Marc Márquez substituído na Honda HRC?

Possível substituição se a recuperação de Márquez for muito longa, nomes como Fabio Quartararo e Joan Mir são cotados.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione. 

 

A reincidência da diplopia (visão dupla) de Marc Márquez põe a equipe Honda HRC em alerta por uma alternativa para possível substituição forçada do oito vezes campeão mundial para 2023.

Dois ex-campeões mundiais estão na mira da gigante japonesa, Enea Bastianini (campeão da Moto2 em 2020) e Jorge Martin (campeão da Moto3 em 2018) além de outras opções viáveis.

 

Foto: Divulgação - Enea Bastianini e Jorge Martin

Marc Márquez tem um contrato de quatro anos com a Honda HRC que ele havia assinado no início da temporada de 2020 e que vai expirar em 2024, no valor de cerca de 100 milhões de euros (aproximadamente 530 milhões de reais). 

A Honda, que tem um número mundial expressivo em vendas de motocicletas, não pode correr o risco de não ganhar mais títulos na MotoGP, vitrine do motociclismo no mundo, como vem acontecendo nas duas últimas temporadas. 

Foto: Divulgação - Marc Marquez

Por isso a preocupação em ter uma alternativa viável visando o título, passa a ser uma preocupação atual, apesar da equipe ainda não ter se manifestado oficialmente 

Com as dúvidas sobre o recente estado de saúde de Marc Márquez, infelizmente neste momento não é possível apostar somente em Pol Espargaro, certamente ele ainda não é o piloto que a equipe pode confiar para almejar o título mundial.

Foto: Divulgação - Pol Espargaró

As estatísticas de resultados de Espargaro, ex-campeão do mundo de Moto2 em 2013, mais quinze vitórias nas categorias menores em oito temporadas e duas corridas de MotoGP, não tem mais que oito pódios, dos quais sete são terceiros lugares, sem nenhuma vitória. Ou seja, pouco para ser cotado como candidato a buscar o título para a gigante japonesa.

Foto: Divulgação - Francesco Bagnaia

Assim a Honda será obrigada pelo menos a tentar pensar em um grande nome, ou um grande potencial, na infeliz hipótese de ter que abrir mão do campeão Marc Márquez 

Entre os nomes cotados, estão Francesco Bagnaia que acaba de renovar com a Ducati até 2024, o atual campeão mundial Fabio Quartararo da Yamaha, e Joan Mir da Suzuki, entre outros jovens potencialmente talentosos como Enea Bastianini, 25 anos, campeão na Moto2 em 2020 e atual líder do mundial com a Ducati Gresini e Jorge Martin, atualmente na Ducati Pramac, também estão na “mira”. 

 

Foto: Divulgação - Fabio Quartararo  e  Joan Mir

Todos eles, especialmente as estrelas da Yamaha e da Suzuki, têm contratos que vão expirar no final desta temporada e são prováveis cotados se a Honda tiver que optar por uma possível substituição de Marquez. 

Vamos torcer para uma breve recuperação do oito vezes campeão mundial para que ele possa voltar a competir e brigar pelo título mundial da MotoGP.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br