Pirelli interrompe atividade nas fábricas da América do Sul

Unidade na Argentina teve atividade suspensa nesta sexta-feira (20), enquanto as três unidades brasileiras entram em pausa na próxima segunda

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus, que já vinha gerando impactos negativos nas atividades das fabricantes na Europa, agora começa a gerar impactos também na América do Sul.

No setor de carros, fabricantes como Volkswagen, Ford e Toyota paralisaram as atividades, enquanto Chevrolet e BMW - esta, na unidade de Araquari, em Santa Catarina - optaram por dar férias coletivas aos funcionários.

A Honda anunciou nesta sexta-feira (20) que as unidades de Sumaré e Itirapina suspendem as atividades no período de 25 de março a 14 de abril, podem ampliar a pausa até o dia 27 de abril. Os funcionários diretamente envolvidos no processo de produção entram em férias coletivas, enquanto os funcionários do setor administrativo entram no sistema de trabalho 'home office'.

Em relação às motos, nenhuma fabricante anunciou até o momento pausa nas atividades. A BMW, que produz as motos vendidas no Brasil na unidade de Manaus, disse que monitora a situação e que realiza "reuniões diárias da diretoria e ações de contingência específicas, considerando a realidade local".

A Honda, que também produz as motos na capital do estado do Amazonas, diz que "as atividades produtivas (em Manaus) seguem operando, com medidas adicionais de prevenção. A parada da produção é uma alternativa em avaliação, em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no estado do Amazonas."

As motos mais desejadas do Brasil!

Também nesta sexta, a Pirelli - que fornece, por exemplo, os pneus de fábrica das Ducati - anunciou a decisão de colocar a operação das unidades da América do Sul em pausa. A fábrica da Argentina - país com menos casos confirmados do que o Brasil, mas já em estado total de quarentena desde a meia-noite desta sexta - já está em pausa, enquanto as três unidades brasileiras paralisam as atividades na próxima segunda-feira (23).

Em comunicado, a fabricante de pneus diz que o "fornecimento aos clientes, no entanto, continuará com a utilização do estoque disponível" e que monitora constantemente a situação para poder definir o recomeço da produção.

Assim como Chevrolet e BMW, a Pirelli concedeu férias coletivas aos funcionários durante o período de pausa, ressaltando que os "serviços necessários para o funcionamento mínimo da companhia serão mantidos", mas que a prioridade da fabricante é "a saúde de seus funcionários e famílias".


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br