Bagnaia erra e Viñales vence GP da Emília-Romanha; Rossi abandona

Pecco Bagnaia vinha para o que parecia ser a primeira vitória na MotoGP quando caiu sozinho; Viñales é o sexto vencedor diferente em sete provas em 2020

Por Gabriel Carvalho


Foto: MotoGP/Divulgação

O dia parecia ser de Francesco Bagnaia, mas foi de Maverick Viñales. Neste domingo (20), o espanhol viu o italiano cometer um erro quando liderava o GP da Emília-Romanha e se tornou o sexto vencedor na temporada 2020 da MotoGP. 

O melhor em Yamaha você vê aqui!

O resultado da segunda prova em Misano embolou o campeonato: Andrea Dovizioso é o lider, com Fabio Quartararo em segundo e Viñales em terceiro, ambos com 83 pontos. Joan Mir, segundo colocado neste domingo, é o quarto, com 80. 

A corrida 

Miller largou muito bem e contornou as primeiras curvas em primeiro, mas Viñales retomou a liderança ainda no primeiro setor. Quartararo, por sua vez, não teve um bom início de prova e perdeu posições para Bagnaia, Brad Binder e Pol Espargaró. 

Mas quem realmente teve problemas foi Valentino Rossi, que foi ao chão na curva 4. Na mesma volta, Binder caiu na curva 14. Enquanto isso, Bagnaia assumiu a segunda posição e logo mostrou um ritmo superior ao de Viñales, que havia aberto certa vantagem. 

Na quarta volta, Binder caiu novamente, desta vez na curva 1, e abandonou definitivamente a prova. Se por um lado alguns decepcionavam, outros surpreendiam: Alex Márquez, que vem sofrendo na temporada de estreia na MotoGP, ocupava um bom quarto lugar no início da prova. 

Na sexta volta, Viñales cometeu um pequeno erro e Bagnaia tirou proveito, assumindo a liderança da prova. Miller, no entanto, vivia um momento totalmente diferente em relação ao companheiro de equipe e abandonava a prova com problemas na moto. 

Com o decorrer da prova, as disputas diminuíram e as posições foram mantidas. A quinze voltas do fim, Bagnaia levava 1s4 sobre Viñales, que estava 2s1 à frente de Pol Espargaró. Faltando 11 voltas para o fim da prova, Rossi recolheu para os boxes e abandonou de vez. Na reta final do GP da Emília-Romanha, a disputa pelo terceiro lugar parecia esquentar, com Quartararo se aproximando de Pol Espargaró.  

A sete voltas do fim, o sonho da primeira vitória de Bagnaia foi para o chão na curva 6. Melhor para Viñales, que herdou a liderança com 4s3 de vantagem sobre a dupla Pol Espargaró e Quartararo, que então duelava pelo segundo lugar. 

A batalha beneficiava outro piloto além de Viñales: Joan Mir, que vinha em quarto e se aproximava rapidamente dos pilotos da KTM e da Petronas SRT. E já que Quartararo não conseguia superar Pol Espargaró, Mir tratou de superar o francês na freada para a curva 2, assumindo o terceiro posto. 

Uma volta depois, Mir levou o segundo lugar do piloto da KTM, que também foi superado por Quartararo. Entretanto, o francês foi punido com uma passagem pelo trecho longo da pista e, embora não tenha cumprido na pista, levou três segundos no tempo de prova, o que colocou Pol Espargaró em terceiro novamente. 

E assim terminou a prova, com Viñales vencendo a primeira do ano – o sexto vencedor diferente em sete corridas – com Mir em segundo e Pol Espargaró completando o pódio. Um insatisfeito Quartararo foi o quarto e Miguel Oliveira completou o grupo dos cinco primeiros. 

Takaaki Nakagami foi o sexto, Alex Márquez o sétimo, Andrea Dovizioso o oitavo, Franco Morbidelli o nono e Danilo Petrucci fechou o top-10 do GP da Emília-Romanha. 

Na Moto2, Enea Bastianini levou a melhor e venceu, enquanto na Moto3 Romano Fenati voltou ao degrau mais alto do pódio. 

Confira o resultado final do GP da Emília-Romanha de MotoGP: 

Pos. Pontos Num. Piloto Team Moto Tempo/dif.
1 25 12 Maverick VIÑALES Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 41'55.846
2 20 36 Joan MIR Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 2.425
3 16 44 Pol ESPARGARO Red Bull KTM Factory Racing KTM 4.528
4 13 20 Fabio QUARTARARO Petronas Yamaha SRT Yamaha 6.419
5 11 88 Miguel OLIVEIRA Red Bull KTM Tech 3 KTM 7.368
6 10 30 Takaaki NAKAGAMI LCR Honda IDEMITSU Honda 11.139
7 9 73 Alex MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 11.929
8 8 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 13.113
9 7 21 Franco MORBIDELLI Petronas Yamaha SRT Yamaha 15.880
10 6 9 Danilo PETRUCCI Ducati Team Ducati 17.682
11 5 5 Johann ZARCO Esponsorama Racing Ducati 23.144
12 4 42 Alex RINS Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 24.962
13 3 38 Bradley SMITH Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 30.008
Não completaram        
  27 Iker LECUONA Red Bull KTM Tech 3 KTM 3 voltas
  63 Francesco BAGNAIA Pramac Racing Ducati 7 voltas
  46 Valentino ROSSI Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 12 voltas
  53 Tito RABAT Esponsorama Racing Ducati 15 voltas
  43 Jack MILLER Pramac Racing Ducati 20 voltas
  33 Brad BINDER Red Bull KTM Factory Racing KTM 24 voltas
  41 Aleix ESPARGARO Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 0 voltas

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br