MotoGP: Dovizioso derrota Márquez na última curva e vence na Áustria
Em repetição da batalha de 2017, italiano leva a melhor com manobra perfeita na última volta para manter invencibilidade da Ducati no Red Bull Ring
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Se a corrida anterior, o GP da Tchéquia, foi um passeio solitário de Marc Márquez, o GP da Áustria mostrou a MotoGP que todos esperam. Neste domingo (11), Andrea Dovizioso derrotou Marc Márquez na última volta para manter o domínio da Ducati no Red Bull Ring.
Em poucas voltas de prova já se formava o duelo que deu a tônica para a prova de 2017, quando o italiano resistiu ao ataque final do espanhol e venceu dando o `x`.
Desta vez, entretanto, Dovizioso vinha atrás na última volta e executou uma manobra perfeita na curva 10 para vencer a prova, dando a Márquez uma derrota que certamente não será digerida tão facilmente pelo espanhol. Fabio Quartararo foi o melhor piloto Yamaha na corrida e completou o pódio.
Márquez e Dovizioso pularam na frente na curva um, mas apostaram quase tudo na freada para a curva 3 e ambos abriram demais a trajetória, permitindo a Quartararo completar a primeira volta em primeiro.
Toda a batalha jogou Márquez para quinto no fim da primeira volta, mas o espanhol queria a recuperação de qualquer forma, subindo para quarto e partindo para cima de Jack Miller, que era o terceiro.
Quem se destacou nas primeiras voltas foi Valentino Rossi, que saiu do décimo lugar para o quinto em uma volta. No terceiro giro, Márquez finalmente deixou Miller para trás e foi para terceiro, enquanto Quartararo seguia na liderança sem ser ameaçado por Dovizioso.
Com a subida de Márquez para terceiro, entretanto, o italiano percebeu que teria de aumentar o ritmo para fugir da pressão do líder do campeonato e rapidamente assumiu a liderança. Márquez não demorou uma volta sequer para seguir o rival e deixar o novato da Petronas para trás, subindo para segundo.
Assim, o duelo que marcou a prova de 2017 estava configurado e ainda faltavam 23 voltas para o fim da prova. Quartararo, apesar de ter caído para terceiro, seguia a dupla de perto.
Duas voltas depois, no trecho final do circuito, enquanto Miller caía sozinho para Rossi herdar o quarto lugar, Márquez colocava por dentro na curva 10 para assumir a ponta. Apesar de ter sido superado pelo espanhol, Dovizioso não permitia que o líder do campeonato e da prova disparasse na frente.
A 15 voltas do fim, Márquez e Dovizioso já tinham aberto boa vantagem sobre Quartararo, que também não era incomodado por Rossi. Um pouco mais atrás, Maverick Viñales e Alex Rins tentavam se aproximar do veterano, mas sem sucesso até aquele momento.
Na frente, as voltas se passavam e Dovizioso parecia analisar os movimentos de Márquez, esperando o momento ideal para atacar. A nove voltas do fim, na freada para a curva 1, o italiano atrasou a freada e assumiu a liderança.
A partir de então, foi Márquez quem assumiu o papel de estudante, acompanhando Dovizioso de perto para avaliar os movimentos do rival. A batalha pelo quarto lugar começava a se intensificar, já que Viñales e Rins se aproximavam de Rossi.
Dovizioso e Márquez guardaram tudo para o final, como em 2017. A três voltas do fim, o espanhol superou o italiano no setor final da pista e o piloto da Ducati tentou dar o troco imediatamente, mas o líder do campeonato se manteve na ponta.
Ficou tudo para a última volta e Dovizioso tentou na reta dos boxes, mas Márquez deu o ‘x` na curva 1. Restava para o italiano uma tentativa no setor final, onde ele era mais veloz. E foi na curva 10, em uma manobra arrojada e parecida com a de Márquez em 2017, que Dovizioso deu o golpe final para vencer no Red Bull Ring e manter a invencibilidade da Ducati na pista.
Márquez foi o segundo, Quartararo o terceiro e Rossi conseguiu manter o quarto lugar, deixando Viñales e Rins em quinto e sexto, nesta ordem.
Francesco Bagnaia foi o sétimo, Miguel Oliveira o oitavo, Danilo Petrucci o nono e Franco Morbidelli completou o Top-10 na Áustria.
No campeonato, Márquez segue líder, agora com 230 pontos. Dovizioso reduziu em cinco pontos a desvantagem em relação ao espanhol e foi a 172, com Petrucci em terceiro, com 136. Rins segue em quarto, com 124, com Rossi tomando o quinto lugar de Viñales por um ponto – 103 a 102.
Na Moto3, Romano Fenati finalmente voltou ao topo do pódio após o retorno às pistas, enquanto na Moto2 Brad Binder venceu no final de semana que a KTM anunciou a saída da Moto2 como fornecedora de chassi. Pela MotoE, Mike Di Meglio venceu a prova, enquanto Eric Granado caiu quando liderava e abandonou.
A próxima etapa da MotoGP é o GP da Grã-Bretanha, que acontece no dia 25 de agosto.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 39'34.771 |
2 | 20 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 0.213 |
3 | 16 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 6.117 |
4 | 13 | 46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 7.719 |
5 | 11 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 8.674 |
6 | 10 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 8.695 |
7 | 9 | 63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 16.021 |
8 | 8 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 16.206 |
9 | 7 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 17.350 |
10 | 6 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 20.510 |
11 | 5 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 22.273 |
12 | 4 | 5 | Johann ZARCO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 25.503 |
13 | 3 | 6 | Stefan BRADL | Repsol Honda Team | Honda | 31.962 |
14 | 2 | 41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 34.741 |
15 | 1 | 17 | Karel ABRAHAM | Reale Avintia Racing | Ducati | 48.109 |
16 | 29 | Andrea IANNONE | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1 volta | |
Not Classified | ||||||
53 | Tito RABAT | Reale Avintia Racing | Ducati | 8 voltas | ||
43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 21 voltas | ||
55 | Hafizh SYAHRIN | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 26 voltas | ||
44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 27 voltas | ||
35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 27 voltas |
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