Binder derrota Morbidelli e vence pela primeira vez na MotoGP

Sul-africano, estreante nesta temporada, dá para a KTM a primeira vitória na classe principal do Mundial de Motovelocidade

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

Neste domingo (9), Brno viu a história ser escrita na MotoGP. Brad Binder venceu o GP da Tchéquia, subindo ao topo do pódio na categoria pela primeira vez. O feito de Binder também levou a KTM a vencer pela primeira vez na classe principal do Mundial de Motovelocidade. 

Binder também é o primeiro sul-africano a vencer na classe principal do Mundial e o primeiro novato a triunfar na MotoGP no ano de estreia desde Marc Márquez, que venceu o GP das Américas em 2013. 

As esportivas mais rápidas e ágeis em todo o Brasil!

Franco Morbidelli liderou boa parte da prova, mas não resistiu ao ritmo superior de Binder e terminou em segundo, conquistando o primeiro pódio da carreira na MotoGP. Johann Zarco, que largou na pole, terminou em terceiro e voltou ao top-3, o que não acontecia desde o GP da Malásia de 2018. 

A corrida 

Zarco não largou bem e perdeu uma série de posições, enquanto a dupla da Petronas, liderada por Morbidelli, assumiu as duas primeiras posições. Quartararo, porém, perdeu a segunda posição para Aleix Espargaró na primeira volta. 

Na abertura da segunda volta, porém, o piloto da Aprilia cometeu um erro na curva 1, permitindo a Quartararo assumir a segunda posição. A vida de Aleix Espargaró logo se complicou, com Binder superando o espanhol ainda na segunda volta e com Zarco e Pol Espargaró ultrapassando Aleix na terceira volta. 

Quartararo tentava se aproximar de Morbidelli, mas tinha que ficar de olho em Binder, que o acompanhava de perto. Um pouco mais atrás, Rossi tentava buscar o pódio de número 200 da carreira e ocupava a oitava posição com quatro voltas completadas. 

O francês não conseguia se aproximar do ítalo-brasileiro e, além da pressão de Binder, via Pol Espargaró e Zarco se aproximarem da disputa pela segunda posição. Na batalha pelo sexto lugar, Alex Rins ultrapassou Aleix Espargaró. 


Foto: MotoGP/Reprodução

Na nona volta, Binder superou Quartararo e o francês parecia ter problemas de pneus, pois foi superado brevemente por Pol Espargaró na mesma volta. Entretanto, o espanhol da KTM errou e abriu a volta seguinte sendo pressionado por Zarco. A ex-dupla da KTM se encontrou e Espargaró levou a pior, caindo e abandonando. 

Uma volta depois, Zarco ultrapassou Quartararo e assumiu a terceira posição. Na frente, Binder mostrava um ritmo superior ao de Morbidelli e se aproximava do piloto da SRT Petronas. A dez voltas do fim, a diferença entre os dois era inferior a 0s5. 

Era questão de tempo, portanto, para Binder assumir a liderança da prova, o que aconteceu a nove voltas do final. Enquanto isso, Zarco foi punido pelo incidente com Pol Espargaró e teve de passar pelo trecho longo. Na volta, o piloto da Avintia teve que lidar com a pressão de Quartararo, que não conseguiu superar o compatriota. 

Quem não vinha fazendo uma prova boa era Maverick Viñales. Discreto, o espanhol da Yamaha ocupava apenas o décimo lugar a sete voltas do fim.  

A disputa pelo quarto lugar era a mais interessante da prova a cinco voltas do fim: Quartararo não só não conseguiu superar Zarco como foi ultrapassado por Rins e Rossi, caindo para sexto. Pouco depois, o francês perdeu a posição para Miguel Oliveira, sendo relegado ao sétimo posto. 

Na frente, Binder seguiu com tranquilidade para a vitória, a primeira da ainda curta carreira na MotoGP e a primeira da KTM na classe principal do Mundial de Motovelocidade. Morbidelli foi o segundo e conquistou o primeiro pódio na MotoGP, enquanto Zarco resistiu aos ataques finais de Rins para completar o pódio. 

O piloto da Suzuki tentou, mas foi o quarto, com Rossi em quinto e Oliveira em sexto. Quartararo foi o sétimo, Takaaki Nakagami o oitavo, Jack Miller o nono e Aleix Espargaró finalizou a prova em décimo. 

No campeonato, Quartararo segue líder, com 59 pontos. Viñales, que terminou a prova em 14º, é o segundo com 42 pontos, enquanto Morbidelli é o terceiro, com 31 pontos. 

Na Moto2, Enea Bastianini venceu pela segunda vez seguida, enquanto na Moto3 o vencedor foi Dennis Foggia. A próxima etapa da MotoGP acontece já no próximo final de semana, com o Red Bull Ring recebendo o GP da Áustria. 

Confira o resultado final do GP da Tchéquia de MotoGP: 

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/dif.
1 25 33 Brad BINDER Red Bull KTM Factory Racing KTM 41'38.764
2 20 21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 5.266
3 16 5 Johann ZARCO Esponsorama Racing Ducati 6.470
4 13 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 6.609
5 11 46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 7.517
6 10 88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM 7.969
7 9 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 11.827
8 8 30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 12.862
9 7 43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 15.013
10 6 41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 15.087
11 5 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 16.455
12 4 9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 18.506
13 3 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda CASTROL Honda 18.736
14 2 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 19.720
15 1 73 Alex MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 24.597
16 53 Tito RABAT Esponsorama Racing Ducati 29.004
17 38 Bradley SMITH Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 32.290
18 6 Stefan BRADL Repsol Honda Team Honda 55.977
Não Completaram        
  44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 12 voltas
  36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 18 voltas
  27 Iker LECUONA Red Bull KTM Tech 3 KTM 18 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br