Jan de Vries, primeiro holandês campeão mundial, morre aos 77 anos

Ex-piloto teve disputa de título com Angel Nieto definida em curioso critério de desempate

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Na última segunda-feira (18), Jan de Vries, primeiro holandês a se sagrar campeão no Mundial de Motovelocidade, morreu aos 77 anos vítima de uma parada cardíaca. O ex-piloto conquistou dois títulos na classe 50cc, nos anos de 1971 e 1973. 

Jan de Vries poderia ter conquistado mais um título, o da temporada 1972 da 50cc, mas foi derrotado pela lenda espanhola Angel Nieto em um duelo extremamente acirrado e que foi decidido em um critério de desempate curioso.

AS MELHORES MOTOS ESPORTIVAS DO BRASIL!

Após a disputa de todas as etapas daquele ano, de Vries e Nieto estavam empatados em 69 pontos e haviam conquistado o mesmo número de vitórias - três para cada um. 

Na ocasião, para definir o campeão da classe naquele ano, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) teve que olhar para a soma dos tempos de prova de todas as corridas do ano e ver quem tinha levado menos tempo para cruzar a linha de chegada. 


Foto: MotoGP/Divulgação

Após os cálculos, Nieto levou a melhor sobre de Vries e ficou com o título da classe 50cc naquele ano – o espanhol conquistou mais 12 títulos mundiais durante a carreira e é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. 

O MOTO.com.br presta condolências aos familiares, amigos e fãs de Jan de Vries. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br