colega de equipe Valentino Rossi, que foi quarto.
Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3) completaram a lista dos seis primeiros, enquanto Andrea Dovizioso (Ducati Team), Aleix Espargaró (Team Suzuki Ecstar MotoGP) e Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing) foram os nomes restantes no Top 10.
Com uma estratégia definida, largando na pole position, Lorenzo tratou de assumir a liderança, seguido de Pedrosa e Márquez, enquanto Rossi, largava da 26ª posição no grid, por conta das penalidades no GP da Malásia, mas já era o 15º ao final da primeira volta. Após três passagens Iannnone sofreu uma queda enquanto Rossio já era nono, com a liderança da corrida nas mãos de Lorenzo com Márquez e Pedrosa logo atrás.
Passadas seis das 30 voltas da corrida, Lorenzo continuava na frente com Márquez e Pedrosa nas posições imediatas e a perderem terreno para o líder, enquanto Rossi tinha já passado Smith e Petrucci para rodar em sétimo.
Na 13ª volta Rossi superava Dovizioso para chegar a quarto, mas com uma diferença de 11 segundos para Pedrosa, o terceiro. A menos de cinco voltas do final Márquez ameaçou a primeira posição de Lorenzo, enquanto Pedrosa aumentava o ritmo para chegar aos dois primeiros. Já Rossi continuava em quarto, a mais de dez segundos de Pedrosa, com o título cada vez mais certo nas mãos de Lorenzo.
Márquez não conseguiu atacar Lorenzo na última volta, pois estava com Pedrosa colado na sua roda, o que deu a vitória e o título a Lorenzo, que terminou o ano com 330 pontos contra os 325 de Rossi e os 242 de Márquez.
Na Moto2, vitória de Tito Rabat, da equipe EG 0,0 Marc VDS, carimbando o título antecipado da categoria para Johann Zarco, da Ajo Motorsport. Na Moto3, uma prova emocionante com vitória para o combativo português Miguel Oliveira, da Ajo Motorsport, e o título de 2015 para o britânico Danny Kent, da Leopard Racing.
A temporada 2015 começou com três corridas difíceis para o espartano Lorenzo, com dois quartos e um quinto lugares, levando muitas dúvidas sobre a possibilidade de lutar pelo título. A reviravaolta veio com uma sequência de quatro vitórias quando o paddock da MotoGP regressou à Europa e esperanças, enquanto as três quedas de Márquez o deixaram foram da corrida pelo campeonato.
Uma sequência de resultados nos cinco primeiros confrontos levaram a decisão do troféu de 2015 fosse um duelo entre os pilotos da Movistar Yamaha, Rossi e Lorenzo. Apesar de queda em Misano, Lorenzo acabou por conquistar o quinto campeonato da carreira na pista de Valência com 330 pontos.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário