Morbidelli domina e vence GP de Teruel; Mir é 3º e abre vantagem
Franco Morbidelli aproveitou erro de Takaaki Nakagami para vencer praticamente de ponta a ponta e se colocar na briga pelo campeonato
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Franco Morbidelli ainda pode lutar pelo título? O ítalo-brasileiro respondeu em alto e bom tom neste domingo (25) ao vencer com autoridade o GP de Teruel, 11º etapa da temporada 2020 da MotoGP.
Morbildelli se aproveitou da afobação de Takaaki Nakagami, que cometeu um erro e caiu sozinho ainda na primeira volta, para assumir a liderança e vencer praticamente de ponta a ponta. Alex Rins foi o segundo e Joan Mir o terceiro.
Com o resultado, Mir segue na liderança do campeonato e amplia para 14 pontos a vantagem sobre Fábio Quartararo, que não foi bem novamente e terminou apenas em oitavo.
O sonho de Nakagami durou apenas algumas curvas: enquanto Brad Binder e Jack Miller caíam na curva 2, o japonês chegou a largar bem e manter a liderança, mas foi ao chão na curva 4 e abandonou ainda na primeira volta.
Melhor para Morbidelli, que herdou a liderança, com Rins em segundo e Johann Zarco em terceiro. E se a classificação foi um pesadelo para Mir, as primeiras voltas resolveram parte do problema, já que o lider do campeonato ganhou sete posições e aparecia em quinto com duas voltas completadas, à frente de Quartararo, que havia largado na segunda fila.
O francês já começava a mostrar problemas de ritmo nas primeiras voltas e perdeu a posição para Alex Márquez, caindo para a sétima posição. O piloto da Honda, aliás, já começava a se aproximar de Mir, que ainda não havia conseguido ultrapassar Maverick Viñales. Na sexta volta, porém, Mir deixou o piloto da Yamaha para trás e Márquez aproveitou o embalo, fazendo Viñales cair para o sexto posto.
Nas voltas seguintes, as posições se estabilizaram e Morbidelli seguia líder na abertura da décima volta, com Rins em segundo e Zarco em terceiro, mas agora seguido de perto por Mir e Alex Márquez. Quartararo, entretanto, perdia mais uma posição - agora para Pol Espargaró - e aparecia em oitavo.
Na 11ª volta, no entanto, Mir partiu para cima de Zarco e assumiu a terceira posição. E, como na disputa com Viñales, Alex Márquez não perdeu tempo e superou o francês no giro seguinte. Entretanto, não era o dia da Honda, definitivamente: no 14º giro, o espanhol perdeu a frente da RC213V na curva 2 e caiu. Fim de prova para Alex Márquez e do sonho do terceiro pódio seguido.
A batalha pela vitória começava a esfriar um pouco a seis voltas do final, com Morbidelli conseguindo se distanciar um pouco de Rins. A escolha por pneus médios na dianteira e na traseira, enquanto Rins optou por macios, parecia fazer a diferença para o ítalo-brasileiro. Mir bem que tentou, mas não conseguiu se aproximar da dupla e parecia se conformar com o terceiro lugar.
A duas voltas do final, Morbidelli abriu mais de 1s5 sobre Rins e confirmou a segunda vitória na MotoGP, a segunda do ano, com certa tranquilidade. Rins foi o segundo e Mir completou o pódio, levando pontos importantes para o campeonato.
Pol Espargaró foi o quarto, Zarco o quinto e Miguel Oliveira o sexto. Viñales terminou em sétimo e Quartararo foi apenas o oitavo, com Iker Lecuona em nono e Danilo Petrucci fechando o top-10 do GP de Teruel. Outro postulante ao título, Dovizioso parece ter dado adeus à disputa ao cruzar a linha de chegada em 13º.
No campeonato, Mir foi a 137 pontos e ampliou a vantagem sobre Quartararo, que agora tem 123. Viñales é o terceiro, com 118, e Morbidelli aparece em quarto, com 112. Dovizioso é o quinto com 109 - são 28 pontos de desvantagem, mas com o desempenho que vem apresentando não parece provável que o piloto da Ducati ainda lute por algo.
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 41'47.652 |
2 | 20 | 42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 2.205 |
3 | 16 | 36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 5.376 |
4 | 13 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 10.299 |
5 | 11 | 5 | Johann ZARCO | Esponsorama Racing | Ducati | 12.915 |
6 | 10 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 12.953 |
7 | 9 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 14.262 |
8 | 8 | 20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 14.720 |
9 | 7 | 27 | Iker LECUONA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 17.177 |
10 | 6 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 19.519 |
11 | 5 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 19.708 |
12 | 4 | 6 | Stefan BRADL | Repsol Honda Team | Honda | 20.591 |
13 | 3 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 22.222 |
14 | 2 | 53 | Tito RABAT | Esponsorama Racing | Ducati | 26.496 |
15 | 1 | 38 | Bradley SMITH | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 31.816 |
Não completaram | ||||||
41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 3 voltas | ||
73 | Alex MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 10 voltas | ||
63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 18 voltas | ||
30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 0 voltas | ||
43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 0 voltas | ||
33 | Brad BINDER | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 0 voltas |
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