Fabricantes pedem adiamento das normas Euro 5 para modelos existentes

Modelos que já existem tem até janeiro de 2021 para serem adaptados; normas valem para modelos novos desde 1º de janeiro deste ano

Por Gabriel Carvalho


Foto: Divulgação

A norma Euro 5 de emissão de poluentes já está em vigor na Europa desde 1º de janeiro deste ano para modelos novos - casos da nova geração da Honda Africa Twin com motor de 1.084 cm³ e da KTM 1290 Super Duke R, por exemplo.

Para modelos já existentes no lineup das fabricantes, no entanto, o prazo é 1º de janeiro de 2021. A situação, porém, pode mudar. Pelo menos esse é o pedido das marcas devido à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

A associação das fabricantes de motos na Europa escreveu um comunicado endereçado aos governos dos países europeus e à União Europeia solicitando o adiamento da introdução das normas Euro 5 para modelos já existentes.

Veja as melhores motos do Brasil!

Com as medidas de quarentena impostas, as concessionárias estão fechadas e o estoque de modelos ainda nas normas Euro 4 pode simplesmente ser perdido se não for vendido até a introdução das normas Euro 5.

Caso o prazo não seja alterado, ainda existirá a possibilidade de vender parte do estoque até 2022, com limitações em termos de unidades Euro 4 que podem ser comercializadas. 


Foto: YouTube/Reprodução

É com isso em mente que a associação pede que as autoridades "adotem todas as medidas necessárias para ajudar o setor a superar esta crise sem precedentes". A União Europeia ainda não se manifestou sobre o pedido da associação das fabricantes.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br