Final de semana tem MotoGP da Catalunha, o que esperar?

Álex Crivillé, único campeão espanhol de 500cc, faz suas análises sobre o GP.

Por Trinity Ronzella

Nesse final de semana, dia 05 de junho,  acontece a nona rodada do MotoGP 2022, o Grande Prêmio da Catalunha! Com uma campeonato bem disputado, as expectativas são grandes para mais um espetáculo nas pistas. Serão 111,8 km em 24 voltas de emoções na categoria rainha.

O circuito de Barcelona-Catalunha foi construído em 1989 e recebeu sua primeira corrida do Mundial em 1992 para,  desde então, fazer parte do calendário regular do MotoGP. Com 4.627 metros distribuídos em 8 curvas para direita e 6 para esquerda, tem 12 metros de largura e uma reta longa com 1.047 metros. Espaço suficiente para ser palco do show da nona rodada do MotoGP no final de semana.

Circuito Barcelona-Catalunha - Foto: Divulgação

 

Em 2021, o pódio ficou com Miguel Oliveira, Johann Zarco e Jack Miller, média de 166 km/h e velocidade máxima de 355 km/h, vamos ver como será esse ano.

 

Alex Crivillé vence o GP da Espanha em 1999 - Foto: Divulgação

 

Vamos a análise de Alex Crivillé, que,  em 1999 se tornou o primeiro espanhol campeão do mundo na categoria das 500 cc. Álex Crivillé falsificou a idade quando tinha 14 anos, para tirar a licença com 15 anos, a idade permitida na Espanha. Neste ano ganhou a Criterium Solo Moto, uma categoria 75cc de motos

 

1- Quem é o mais regular?

Entre Fabio Quartararo, Aleix Espargaró, Enea Bastianini e  Pecco Bagnaia, o mais regular com 4 pódios consecutivos e uma vitória é Espargaró, que está a 8 pontos de Quartararo. 

 

Fabio Quartararo é o mais regular! Foto: Divulgação

 

2-  Quem é o favorito para vencer?

O favorito para vencer o GP da Catalunha  seria Aleix Espargaró pois está correndo em casa e já venceu esse ano mas…Quartararo não é líder a toa e o circuito de Barcelona-Catalunha é muito apreciado por ele. Pecco Bagnaia venceu a última, está na briga. Espargaró corre em casa. Bastianini apesar de irregular, se estiver na frente sabe poupar os pneus e não vende a posição barato, ou seja, diferente do passado que tínhamos 2 destaques, Marquez e Rossi, hoje está mais equilibrado, mas a aposta vai para Espargaró.

 

Será que dá Aprilia com Espargaró? Foto: Divulgação

 

3- A falta de Marquez complica para a Honda, e o desenvolvimento da moto?

A ausência de Marquez é positiva pelo motivo que é, não adianta prorrogar o que não está bom: pára, resolve, recupera e volta forte. Ao mesmo tempo, abre oportunidades para Stefan Bradl e Pol Espargaró encontrarem a melhor maneira de lidar com a Honda RC213V. Que ela precisa de mudanças é fato e, tempo para isso, eles e a equipe terão para trocar peças e alterar o que for preciso para colocar tudo no traçado certo.

 

4- Arrisca um palpite de pódio na Catalunha?

Creio ser uma corrida muito parecida com Mugello porém, mais apertada, mais justa. Pecco Bagnaia, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró seria um bom palpite.

 

Pecco Bagnai venceu sua primeira corrida no ano passado. Foto: Divulgação

 

5- Com a primeira vitória de Pedro Acosta na Moto2 ele deve estar mais “leve”, mas 63 pontos de diferença dele para os dois primeiros é possível sonhar?

Vai depender de resultados, Acosta precisa ganhar muitas corridas para causar pressão psicológica em Celestino Vietti e Ai Ogura, a diferença é grande mas ainda tem muitos pontos em disputa e erros acontecem.

 

Pedro Acosta ainda está na disputa pelo título na Moto2? Foto: Divulgação 

 

6- Na Moto3, Sergio Garcia  pode repetir a vitória da temporada passada e abrir vantagem na disputa pelo título?

Garcia é o favorito ao título de 2022 na Moto3, tem 28 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, mas ainda é cedo para pensar em título. Ele é o mais preparado para ser campeão física e mentalmente porém, no momento, o mais importante são os resultados, tem que ganhar para ficar mais confortável.

Sergio Gracia é o favorito ao título de 2022 na Moto3?  Foto: Divulgação

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br