Mir vence primeira na MotoGP e dá grande passo rumo ao título

Espanhol vai para as duas últimas etapas com 37 pontos de vantagem sobre Alex Rins, que terminou GP da Europa em segundo, e Fabio Quartararo, que caiu no início

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

O GP da Europa, realizado neste domingo (8), foi palco de mais um momento histórico para a MotoGP. Joan Mir venceu pela primeira vez na MotoGP – tornando-se o nono vencedor diferente em 12 corridas em 2020 – e contou com um erro de Fabio Quartararo para abrir 37 pontos a duas provas do fim. 

Mir foi agressivo no início da prova para se colocar rapidamente atrás de Alex Rins, que liderava a prova. Pouco depois da metade da prova, o líder do campeonato executou a manobra que daria a ele a primeira vitória na classe principal do Mundial de Motovelocidade e o colocou ainda mais como o favorito para o título em 2020. 

O MELHOR EM MOTOS ESPORTIVAS ESTÁ AQUI!

Rins foi o segundo – foi a primeira dobradinha da Suzuki desde o GP da Alemanha de 1982 – e Pol Espargaró completou o pódio. Após a queda, Quartararo terminou em um discreto 14º lugar e está em segundo no campeonato por ter mais vitórias do que Rins, agora terceiro no campeonato. 

A corrida 

Pol Espargaró largou bem e manteve a liderança, com Rins em segundo e Mir ganhou duas posições na largada, subindo para terceiro. O calvário de Fabio Quartararo parece não ter fim e ainda na primeira volta o francês errou sozinho e caiu junto com Aleix Espargaró na curva 8, perdendo várias posições. 

Na segunda volta, no terceiro setor, Rins ultrapassou Pol Espargaró e assumiu a liderança da prova. Duas voltas, depois, na mesma curva, Mir deixou o compatriota da KTM para trás para assumir a segunda posição. Mais atrás, Valentino Rossi, que ocupava a 16ª posição na volta às pistas, enfrentou problemas com a Yamaha M1 e abandonou a prova. 

Com seis voltas completadas, Rins era o primeiro, com Mir em segundo e Pol Espargaró em, seguido de perto por Miguel Oliveira. Depois das movimentações iniciais, o líder do campeonato parecia satisfeito com a segunda posição e estudava os movimentos do companheiro de equipe. 

Após 12 voltas completadas, Rins, Mir e Pol Espargaró começavam a se distanciar dos demais e a indicar que seriam os protagonistas na batalha pela vitória no GP da Europa. Enquanto isso, Takaaki Nakagami ultrapassou Oliveira no fim da 15ª volta para se colocar na quarta posição, mas já distante do trio à frente. 

A 11 voltas do fim, na curva 11, Mir colocou por dentro e ultrapassou Rins para assumir a liderança do GP da Europa. Ao ultrapassar o companheiro de equipe na Suzuki, o líder do campeonato tentou se distanciar e imprimir um ritmo mais forte. A estratégia parecia dar fruto e Mir tinha pouco mais de um segundo sobre Rins a cinco voltas do final. 

E se o dia da Suzuki parecia caminhar para a perfeição, o da Yamaha era um desastre, com Franco Morbidelli sendo o melhor colocado com um discreto 11º lugar - Viñales, que largara do pitlane, era 13º, enquanto Quartararo era o 14º. Na batalha pelo oitavo lugar, Andrea Dovizioso superou Alex Márquez a quatro voltas do fim e o espanhol caiu na sequência, ficando a centímetros de derrubar o piloto da Ducati junto. 

Nas voltas finais, Mir apenas administrou a vantagem de pouco mais de um segundo para vencer pela primeira vez na MotoGP e dar um passo enorme rumo ao título inédito. Rins foi o segundo e Pol Espargaró completou o pódio. Nakagami foi o quarto e Oliveira completou o grupo dos cinco primeiros. 

Jack Miller, Brad Binder, Dovizioso, Johann Zarco e Danilo Petrucci fecharam, nesta ordem, o top-10 do GP da Europa de MotoGP. No campeonato, Mir foi a 162 pontos, contra 125 de Quartararo e Rins – o francês aparece em segundo por ter mais vitórias. Viñales é o quarto, com 121 pontos. Na corrida da Moto3, Raul Fernandez triunfou, enquanto Marco Bezzecchi foi o vencedor na Moto2. 

Confira o resultado final do GP da Europa de MotoGP:

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/dif.
1 25 36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 41'37.297
2 20 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki +0.651
3 16 44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 1.203
4 13 30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 2.194
5 11 88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM 8.046
6 10 43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 8.755
7 9 33 Brad BINDER Red Bull KTM Factory Racing KTM 10.137
8 8 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 10.801
9 7 5 Johann ZARCO Esponsorama Racing Ducati 11.550
10 6 9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 16.803
11 5 21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 17.617
12 4 6 Stefan BRADL Repsol Honda Team Honda 24.350
13 3 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 25.403
14 2 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 39.639
Não completaram
    32 Lorenzo SAVADORI Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 2 voltas
    73 Alex MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 4 voltas
    53 Tito RABAT Esponsorama Racing Ducati 14 voltas
    63 Francesco BAGNAIA Pramac Racing Ducati 22 voltas
    35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 22 voltas
    46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 23 voltas
    41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 0 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br