Vídeo: Teste da Royal Enfield Himalayan na terra

Royal Enfield Himalayan encara o fora de estrada? Confira o vídeo com o piloto Gustavo Narciso.

Por Thiago Dantas

Com visual raiz e robusto, a moto mais vendida pela Royal Enfield chama atenção por onde passa. Levamos a Himalayan ao extremo, buscando seus limites no off road.

 

Cada vez mais, muitos proprietários de Big Trail estão descobrindo que há diversão depois do asfalto. No entanto, a troca de um terreno estável e quase sem vibrações, pela irregularidade e "descontrole" da terra, ainda é um medo que muitos preferem não enfrentar. Parece que foi nisso que os engenheiros da Royal pensaram ao projetar a Himalayan. A moto é segura e confiável, até mesmo para os menos preparados, sem deixar de ser divertida para um uso mais agressivo. 

 

Logo em meu primeiro contato com a moto em seu lançamento (2019), tive aquele pensamento inato em todos os amantes da terra: Será que ela aguenta o tranco? Enfim, dois anos depois levei ela para um teste bruto, mesmo sabendo que sua concepção não é para tal.

 

Conceito

Os engenheiros indianos projetaram a moto para enfrentar a cadeia de montanhas do Himalaia, em uma tradicional expedição realizada anualmente. Por isso o nome tão sugestivo. Portanto, essa Big Trail (ou trail, discussão para outro artigo) deveria aguentar o teste e ao mesmo tempo oferecer um certo conforto, afinal essa é uma viagem de quase 500 km que dura em torno de 3 dias. 

 

Com aro 21" na frente ela garante um bom ângulo de ataque, mas a escolha do aro 17" na traseira, aliado aos 80 cm de altura do assento, dá uma sensação de segurança e domínio sobre a moto. Até mesmo eu, com 1,61 de altura, senti que o solo não se distanciava muito. A posição de pilotagem ereta também agrada, sobretudo quando é preciso rodar muitos quilômetros. Certamente, a Himalayan é uma excelente opção de Big Trail para os que estão começando e sem dúvida, muito divertida para os já experientes.

 

As Big Trails são projetadas e pensadas para enfrentar o fora de estrada, não necessariamente de forma esportiva ou arrojada. E não é diferente com essa Indiana de 411cm³. Apesar de não vir com características mais esportivas como algumas Big Trail, que herdam itens como chassi e suspensões de motos de Enduro, a Himalayan possui alguns acessórios que denotam que ela está pronta para o barro, como seu protetor de motor, bússola e pneus mistos.

 

Levamos a bruta para a pista

Fomos ao C.T. dos Tranqueiras Racing na região de Campinas, para testar a moto na pista onde rolou uma etapa do BITES (Competição Nacional de Enduro para Big Trail). O objetivo foi tentar chegar ao limite: E impressionou!

 

Com algumas erosões e sem gradear, a pista exigiu mais concentração e cuidado. O peso da moto, cerca de 185kg seco, não foi problema para o motor, nem mesmo nas subidas mais íngremes. A Himalayan entrega muita força em baixas e médias rotações, algo essencial para uso fora de estrada!

 

De pé, eu não me senti tão confortável nas primeiras voltas, provavelmente pelo fato de estar equipado com botas e joelheiras. Porém, logo eu estava mais à vontade e tentando "espremer" o acelerador. A moto não dá sustos, a potência vem de maneira progressiva, facilitando a vida do piloto. Nas descidas, obtive um bom controle dos freios, sem deixar que o ABS entrasse em ação, mostrando que o item tem boa calibragem.

 

Arrisquei alguns saltos para sentir a suspensão. O peso não a deixa decolar muito, mas em nenhum momento chegou a dar fim do curso. Nas subidas mais irregulares, o amortecedor traseiro foi quem mais trabalhou e o barulho do cavalete central, incomodou um pouco. Mas não dá para abrir mão desse item, concorda? 

 

Conclusão

 

A Himalayan é divertida, segura e confortável. Eu não correria uma corrida de motocross (risos), mas com certeza cruzaria o Himalayan com ela. 

 

Sem dúvida, indicaria para qualquer amigo que está pensando em dar os primeiros passos com as Big Trails. O conjunto passa muita confiança, sobretudo pela sua estabilidade e posição de pilotagem. 

 

Apesar dos 24cv parecer ser pouco, a entrega de potência é linear e aparece em rotações mais baixas, ideais para o Off Road, garantindo que ninguém fique na mão em uma subida bem íngreme. A moto é equilibrada, ajudando na pilotagem fora de estrada.

 

Certamente esse pequeno trator é ideal para aqueles que gostam de sair de casa para uma bela aventura junto à natureza, sem se preocupar com qual tipo de terreno irá se deparar. 

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br