YBR 125 Factor 2009: Ágil e econômica

Com um conjunto bastante equilibrado, esta Yamaha traz visual arrojado e faz 35 Km por litro.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

Embora não receba injeção eletrônica de combustível, a YBR 125 Factor 2009 traz várias características que podem fazer a diferença na hora da compra.

A moto mais vendida da Yamaha apresenta um visual arrojado, que lembra sua irmã mais velha, a YS 250 Fazer. Além disso, a Factor é ágil, econômica e já está de acordo com a terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 3), que entra em vigor em janeiro.

O preço da versão testada, a ED (top da linha, equipada com partida elétrica, rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira), é de R$ 6.585,00. Sua principal concorrente, a CG 150 Titan ESD, tem preço sugerido de R$ 6.990,00.
 
A YBR Factor 125 2009 foi literalmente “passada a limpo”. O que mais desperta a curiosidade dos motociclistas é saber como funciona o “coração” da popular da YBR.

O motor deste projeto 100% brasileiro é exatamente igual ao de sua antecessora: monocilíndrico, de 124,9 cm³, comando simples no cabeçote (OHC) com duas válvulas e refrigeração a ar. Porém, em função da nova lei de emissões, a Factor adotou um novo carburador — Mikuni BS 25. E, assim, perdeu um pouco de torque e potência.

O antigo propulsor gerava 12,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,19 kgf.m a 6.500 rpm de torque. Agora, na nova versão tem potência declarada é de 11,2 cv a 8.000 rpm e o torque de 1,13 kgf.m a 6.000 rpm.

A “mini-Fazer” está um pouco mais fraca, porém ainda de acordo com sua proposta urbana. Com força em baixas e médias rotações, o motor ajuda na tarefa de largar na frente dos carros quando é dada a luz verde. Na cidade, a YBR Factor rodou 33 km com um litro de gasolina. Já na estrada, com velocidade constante de 90 Km/h, a moto registrou média de 35,4 km/l. Além disso, a moto conta com câmbio de cinco velocidades macio e muito preciso.

Na pilotagem, a nova Yamaha proporciona um conjunto de motor, câmbio e suspensões muito macio, herança que vem desde as primeiras YBR no início do ano 2000. Em função dos posicionamentos do guidão e pedaleiras, a moto garante uma boa postura ao piloto. A única ressalva é a espuma do banco, mole demais, que tende cansar o motociclista em longos períodos. O piloto é naturalmente jogado para a frente do banco, causando um certo desconforto.A adoção de uma espuma de maior densidade seria a solução.

Freios e suspensão

Com relação ao conjunto ciclístico, a Yamaha usou receitas tradicionais, porém muito bem acertadas. Na dianteira, garfo telescópico com 120 mm de curso. Já na traseira balança com sistema bichoque. O sistema é preciso, macio e copia com muita propriedade as imperfeições do piso.

Para a frenagem, a YBR Factor conta com freio a disco na dianteira, que recebeu uma nova pinça de um único pistão maior. Na parte traseira, o tradicional freio a tambor. Neste quesito, a “motinho” da marca dos três diapasões merece destaque. Os freios são eficientes e, se trabalhados em conjunto, diminuem o espaço de frenagem. Além disso, os novos pneus Metzeler ME 22 (sem câmara na versão com rodas de liga-leve) oferecem boa aderência, principalmente em curvas fechadas de média velocidade, deixando a utilitária da Yamaha muito divertida em estradas sinuosas.

Toda a parte ciclística foi ancorada em um novo chassi, do tipo diamante, que oferece melhor estabilidade e dirigibilidade. Assim, a YBR 125 Factor está mais “esperta”, principalmente nas mudanças de direção e também em curvas mais fechadas.

Ficha Técnica

Motor: Um cilindro, SOHC, duas válvulas, refrigerado a ar
Cilindrada: 124,9 cm³
Potência máxima: 11,2 cv a 8.000 rpm   
Torque máximo: 1,13 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso: 54,0 mm x 54,0 mm
Sistema de alimentação: Carburador Mikuni BS 25
Taxa de compressão: 10,0:1
Sistema de partida: Elétrica (pedal na versão “K”)
Câmbio: 5 velocidades
Transmissão final: Corrente
Capacidade do tanque: 13 litros
Quadro: Diamond em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com 120 mm de curso
Suspensão traseira: Balança com sistema bichoque com 105 mm de curso
Freio dianteiro: Disco simples de 245 mm
Freio traseiro: Tambor de 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 2.75 – 18 42 P Metzeler ME 22
Pneu traseiro: 90/90 – 18 42 P Metzeler ME 22
Dimensões (C X L X A): 1.980 mm x 760 mm x 1.080 mm
Distância entre-eixos: 1.290 mm
Altura mínima do solo: 175 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso seco: 112 kg
Cor: Azul, prata, preta e vermelha
Preço: R$ 6.585,00

Fotos: Caio Mattos.


Fonte:
Agência Infomoto

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