Norton Manx, se não conhece, vale a leitura!
Monocilindrica de 500cc ultrapassa os 200km/h na famosa Manx!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
O estilo dessa moto é copiado em várias cilindradas atualmente.
A história da famosa Norton vem de 1898 quando James Lansdowne Norton começou fabricando peças e acessórios para motos mas, durante o século seguinte, mesmo com altos e baixos, cravou seu nome na história.
Com o DNA das corridas, a primeira produzida foi a Energette, em 1902, que levava um monocilindrico Clement de 143cc. Na inauguração da corrida Isle of Man TT, em 1907, quem levou foi Rem Fowler com uma Norton com motor Peugeot de 5cv.
Como curiosidade, entre 1930 e 1937, a Norton venceu 78 das 92 corridas do Gran Prix e, também, entre 1931 e 1939, dos nove TT Isle of Man, a Norton levou sete. Pronto, estava forjada a fama nas pistas de corrida!
E veio a guerra…
Com mais de 100.000 motocicletas produzidas entre 1937 e 1945 para as forças aliadas, as corridas foram deixadas de lado e, ao final da guerra, a Norton conseguiu concluir o Manx 1946.
Inicialmente montado em um quadro Gardengate e suspensão traseira vertical, em 1950 ela se torna uma lenda montada em um novo quadro de berço duplo de tubos e com ligas de cromo-molibidênio, o que garante maior desempenho, estabilidade e maneabilidade.
Harold Daniel, quando pilotava dizia que se sentia “pilotando em uma cama de plumas”, gerando o apelido de Featherbed para o quadro.
Com várias vitórias acumuladas, Geoff Duke vence o Mundial de 500 cm³ em 1951 e o de 350cm³ em 1951 e 1952, além do Isle of Man. Outro piloto, Eric Oliver, que corria o Mundial de Sidecars, vence quatro vezes o campeonato.
Com evoluções sucessivas, um achado dentro da fábrica vai ajudar. Leo Kuzmicki, um refugiado polonês, é um exímio engenheiro de motores ocupando um cargo “comum”, que passa a ajudar e manter a qualidade do motor Manx.
O último ano de vida do Manx foi 1962 mas, a fama continua e, em 1969, o britânico Geoffrey Nash vence o Grande Prêmio da Iugoslávia pilotando uma Manx, seguido do Italiano Franco Trabalzini, também de Norton.
Depois de seguidas compras e vendas da marca e ferramentas, em 1994 Andy Molnar compra os direitos sobre o nome Manx, além ferramentas originais e peças. Inicia ele próprio a produção em sua garagem. Em 1994, adquire o direito de fabricar o Manx Norton, que recebe o nome de Molnar Manx.
Hoje seus produtos que em 2013 já eram 200 entregues, 50% exportados, seguem realizando os sonhos de apaixonados pela história do motociclismo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário