Hamilton e Rossi trocam de lugar em evento em Valência; veja vídeo
Atual campeão da Fórmula 1 pilotou Yamaha M1 do multicampeão da MotoGP, que assumiu o volante do W08, carro do título de 2017 do britânico
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Aconteceu na última segunda-feira (9) um momento histórico para o mundo da velocidade: a troca de posto entre Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial de Motovelocidade - um título nas 125 cc, um nas 250 cc, um nas 500 cc e seis na MotoGP - e Lewis Hamilton, hexacampeão de Fórmula 1 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019).
O palco escolhido para o evento foi o Circuito Ricardo Tormo, que sedia o GP de Valência, etapa final da temporada da MotoGP. Hamilton pilotou a M1 2019 de Rossi, enquanto o italiano assumiu o volante do Mercedes W08, carro com o qual o britânico conquistou o quarto dos seis títulos mundiais na Fórmula 1.
A Monster, fabricante de bebidas energéticas e patrocinadora dos dois pilotos, fez a ponte para a troca de posto entre os campeões das duas e quatro rodas. Hamilton não apenas pilotou a M1 como foi para a pista e seguiu Rossi, que naquele momento atuava na função original. As duas partes não esconderam a empolgação com o que fizeram.
“É incrível ver uma lenda como Valentino pilotar o meu carro. Fiquei empolgado por ele ao vê-lo descobrindo o carro, lembrei-me da primeira vez que pilotei um Fórmula 1. Você vê toda a equipe ao seu redor, é diferente. Também foi muito legal estar na pista com Valentino à minha frente pilotando a mesma moto", disse Hamilton.
“Provar o W08 foi uma experiência espetacular para mim. Já tinha pilotado um Fórmula 1 antes, mas muitas coisas mudaram no carro desde a última vez. Fiquei impressionado com o carro e com a dirigibilidade, assim como com a Mercedes. Eles me acolheram muito bem e fizeram com que a adaptação ao carro fosse mais fácil", comentou Rossi, que também falou sobre as voltas comboiando Hamilton na M1.
"Foi um momento bacana para a equipe dividir nossa paixão com ele. Tecnicamente, Valência é uma pista difícil e ventava muito. Em um determinado momento, pensei que poderia ser difícil para Lewis, mas ele esteve brilhante sobre a moto. Foi gratificante dividir essa experiência com ele e creio que ele se divertiu muito, dado o quanto ele queria seguir pilotando. Espero que ele tenha mais oportunidades como esta no futuro", acrescentou o italiano.
Não foi somente Hamilton que quis mais: Rossi admitiu que terminou o dia querendo mais tempo com o W08. "Uma vez que encontrei o ritmo pude forçar mais, foi um prazer enorme. Senti-me como um piloto de Fórmula 1 de verdade, não queria que esse dia acabasse", reconheceu.
“Eu já era um grande fã de Lewis antes, mas agora sou ainda mais. Tivemos um dia incrível, em que as duas principais categorias do esporte a motor não somente se encontraram, mas trabalharam juntas", completou o piloto da Yamaha.
Veja um resumo do encontro no vídeo abaixo:
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário