MotoGP 2022 etapa da Argentina, foi eletrizante em todas categorias!
Primeira vitória da Aprilia e a primeira vitória de Aleix Espargaró na MotoGP
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione.
Aleix Espargaró, Aprilia Factory Racing, fez história na etapa argentina da MotoGP de 2022 conquistando a sua primeira vitória e da Aprilia na categoria principal. Aleix que depois de 200 Grandes Prêmios de MotoGP coloca seus pés no degrau mais alto do pódio e realiza um sonho.
Já o irmão de Aleix, Pol Espargaró, piloto da Repsol Honda, largou na quarta posição do grid, se colocando entre os primeiros desde o início. Com bom ritmo, Espargaró estava fazendo uma boa prova até sofrer uma queda na curva 2 a duas voltas do final que o impediu de somar pontos na etapa Argentina.
Stefan Bradl, substituto de Marc Marquez, Repsol Honda, terminou na décima nona posição na etapa.
O atual campeão do mundo, o francês Fabio Quartararo da Monster Energy Yamaha MotoGP, largou em sexto mas teve que lidar com problemas de aderência do pneu traseiro logo no início da prova, lutando bravamente para terminar em oitavo lugar. Seu companheiro de equipe o italiano Franco Morbidelli teve sua corrida interrompida devido a um pneu furado.
Celestino Vietti venceu a etapa Argentina da Moto2, uma prova onde o italiano esteve sempre nas principais posições. Foi atacado pelo tailandês Somkiat Chantra que chegou a ultrapassá-lo, mas foi superado de novo pelo italiano que assumiu a ponta e se manteve na liderança até o final da prova.
Vietti faz parte da equipe Mooney VR46 de Valentino Rossi e atualmente "é o cara" da Moto2. Com mais esta vitória na etapa argentina, a segunda em três provas, o deixa ainda mais isolado do segundo colocado Aron Canet, e no topo da classificação geral do campeonato.
“Celestino é uma fera, um animal de corrida” disse seu “chefe” Valentino Rossi
Final emocionante da etapa argentina de Moto3, com o espanhol Sergio Garcia da GasGas que a duas curvas do final, ultrapassa o italiano Dennis Foggia da Leopard Honda, vence e assume a liderança do Mundial.
Coração e batimentos cardíacos a mil, a prova da Moto3 como sempre muito disputada curva a curva, teve uma intensa batalha até o fim entre Sergio Garcia e Dennis Foggia que parecia estar a caminho da segunda vitória consecutiva até o momento da ultrapassagem de Garcia, deixando o italiano em segundo lugar da etapa Argentina.
Com a vitória o espanhol Garcia que além de tirar das mãos de Foggia o lugar mais alto do pódio, também ultrapassa o italiano por quatro pontos da classificação geral do campeonato.
“Ele (Garcia) entrou bem naquela curva, nós até tocamos um no outro, mas naquele momento eu disse a mim mesmo que 20 pontos estavam bem para mim e por isso estou feliz com o resultado final”.
Diogo Moreira, único brasileiro do grid do campeonato do mundo da Moto3, lutou muito e foi o sexto colocado com uma moto da equipe MT Helmets, depois de chegar a ocupar a terceira posição. Diogo marcou a melhor volta da prova, o brasileiro faz uma estreia e um início de campeonato extraordinário.
O espanhol Sergio García lidera o campeonato da Moto3 após o GP da Argentina com Dennis Foggia na segunda posição. O brasileiro Diogo Moreira é o oitavo na classificação geral do campeonato.
Depois da Argentina, a MotoGP segue para Austin, nos EUA, onde no domingo dia 10 de abril, os pilotos disputarão a quarta etapa da temporada 2022.
1- Aleix Espargaro - Aprilia Racing 45 pontos
2- Brad Binder - Red Bull KTM Factory Racing 38 pontos
3- Enea Bastianini - Gresini Racing MotoGP 36 pontos
4- Alex Rins -Team Suzuki Ecstar 36 pontos
5- Fabio Quartararo - Monster Energy Yamaha MotoGP 35 pontos
1- Celestino Vietti - Mooney VR46 Racing Team 70 pontos
2- Aron Canet – Flexbox HP40 49 pontos
3- Somkiat Chantra – Idemitsu Honda Team Asia 45 pontos
4- Ai Ogura – Idemitsu Honda Team Asia 36 pontos
5- Sam Lowes – Elf Marc VDS Racing Team 35 pontos
1- Sergio Garcia – Gaviota Gas Gas Aspar Team 58 pontos
2- Dennis Foggia – Leopard Racing 54 pontos
3- Iazan Guevara – Gaviota Gas Gas Aspar Team 28 pontos
4- Kaito Toba – CIP Green Power 27 pontos
5- Diniz Oncu – Red Bull KTM Tech 3 26 pontos
8- Diogo Moreira – MT Helmets MSI 20 pontos
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário