A Suzuki GSX‑8R representa o retorno da Suzuki ao segmento esportivo de média cilindrada com um projeto muito bem equilibrado entre desempenho, tecnologia e usabilidade real. Montada sobre o motor bicilíndrico paralelo de 776 cc, ela entrega cerca de 82cv de potência e aproximadamente 7,8 kgf·m de torque — números honestos e bem distribuídos ao longo do acelerador.

Fotos - Marcio Viana
Fiz um roteiro curto, mas deu para sentir bem o desempenho da moto...saida da loja da Suzuki em direção a Rod Castelo Branco e na entrada 48km entrei na estrada dos romeiros em direção a Itu. A estrada tem muitas curvas travada e consegui sentir o trabalho da suspensão e dos freios com disco duplo dianteiro com pinças Nissin e ABS. Chegando na cidade de Itu peguei a SP 300 em direção a Jundiai, uma estrada que tem boas curvas em alta, muito divertido e transmite muita segurança na pilotagem.

Fotos - Marcio Viana
Esse motor da nova geração com 4 tempos é calibrado com ordem de ignição a 270 graus e o sistema Suzuki Cross Balancer, que reduz vibrações e melhora a entrega de torque desde as rotações intermediárias, o que se traduz em uma sensação de torque “cheio” e utilidade no dia a dia — algo nem sempre presente em esportivas puras. Com virabrequim que proporciona torque linear e som empolgante, similar a um V-twin.

Fotos - Marcio Viana
Eletrônica: Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) conta com 3 modos de pilotagem:
Modo A (Active): Oferece a resposta mais esportiva e agressiva, com entrega de potência rápida
Modo B (Basic): Ajuste intermediário, ideal para uso diário, oferecendo uma resposta mais suave que o modo A.
Modo C (Comfort): Modo para piso molhado ou condições de baixa aderência, proporcionando uma resposta mais branda e segura.
Fotos - Marcio Viana
Carenagem aerodinâmica, guidões semi-clip-on forjados em alumínio para posição mais esportiva que a GSX-8S, mas não agressiva como uma superesportiva pura.
Tecnologia: Painel TFT colorido de polegadas, iluminação full LED e sistema de câmbio rápido (Quick Shifter) bidirecional.
Preço no Brasil: A partir de R$ 67.500,00
Fotos - Marcio Viana
Ficha Técnica Resumida Suzuki GSX-8R
Motor: 2 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, 776 cm³, arrefecimento líquido.
Potência: 83 cv a 8.500 rpm.
Torque: 7,95 kgf.m a 6.800 rpm.
Câmbio: 6 marchas com Quick Shifter bidirecional.
Peso em Ordem de Marcha: 205 kg.
Tanque de Combustível: 14 Litros.
Suspensão Dianteira: Showa SFF-BP (Big Piston) invertida, 130mm curso.
Suspensão Traseira: Monochoque com ajuste de pré-carga, 130mm curso.
Freios: Disco duplo dianteiro com pinças Nissin e ABS.
Painel: TFT LCD colorido de 5 polegadas.
Eletrônica (SIRS): 3 modos de potência, Controle de Tração (3 níveis + off), Low RPM Assist, Embreagem Deslizante.
Fotos - Marcio Viana
Principais Diferenciais da GSX-8R tem posição de pilotagem esportiva com semiguidões, mas menos radical que as superesportivas puras, e um design aerodinâmico com faróis Full LED. A plataforma motor/chassi é compartilhada com a naked GSX-8S.
Quem gosta do estilo vale passar em uma concessionaria autorizada da Suzuki e fazer o teste drive, vai gostar de sentir a força do motor!
A Suzuki 8R 2025 é vista como uma excelente opção no segmento de "médias" com foco em esportividade e usabilidade diária, competindo com modelos de carenagem com apelo.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário