Última publicação da série - Viagem de moto pela América do Sul

Assim como minha viagem teve um intervalo. Encerro essa primeira série de publicações aqui no Moto.com.br

Por Thiago Dantas

Texto: Rodrigo Schmiegelow - 'O Mundo em Lanches'

Os textos e fotos publicados no canal Moto Repórter são enviados por motociclistas e internautas, leitores do MOTO.com.br, sem compromisso profissional de estilo e padrões, apenas com o objetivo de compartilhar suas experiências e histórias com outros fãs do mundo das duas rodas. Participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia!

A moto oferece flexibilidade, liberdade e custo menores para viajar e isso me ajudou a ficar 5 meses pelas estradas passando pelo Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile passando por mais de 140 cidades. 

Nesta série de 10 publicações falei sobre a escolha da moto, no meu caso foi uma trial. Mas acompanho muita gente viajando com motos menores e como falo neste texto, essa escolha vai muito do seu estilo e objetivos. 

Eu procurei um conforto mínimo dentro das minhas possibilidades financeiras escolhendo a Kawasaki Versys X300. 

  
Rodrigo Schmiegelow escolheu uma Kawasaki Versys-X 300 para viajar (Acervo Pessoal)

Tenho certeza que essa escolha me ajudou bastante a conhecer essa quantidade de cidades que comentei acima. 

E que também falei bastante na publicação dos lugares por onde passei, foram campos, litorais e metropolis.  

Com estilo de estradas diferentes, passando por ótimas rodovias pavimentadas, outras um pouco mais esburacadas, estradas de chão, de rípio (nesta jornada foi mais comum na Argentina e Chile, que são estradas de chão arenoso cobertas por pedras para oferecer mais tração) e os areiões por onde passei. 

Comentei como gosto de curvas em minhas rotas favoritas que normalmente são pequenas serras na publicação sobre estradas. 


La Falda, Argentina (Acervo pessoal)

 

Para mim, as duas maiores motivações em viajar são:

Conhecer culturas para alimentar o meu projeto O Mundo em Lanches, então não tinha como não pontuar toda essa experiência falando das culinárias regionais. 

Além, é claro: pessoas, conheci bastante gente mas para alinhar com o moto.com.br, destaquei pessoas que foram fundamentais para minha viagem ter sido excelente quando relacionada a moto. 

Pessoas que me ajudaram, que estenderam o braço quando precisei mesmo eu nem conhecendo elas antes. Leia mais sobre essas pessoas especiais, aqui

Em uma viagem imprevistos acontecem, no meu caso tiveram 3 que se não fossem pelas pessoas no caminho não sei como teria sido. Um deles muito mais amplo do que apenas a minha viagem, foi a crise do COVID batendo forte enquanto ainda estava na estrada. 

Precisei de planejamento para tudo isso?

Com certeza sim, então ofereci algumas dicas neste sentido nesta publicação.

Como não gosto de traçar tudo certinho e seguir à risca, também trouxe algumas sugestões de planejamento a partir das minhas experiências que não deram certo. 

E essa publicação me fez lembrar dos aplicativos que foram fundamentais para que eu mantivesse bom controle do dia a dia nas rodas pela América do Sul. 


Alguns dos aplicativos utilizados pelo Rodrigo durante a viagem (acervo pessoal)

Então, neste momento me despeço dessa coluna mas quem sabe não volto a escrever no resgate da moto que ainda está no Chile e na sequência da viagem, ainda tenho muito chão, areião, asfalto e rípio para percorrer. 

Me acompanhe também no Instagram e veja mais sobre essa experiência. Se cadastre no meu site O Mundo em Lanches, para entender melhor sobre o projeto e acompanhar o lançamento do meu livro que deve ser lançado em breve com mais detalhes dessa experiência. 

E, viaje! 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br