MotoGP: Binder é anunciado na KTM e Lecuona na Tech3 para 2020

Sul-africano vai ocupar lugar deixado por Johann Zarco; Lecuona, que havia assinado para seguir na Moto2, é promovido para a MotoGP

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Na noite da última quarta-feira (23), a KTM anunciou o lineup definitivo de pilotos para a temporada 2020 da MotoGP. Inicialmente, o time oficial iria contar com a mesma dupla que se formou nesta temporada, com Pol Espargaró e Johann Zarco.

Na equipe satélite, a Tech3, a dupla seria formada por Miguel Oliveira - que já está no time - e Brad Binder, que estreia na classe principal do Mundial de Motovelocidade em 2020.

Entretanto, Zarco e a KTM decidiram encerrar precocemente o vínculo - o francês foi, inclusive, liberado pela equipe para ocupar o lugar do lesionado Takaaki Nakagami na LCR, equipe satélite da Honda, nas três corridas finais de 2019 - e a vaga estava em aberto até ontem.

A fabricante austríaca moveu algumas peças e Binder, que seria piloto da Tech3, vai ocupar o lugar de Zarco e ser o novo companheiro de equipe de Espargaró em 2020. 


Foto: MotoGP/Divulgação

Com isso, a vaga que seria do sul-africano ficou aberta e a KTM optou por promover a estreia de Iker Lecuona na MotoGP. O espanhol, de 19 anos, é piloto da monday.com American Racing nesta temporada e pilota uma moto com chassi KTM - a fabricante deixa a classe intermediária na próxima temporada.

Lecuona havia assinado com a Ajo, hoje time oficial KTM na Moto2, para ocupar o lugar de Binder e ser companheiro de Jorge Martin em 2020. A oportunidade de ida para a MotoGP surgiu, porém, e o espanhol dá o salto para a classe principal no ano que vem.

“Nossos planos para 2020 foram impactados pelo anúncio no meio da temporada. Após algumas conversas decidimos seguir nessa direção e deixar jovens talentos com experiência em outras categorias mostrarem para nós do que são capazes. Brad é um piloto que vem crescendo dentro de nossa estrutura e temos certeza de que ele vai chegar na KTM na MotoGP e mostrar o mesmo estilo e atitude que temos visto há tempos", disse Pit Beirer, diretor esportivo da KTM.

Herve Poncharal, Red Bull KTM Tech3 Team Principal: “Tenho a sensação de que o lineup da KTM para 2020 é o mais forte que poderíamos ter. Temos quatro pilotos com talento, vontade e que vão abraçar o projeto. Pessoalmente, estou feliz por trabalhar com um jovem talento como Iker. Temos o suporte técnico e as pessoas certas conosco, acredito que daremos um grande passo à frente no próximo ano com Miguel (Oliveira) no segundo ano e Iker cheio de vontade de nos mostrar do que ele é capaz", completou Hervé Poncharal, chefe da Tech3.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br