Mercado de motos amplia atuação por meio digital

Em tempos de quarentena diversas marcas, concessionárias e lojistas oferecem compras por meios digitais com inovações, campanhas promocionais e entretenimentos

Por Gian Calabrese

Após o fechamento das fábricas e principalmente do comércio, o mercado de motocicletas foi atingido em cheio diante a pandemia do novo coronavírus, que no país registrou uma baixa de 4,6% no acumulado de emplacamentos entre janeiro a março de 2019, algo que não acontecia desde 2017, segundo dados da Fenabrave divulgados esta semana.

Em busca de sustentabilidade o setor tem reagido a crise se reinventando com inúmeras formas para atrair o consumidor através de ações a fim de chamar a atenção especialmente do público que atualmente consome mais do que nunca o universo digital.

Prova disso são as recém-anunciadas maneiras das empresas atuarem na vendas de seus produtos mesmo de porta fechadas. Estoque com imagens em fotos e vídeos das motocicletas, interatividade, serviços, peças, equipamentos e vestuários, formas de pagamento on-line e entregas à domicílio, são algumas das ações que já eram praticadas mas que agora em quarentena tem se tornado essenciais no mercado.

Neste universo, concessionárias das marcas como BMW, Ducati, Harley-Davidson, Triumph, entre outras já disponibilizavam alguns destes serviços, entretanto agora com força total e ainda mais sofisticados.

 

 

Oportunidade de fidelizar o cliente através do "tête-a-tête virtual"

Mais do que vender também é hora de manter contato e fidelizar o consumidor pelos websites e redes sociais. O mercado como um todo desde a fábrica a outra ponta o lojista têm aproveitado a grande audiência online para se relacionar com os clientes com interação através do "tête-a-tête virtual" especialmente pelas redes sociais como Whatapp, Facebook e Instagram.

Tanto as plataformas BMW Rider Experience, como a TRX da Triumph, por exemplo, têm realizado "lives" diariamente pelo Instagram, com intuito de manter contato e interação com seus públicos apresentando produtos e tecnologias comentadas por especialistas, além de entretê-los com dicas de cuidados, manutenção e pilotagem, entrevistas, oportunidades de negócios e muito mais.

Já a norte-americana Harley-Davidson lançou a campanha - Você e a Harley-Davidson nas Redes Sociais - com intuito de conscientizar e incentivar para que as pessoas fiquem em casa e compartilhem fotos de suas motos e aventuras em suas redes usando a hashtag #HDemcasa. Enquanto a italiana Ducati também através da subsidiária e suas concessionárias promovem postagens nos sites e redes sociais com dicas para compra online de motos, equipamentos de performance e segurança através do whatsapp, e-mail, redes sociais e telefone, assim como dicas de limpeza e outros cuidados para com a motocicleta.

Entre as lojas multimarcas, a WR Motos é um exemplo entre inúmeras que mantêm suas vendas online. "Estamos mantendo nosso atendimento online 24 horas em nossas redes sociais como Whatapp, Facebook e Instagram, além de nosso website, e através de agendamento em nossa loja no período da manhã, sempre tomando todos os cuidados e proteção para nossos colaboradores e clientes, também entregamos as motos na residência do cliente em todo o Brasil, claro, devidamente higienizada e todos os cuidados", afirma o proprietário João Dominicci.

Pioneiro nas atividades comerciais no mercado online de motocicletas há mais de 20 anos, o melhor site de compra e venda do país, o MOTO.com.br segue com força total com as melhores práticas comerciais e incentivando o mercado como um todo, e com a certeza que apesar deste momento difícil juntos venceremos.

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Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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